65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quinta-feira, dezembro 23, 2010
O novo rateio dos royalties
Ainda há muita especulação sobre a nova forma de rateio que deverá ser enviada, em novo projeto, a partir do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao artigo 64 da lei que institui o novo modelo de exploração de petróleo, chamado de regime de partilha.
Diz-se que a minuta do projeto está pronta e será encaminhada ao Congresso Nacional nos próximos dias. Ele eleva a alíquota de royalty, a ser aplicada a toda produção do pré-sal para 15%.
Já o rateio desta quantia deve obedecer os seguintes percentuais: 25% para os estados produtores, 6% para os municípios produtores, 3% para os municípios de embarque e desembarque, 22% para a totalidade dos Estados não produtores, 22% para os municípios não produtores, 19% para União e 3% para um fundo ambiental. A conferir!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário