65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sexta-feira, fevereiro 25, 2011
Ministro do Trabalho diz que falta de profissional qualificado pode afetar economia
O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, admitiu hoje que a falta de mão de obra qualificada pode afetar o desempenho da economia brasileira em 2011. Segundo ele, alguns setores já até reduziram os investimentos por causa do problema.
Mesmo assim, Lupi está otimista e prevê um crescimento de até 5% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, acima das projeções do mercado.
“Se não tivermos uma priorização nesta área, afeta sim (o crescimento). Na construção civil, por exemplo, está faltando mão de obra qualificada. Se não tem, diminui a capacidade de produção das empresas e o ritmo das obras”, disse.
O ministro afirmou ainda que o governo está discutindo a possibilidade de aumentar a idade de aposentadoria para quem está entrando no mercado de trabalho. “Agora, não pode mexer em direitos adquiridos”, disse Lupi em relação aos trabalhadores que já estão ativos no mercado.
Fonte: Valor Online.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário