65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
segunda-feira, janeiro 17, 2011
Engenheiro reclama da qualidade do atendimento no Crea
Por e-mail o blog recebeu o texto do engenheiro Alexandre Terra:
"Prezados Colegas,
Segue em anexo um arquivo em PDF e abaixo uma cópia da matéria jornalística sobre o péssimo atendimento prestado pela Inspetoria do CREA-RJ da Barra da Tijuca, fato que se repete em todo o Estado do Rio de Janeiro.
Em Campos dos Goytacazes posso afirmar que os funcionários são competentes e atenciosos, mas sem recursos humanos e materiais e espaço físico não há como fazer milagres.
Os jornais e a televisão da região poderiam fazer uma matéria sobre a falta de recursos humanos e materiais na Inspetoria de Campos (que ocorre há anos), resultando em péssimo atendimento e enormes prejuízos para os profissionais liberais, empresas de construção civil e demais empresas de engenharia e de arquietura, bem como indiretamente afeta os trabalhadores dessas empresas e a população que é obrigada a utilizar os serviços do CREA-RJ.
Nesta última quinta-feira precisei ir à Inspetoria do CREA-RJ em Campos dos Goytacazes, mas ao chegar lá, às 16horas, as portas que deveriam fechar às 17:00horas já estavam fechadas e a pequena sala de atendimento estava lotada. A informação é que havia somente um funcionário para atender toda a população do Norte Fluminense de cerca de 600.000 mil pessoas e que o CREA-RJ não paga hora extra. Portanto, como a pequena sala de atendimento já estava lotada, a atendente certamente teria que ficar até tarde da noite para atender todos os usuários, caso as portas fossem fechadas às 17horas.
Uma maior divulgação desta matéria jornalística talvez pressione a administração do CREA-RJ a utilizar de forma correta as vultuosas quantias de dinheiro arrecadadas dos profissionais liberais e das empresas de engenharia. Esse dinheiro deve ser utilizado em prol dos profissionais e das empresas de engenharia e não em prol dos administradores do CREA-RJ que nada mais são do que nossos empregados e representantes que têm obrigação de administrar o CREA-RJ com competência.
Att.Alexandre Terra
Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho."
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9 comentários:
A falta de espaço é um problema no CREA em Campos mesmo. A sala suporta 6 pessoas sentadas e no máximo 4 em pé. Muitas vezes estive la e esse número era muito maior do que isso, me fazendo até desisti das minhas intenções. Outro problema também é a demora nos trâmites quanto o pedido de registro no conselho. Muita gente da entrada no CREA para registro técnico, pega a carteirinha provisória(que muitas empresas offshore não aceitam) e só recebem a carteirinha definitiva após quase 2 anos(no meu caso foram 19 meses de espera, mas conheco gente que esperou mais), quando o prazo dado pelo CREA é de apenas 12 meses.
O que salva la é o atendimento, confirmando o que o Alexandre falou, os funcionários la são muito competentes.
De fato o atendimento no CREA em Campos é terrível. Mas digo isso não pela quantidade de funcionários, mas pela falta de cordialidade daquele que sempre lá nos atende. O CREA precisa preparar melhor as pessoas que atendem aqueles que mantém o tal Conselho. E mais fiscalize tal atendimento, já fui atendido em Campos, Macaé e Rio das Ostras e afirmo não atendem bem, nem de longe ...
Tem um tal de Hudson que é muito mal educado eu ja o vi ofender as pesssoas ( principalmente pelas costa ), ele se julga dono do crea, mas ele se esquece que quem paga o salario dele somos nos contribuintes.
Ser mal atendido já é, por muito tempo, padrão na cidade. O CREA em Campos é só mais um caso.
Mais o que me irrita é a exigência do mercado pela carteira do CREA, e ao invés de só ficar mandando a fatura e a revista do CREA, poderiam mostrar mais vontade em lutar a favor de pisos salariais e pelo reconhecimento dos tecnólogos em concursos como para PETROBRAS.
Os problemas do CREA não restringem-se apenas ao RJ. Aqui no estado de São Paulo, a previsão de entrega do meu registro era 22/Fev/2011. Hoje, 28/Mar, não há mais nem mesmo previsão de entrega. Fácil para uma instituição que primeiramente cobra taxas, para só então providenciar a documentação. E neste meio tempo, o profissional que se vire sem o registro...
Pessoas que depende do crea, me digam, o crea existe mesmo? Porque estou tentando me registra e não consigo já fiz de tudo plantei bananeiro imitei galinha pulei numa perna só e nada, agora pra minha surpreza meu diploma foi liberado e eu não recebi nem a carteirinha provisoria e nem sei se vou recebe antes de morrer por que do jeito que vai...
É imprecionante a falta de estrutura do crea rj, cada inspetoria tem uma norma diferente, estou tentando conseguir meu registro mas a inspetoria de nova iguaçu é incapaz de orientar alguem para isso cada hora que se pede uma informação aparece um dado novo ou que não existe, porque não é uma regra só? porque não unificam o crea comsuas regionais? será que atender mal faz parte do negocio?
Solicitei uma nova carteirinha do CREA, pois a minha estava com foto antiga e bem velha. Estou aguardando a um ano e meu protocolo venceu e tenho problemas no serviço por isso. Até o momento me disseram que o mesmo foi extraviado mas não me deram nenhuma solução e nem previsão do que farão.
O CREA de Campos é terrível mesmo, estou de acordo com os comentários.
Se voçe depender do CREA-RJ para sobreviver, vç está frito. Até para corrigir seus próprios erros o CREA nao funciona.Imaginem que sou Eng. Aeronautico com atribuições de Eng Mecanico. Já foi solicitado ao CREA-RJ a correção do seu proprio erro sem algum sucesso. Isso há mais de 01 ano.O mgrave é que nem a Ouvidoria funciona.
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