65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
terça-feira, dezembro 07, 2010
Cabo submarino de Grussaíé citado no WikiLeaks
A história do documento secreto que teria sido assinado em fevereiro de 2009 pela secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, e que foi divulgado ontem pelo blog "WikiLeaks", mostra uma lista de pontos estratégicos do Brasil aos olhos dos EUA que os consideram "vitais" para a segurança nacional americana.
O documento traz uma relação de cerca de 300 locais espalhados pelo mundo cuja perda "pode ter um impacto crítico na segurança econômica, saúde pública ou na segurança nacional dos EUA".
No Brasil, os locais relacionados foram: dois cabos submarinos de telecomunicação em Fortaleza (CE) e um no Rio de Janeiro, as minas de minério de ferro e manganês da multinacional Rio Tinto - que hoje pertencem à Vale -, e as minas de nióbio de Araxá (MG) e Catalão (GO).
O cabo submarino de telecomunicação do Rio de Janeiro que se interliga com os EUA até onde o blog sabe é este que tem ligação com o litoral aqui no balneário de Grussaí, no vizinho município de São João da Barra.
Muita gente até hoje desconhece as razões para que aquela casa com uma estrutura gerenciada pela Embratel, bem em frente ao calçadão da praia.
Ainda segundo o "WikiLeaks" a recomendação de Hillary era para que todas as embaixadas produzissem uma lista onde há pontos "críticos de infraestrutura" e "recursos-chave" em cada país.
No Brasil os analistas estão intrigados porque as reservas do Pré-Sal e os recursos biológicos da Amazônia não estariam citados nesta lista.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Talvez os documentos "vazados" ,tenham na verdade sido "plantados"no Wikileaks.
Com relação ao Brasil, à título de exemplo, os documentos publicados até agora expõe muito mais nosso Governo e sua relação com os vizinhos ,do que os EUA propriamente dito.
O Wikileak pode,quem sabe, estar prestando um grande serviço aos EUA,semeando o mal estar político entre o Brasil, a Venezuela, Bolívia,etc.
Mas tudo isso é apenas uma teoria conspiratória barata, claro.Ninguém faria uma coisas destas.
eu li no jornal folha da manhã que abriram 2000 vagas de emprego para o porto do açu, eu gostaria de saber qual é o salario?
Postar um comentário