65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
2 comentários:
Esse projeto tem uma falha, existe uma linha a mais saindo de Del Castilho para Curicica já em operação.
Sobre a linha 4, acho muito ruim esse trajeto proposto, eu faria a conexão na estação Cantagalo, dando margem para que futuramente a linha 4 continuasse por Humaitá, Laranjeiras, Santa Tereza, Lapa e Carioca, ligando a Barra diretamente ao Centro e dando uma segunda opção de ligação entre o Centro e a Zona Sul, uma vez que o metrô atual já possui certa saturação.
Da mesma forma, me preocupa muito a limitação duma estação terminal no Jardim Oceânico, que receberia uma enorme demanda de passageiros de toda a Baixada de Jacarepaguá, o que certamente tumultuaria ainda mais a região, dotada de vias mais estreitas que a Av. das Américas, mais adiante. O correto seria já desde o início levar a linha 4 até o Terminal Alvorada, o que tem baixo custo pois utilizaria o canteiro central da Av. das Américas, com custo zero de desapropriações.
Olá Sérgio,
Interessantes suas observações.
O debate sobre estes trajetos e prioridades deveria ser melhor discutido com a sociedade.
Abs.
Postar um comentário