65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sexta-feira, dezembro 17, 2010
VLT no Cariri e por que não aqui?
Ultrapassada, mesmo que temporariamente, as querelas jurídicas e eleitorais em Campos, deve-se voltar a discutir as políticas públicas.
Nesta linha, o blog traz a questão do transporte público e um exemplo lá do Cariri onde não há royalties do petróleo, mas avanço na questão do transporte público/coletivo.
O blog traz abaixo uma matéria sobre o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que circula por quase 14 quilômetros entre as cidades de Juazeiro do Norte e Crato, na região sul do Ceará há cerca de um ano.
A matéria foi mostrada no programa “Cidades e Soluções” da Globo News, apresentado pelo jornalista André Trigueiro, apontando a solução inovadora "numa terra em contradição ambiental". Ele foi comentado aqui no blog do programa e faz parte ainda de uma extensa matéria que mostra a solução funcionado também na França e,em breve na vizinha Macaé, e tem projeto também para ser instalado em Nova Friburgo, além do Cariri:
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6 comentários:
E pensar que Campos já teve ônibus elétricos, me lembro daqueles azuis que circulavam até pelo centro... a cidade só regride!
pq aqui nao? talvez que para o seu Partido PT o unico Brasil que existe fica no nordeste onde é muito mais facil criar um curral eleitoral e tantos votinhos de cabresto...
Helton
...e pensar que Arnaldo Vianna quando falou sobre a implantação do VLT em Campos, todos, principalmente os intocáveis do PT foram contra. Cairam de pau em cima do projeto sem ao menos discutí-lo. Não discuto que o uso "indevido" da grana desses governos (principalmente o dele) foi aquilo que sabemos. Discuto idéias e soluções para nossos problemas, e esse é ótimo além de ser perfeitamente viável. É isso que dá fazer política com o fígado ao invés do cérebro.
Observador atento.
O Helton continua com o olhar torto. Campos com um orçamento de R$ 1,9 bi entre os 30 maiores orçamentos municipais incluindo as capitais, onde moram, mais de 1 milhão de pessoas, fora as áreas metropolitanas, ainda quer que os projetos tenham financiamento extra? E considera o nordeste com o pré-conceito daqueles mais reacionários... Lamentável... tudo isso para defender o indefensável?
Lamentável!
A(o) comentarista das 08:12,
Atente ainda mais e observe que muito antes de Arnaldo falar sobre isto na campanha de 2008, o blog por diversas vezes já havia escrito e proposto o assunto.
Quer prova?
Veja aqui:
http://robertomoraes.blogspot.com/2006/07/vlt-em-campos.html
Há outras postagens sobre o assunto, inclusive, antes do uso da linha e da ponte de trem quando da destruição das pontes na enchente em 2006/2007.
Sds.
Aqui análise de proposta para a ligação Betim - Contagem (cerca de 15 quilômetros) em Minas Gerais orçado em R$ 600 milhões e executado pela Agência Francesa de Desenvolvimento.
Veja aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=ZEgJl_VrN1c
Aqui VLT que já funciona em Campos do Jordão-SP:
http://www.youtube.com/watch?v=VZIcYw-Rkgs
O blog não defende o VLT como alternativa para Campos, mas, sim que a alternativa seja analisada com um EVTE (Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica), á luz da comparação com os subsídios dado pela PMCG que anaulamente investecerca de R$ 40 milhões a fundo perdido. Quando não tivermos os royalties não haverá mais passagem a R$1 e nada restará no lugar.
O debate é salutar.
Sds.
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