65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
terça-feira, janeiro 18, 2011
Engenheiro fala sobre interdição da ponte Barcelos Martins e dá sugestão
Por e-mail o blog recebeu o comentário abaixo do engenheiro civil, José Ronaldo Saad:
"Professor Roberto Moraes
Finalmente, testemunhamos uma medida preventiva mais que bem vinda: a iniciativa da Senhora Prefeita em suspender, o trânsito de pedestres na nossa Ponte Bacelos Martins durante esse período assustador de cheias e desbarrancamentos.
A ponte tem fundações extremamente vulneráveis, tanto pelo precedente de uma década atrás, quando cedeu à força da corrente fazendo a estrutura descer quase um metro e meio, quanto pela sua própria longevidade: sua construção data de século e meio, época em que essas obras se apoiavam quase que superficialmente no leito dos rios.
O recente exemplo adicional da ponte General Dutra, que ruiu pelo mesmo motivo, e ainda a própria ponte da rede ferroviária, que também teve de receber reforço por conta dos efeitos da erosão das águas em suas fundações, já anunciavam a premência dessa interdição.
Mas, enquanto isso, como se deslocará para o Centro a nossa população de Guarús?
Existe uma solução alternativa. A ponte Rosinha, que se evidencia ociosa em suas quatro faixas de tráfego de veículos, poderia reservar uma delas para circulação desse grande contingente de moradores daquele bairro.
O problema de acesso – a subida e descida das pessoas –, teria obviamente de ser equacionado pela introdução de escadas.
A instalação de escadas rolantes nos dois lados do Rio Paraíba é uma opção perfeitamente viável no aspecto técnico e ofereceria conforto à altura do merecimento dos nossos cidadãos.
E a relação custo/benefício estaria totalmente compatível com o tamanho da fazenda municipal.
Saudações.
José Ronaldo Saad
(engenheiro civil)."
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3 comentários:
Acho que o fato da Ponte Rosinha (atualmente chamada assim, futuramente chamada de ponte Brisola rs) ser obrea do governo estadual inviabiliza tal ideia (minha opnião OK!)
""E a relação custo/benefício estaria totalmente compatível com o tamanho da fazenda municipal."" - Você deve ser empreiteiro certo? Qualquer um sabe que uma troca de lampada em Campos custa 3 X mais que em outras cidades imagina uma escada rolante quanto não custaria !
Não tenho procuração do Dr. José Ronaldo, porém sei que é um excelente profissional. Quanto a se colocar escada rolante,,escada sem ser rolante ou mesmo corda, tanto faz, pois custaria sempre em nossa cidade Milhõe$$$. Ela não deixaria de ser um Elefante,, porém não tão Branco!!!!
Ps- Também NÃO sou Empreiteiro!!!
Prezado,
Tb sou engenheiro. Mas ao contrário de vc faço minhas análises baseadas em dados e não em histórias. A ponte Barcelo Martins está lá desde 1870 porque é uma construção excelente. Cedeu a alguns anos devido a uso indevido (não foi projetada para carros) e falta de manutenção-preservação. A idéia das escalas rolantes é risível.
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