O seu traçado até então não tinha sido detalhado. A especulação de se esticar o traçado da BR-101 até a rodovia dos Ceramistas, permitiria levar de lá em linha, quase reta ao Açu, as duas pistas de rolamento em rodovia, o leito da ferrovia, calha (dutos) para água/gás, mais as áreas de servidão nas margens da linhas de transmissao de interligação (345KV) das usinas termelétrica do Açu até a subestação de Furnas em Campos, não se concretizou, até aqui, nas negoaciações entre a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e Autopista Fluminense S.A., porque a segunda pleiteou aumento das tarifas nas praças de pedágio atuais, para compensar o aumento de gastos.
O que não estava no script, do corredor logístico que possui largura de cerca de 400 metros era que no entrocamento/passagem sobre a BR-101 em Campos, se desse, na proposta analisada nas audiências públicas realizadas, na semana passsada na região, na altura da Tapera, em plena área urbana, algo que o Plano Diretor do município, claramente proíbe.
O Inea e a LLX/MPX, sabem que terão que fazer alterações, em seus projetos. Bom seria que a discussão fosse ampliada, porque, por tudo que foi dito acima, as decisões, mexerão e muito, com a vida da cidade/região, influenciando a vida de muitas pessoas.
Abaixo o croqui de como será este chamado corredor logístico que terá um comprimento previsto de 45 quilômetros. Mais detalhes sobre ele veja aqui em postagem do dia 9 de agosto de 2010:
5 comentários:
´E a Lei de Gerson em ação! Putzz
A prefeita Rosinha Garotinho já se reuniu hj com os diretores da empresa ..
A Auto Pista não está cumprindo com suas obrigações contratuais. E a duplicação da BR 101 ainda não começou e ela continua cobrando ops pedágios integralmente. A duplicação do trecho entre Rio Bonito e Rio Dourado teria que estaer concluído em três anos a partir da concessão.
O mais incrível é que as empresas X vão fazendo projetos como não existisse ninguém nessas áreas, e como se fossem donos de tudo, um absurdo isso. Aqui em SJB a prefeita aceita tudo que o grupo pede, gerando assim incertezas no campo e na própria praia do Açu, que em nada lembra o mega empreendimento vizinho. A localidade que deveria ser a principal privilegiada tem sido deixada de lado e estamos perdendo muitas coisas. Há dificuldade de ligação de telefones fixos, celular ainda não funciona, estradas precárias, uma série de restrições nas ligações de energia elétrica...
Professor, esse corredor logístico com cerca de 400 m de largura cortaria o município de SJB e Campos em dois, como ficaria a travessia entre esses dois lados? Esse corredor é exclusivo do Grupo X ou nós, meros mortais poderemos usá-lo? São tantos questionamentos e poucas respostas, as audiências não tem nada de pública, pois as dúvidas perguntadas lá normalmente não são respondidas... Enfim, o impacto não seria apenas onde esse corredor irá passar, mas também para todas as comunidades que dependem dessa passagem para chegarem ao Centro de Campos, principalmente na Baixada Campista, Goitacazes, Açu, entre outras, como se daria essa travessia?! Abs.
Postar um comentário