65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
terça-feira, fevereiro 15, 2011
Petróleo e Petrobras impactam Santos
A cidade paulista que sempre viveu em torno do seu porto, de mais de cem anos, com a recente descoberta do petróleo no litoral paulista e da instalação de uma base da Petrobras na cidade, passou a viver um boom no mercado imobiliário, inicialmente de moradia e agora na área comercial.
Os últimos lançamentos de salas tiveram o metro quadrado vendido a R$ 6,7 mil. O PIB do município de Santos foi em 2008 de 24,6 bilhões, o 18º maior do país, um pouco maior que o de Campos, de R$ 24,3 bilhões, também em 2008 (o último divulgado) só que inflado, em mais da metade, pela contabilidade que o IBGE, faz do petróleo aqui extraído, para além dos royalties recebidos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário