65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sábado, dezembro 04, 2010
100 mil lan houses no Brasil
O Comitê Gestor da Internet (CGI) no Brasil concluiu um estudo sobre as lan houses existentes no país. Este número total é uma projeção, mas deve estar muito próximo do real, porque não há estatísticas exatas porque a maioria delas, atua na informalidade.
80% delas são comandadas por famílias. 59% dos seus principais gestores têm o Ensino Médio e apenas 6% formação superior. Ainda segundo a pesquisa, a maioria dos usuários são crianças e adolescentes.
Os jogos e as redes sociais são em ordem decrescente, os motivos preferenciais dos usos das lan houses instaladas, em sua maioria, nas periferias das cidades maiores e nas pequenas cidades do interior.
Outro dado interessante é que da pesquisa é que 26% dos frequentadores têm computador e internet em casa, mas vão à lan house em busca de uma conexão melhor ou um computador mais potente.
Estima-se que em Campos tenhamos um número entre 300 e 500 lan houses oferecendo alternativas de acesso à internet para a população. Não se pode deixar de registrar que numa cidade rica como a nossa, pelo menos até aqui, seria desejável que outras alternativas existissem para a ampliar e faciltar este acesso aos campistas.
Se você desejar saber mais sobre a pesquisa sobre as lan houses clique aqui.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário