65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sexta-feira, março 04, 2011
Carnaval, chuva, sol & biografias
Para agradar gregos & troianos, a seca já foi debelada pela chuva. Do jeito que a lavoura gosta, com pouca, mas constantes chuvas, diariamente em torno de 10 mm. O sol está prometido para a partir de amanhã ou domingo, sempre pelas manhãs, com chuva à tarde e/ou à noite, também comedida. Melhor impossível para agradar a todos e todas.
Preparando para o Carnaval, o blogueiro já passou para mais uma biografia. Há dois dias encerrei a leitura da história de vida do rock star, Eric Clapton. Muito bem escrita e estimulante, mesmo para aqueles, que apesar de apreciar o rock, blue e jazz, prefere a nossa MPB, a leitura de alguém de vida tão intensa com altos e baixos de fazer você perder o fôlego, sem largar do livro. Uma leitura estimulante e prazerosa. Uma boa indicação para quem ainda não pensou em ler.
A biografia é um gênero literário que agora está crescendo no gosto popular. Por ela, se vive, pela vida dos outros, mesmo que seja da forma de quem conta, uma autobiografia ou a história contada por um narrador. Tenho lido várias. Recordo-me muito especialmente da biografia do Henfil e a do Assis Chateaubriand.
Assim, preparando-me para o período de Momo, já iniciei a leitura da biografia do bravo José Alencar. Amor à vida, escrita pela jornalista Eliane Catanhêde, de quem tenho minhas resistências, mas como sempre, nunca à ponto de negar ler, seja a biografia deste mineiro de boa cepa, às suas opiniões políticas.
As biografias nos dão cancha, embora, de nenhuma forma, possam substituir a vida que cada um vai construindo com acertos e erros. Porém, aprender com os erros relatados pelos outros é não só, menos doloroso, como mais inteligente. Melhor que tudo, é quando a descrição da história é de qualidade, aí, a vida do biografado pode até não ser tão especial assim, o que não é o caso do nosso José Alencar, que a leitura valerá sempre à pena.
Assim, o blogueiro vai desejando a todos colaboradores e leitores, um bom período de Carnaval. Descanso para quem é dele, e de festa e comemorações para quem é do ramo, ou quem sabe, um pouco das duas alternativas, o que parece mais apropriado e equilibrado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Duas ótimas leituras, Prof. Roberto.
Já li a primeira.
Neste carnaval vou ler a biografia de outro rock star, mas não sei se você se interessaria: o alucinado Ozzy Osbourne, ex-vocalista da banda Black Sabath. Não dá para recomendar para seus leitores. Mas é muito legal, bem humorada e cheia de detalhes "fora do padrão".
Bom feriado de carnaval pra você e a todos os seus leitores.
Abs.
pelo visto e pelo que li aqui, considerando os crassos erros de concordância e as pontuações inexplicáveis, ler biografias não ajuda na gramática.
dramático. há até crônica sobre a concordância com "não sou daqueles..."
adeus, ilustre professor.
Meu caro,
O blogueiro está aqui sempre disposto a continuar aprendendo.
Bom carnaval!
Não entendi o comentário de Marcos Oliveira: "Não dá para recomendar para seus leitores". Será que os leitores do blog não estão a altura do seu intelecto?
Um abraço.
Não entendi o comentário de Marcos Oliveira: "Não dá para recomendar para seus leitores." Será que os leitores do blog não estão à altura do seu intelecto?
Um abraço e boa sorte.
Postar um comentário