65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quarta-feira, dezembro 01, 2010
IFF: alto conceito!
Foi divulgado ontem, o conceito dado por uma equipe do Inep/MEC. Ao contrário de alguns detratores de dentro e de fora da Instituição tentam passar para a sociedade, o IFF segue a sua trajetória de boa qualidade o ensino, de avanço sistemático e progressivo também nas ações de Pesquisa e Extensão que forma o tripé de atuação dos IFs.
O portal do IFF informa que a Comissão de Avaliadores do INEP, da Avaliação Externa esteve entre os dias 22 e 24 de novembro. No relatório final o Instituto recebeu um conceito final 4. A atribuição dos conceitos varia de 1 a 5, sendo 3 o mínimo aceitável, 4 e 5 situação de desempenho fortes.
O portal informa ainda que “esta foi a primeira vez que o Instituto passou por esta avaliação externa, que é um instrumento do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente e as instalações, foram outros aspectos que foram avaliados pela comitiva. Durante a visita, os avaliadores se reuniram com o corpo docente do IFF. Além disso, eles conheceram as instalações do campus Campos-Guarus, a Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental (UPEA), os laboratórios de arquiteturas, de engenharia, de telecomunicações e também o projeto Angola-Brasil".
Bom lembrar que apenas instituições de prestígio como USP, Unicamp e algumas poucas estão hoje avaliadas com o conceito máximo de 5 pela suas atuações no Ensino Superior.
É oportuno ainda recordar que a implantação do ensino superior no IFF é ainda recente, tendo apenas doze anos, desde que o primeiro curso, o de Tecnologia em Desenvolvimento de Software foi implantado e a pesquisa foi sendo sistematizada na Instituição.
Por tudo isto, o fato merece este registro, que não invalida, a identificação de que há muita coisa para ser ainda melhorada e aperfeiçoada a caminho do conceito máximo, mas, há ainda que observar que nos últimos anos, a gestão se tornou muito mais complexa, pelos fato de que hoje, o IFF, passou a ser uma instituição multicampi (7) e ainda verticalizada e pluricurricular.
Parabéns a todos os servidores que constroem no dia-a-dia este IFF forte e em crescente desenvolvimento como um bom exemplo de instituição pública, gratuita e eficiente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Até parece que isso é verdade vindo de um representante da reitoria
Ora bolas...
Postar um comentário