65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
terça-feira, março 08, 2011
Socorro para os cães de rua de São Fidélis
Quem faz o pedido, por e-mail, ao blog é a enfermeira e professora Wiviane Hentzy, que informa que no município de São Fidélis quem trata da questão é a área de Agricultura e Meio Ambiente.
Ela diz na reclamação:
“Me chamo Wivianne e sou protetora dos animais daqui de São Fidélis, RJ. É um absurdo o que estão fazendo com os cães de rua daqui. Estão espancando os cães para eles entrarem na carrocinha, e sabe lá qual o destino deles... Gostaria que você divulgasse essa barbaridade que estão fazendo com os pobres e indefesos dos animais...
Obrigada.”
O blog como sempre faz abre espaço para que a Prefeitura de São Fidélis possa se posicionar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
13 comentários:
Não é só em São Fidélis, não, prof. Roberto Moraes.Nessa nossa cidade, um órgão da Prefeitura também costuma não ter decência na captura dos cães. Aliás, o que têm de animais soltos e maltratados pela cidade não é fácil. Soube que tem uma ong, protetora dos animais, aqui em Campos que faz um trabalho de captura e cuida dos cães mas, não tem ajuda da municipalidade. Em São Fidélis, o negócio está feio. Há tempo o comentário é de total desumanidade com os cães de rua. Socorro!
Li, recentemente, do Leonardo da Vinci.
"Chegará o dia em que o homem conhecerá o íntimo de um animal. E, nesse dia, todo crime contra um animal,será um crime contra a humanidade."
Wiviane,
Assim q vi sua postagem, liguei para alguns amigos da Cidade Poema...
Fui informado que há, sim, um veículo recolhendo-os... mas não sendo espancados, e sim LAÇADOS, com uma corda, e, depois, recolhidos para esse veículo, com uma carrocinha na caçamba.
Agora, sugiro que, como protetora dos animais, vc crie uma ONG (já que aí em S. Fidélis, salvo engano, não há) para cuidar BEM deles com espaço próprio e específico para tal fim...
Ou, então, proteja-os dentro da sua residência ou outra propriedade privada...
Eles realmente merecem muito carinho!!! São irracionais... e não podem "pagar" o "preço" dos munícipes (também irracionais) que os deixam ao relento na rua!!!
Se os amam tanto, que cuidem, repito, BEM deles, que os "abriguem" em suas residências!
Mas, repito, com espaço específico para tal fim, apropriado, com higiene...
O que não dá é pra tolerar dezenas e dezenas de cães soltos na rua proliferando fezes, urina, mau cheiro, e pior: pessoas (certamente irracionais) tratando deles em plena via pública com pratos, panelas, etc., utensílios estes que, depois, NÃO SÃO RECOLHIDOS, são deixados jogados como lixo (FORA DAS LIXEIRAS) e são POTENCIAIS focos de mosquito da dengue!
Obs: fontes fidedignas me informaram que isto ocorre aí!!! Têm até fotos! Estão preparando um documento p/ ser protocolizado no Ministério Público, por conta da falta de condições de higiene e risco de doenças! Pq é dever do MUNICÍPIO zelar pela saúde pública, principalmente neste período em que um surto de dengue é imimente na Região Sudeste! Então, cabe ao MUNICÍPIO recolher os animais soltos na rua.
Viviane,
Gosto não se discute, como já diz um ditado popular.
Eu, particularmente, não gosto de animais em casa.
Mas tenho ABSOLUTA CERTEZA de que eles merecem, sim, MUITO carinho; ENTRETANTO, devem ser cuidados com ZELO, HIGIENE, em LOCAIS PRÓPRIOS para isso, e não ficarem "jogados" na rua, como os "amantes" dos animais os deixam em São Fidélis.
Tratar deles na rua, e deixá-los jogados na rua, é fácil, concorda?
Pq os que são apaixonados por animais não os recolhem para suas residências??
Pq, na rua, eles urinam, defecam, trazendo mau cheiro, risco de dengue, de RAIVA (os animais "de rua" não são vacinados quando das campanhas oficiais), etc.
Você poderia reunir outras pessoas que gostam de animais e criar uma ONG para esse fim.
"Legalizando" 100% a ONG (registro de estatuto, inscrição no CNPJ, etc.), ela pode firmar parcerias/convênios e receber verbas NÃO SÓ municipais, mas também do Governo do Estado do RJ e da União!
Vide, como exemplo, a ONG que foi criada no Sítio Bela Joana, às margens da RJ 158 (sítio do Paulo Feijó).
Fica a sugestão!
Obs: nunca vi, nem nunca ouvi ninguém falar, que o Sr. João, funcionário da Secretaria de Meio Ambiente e que dirige o carrinho que recolhe os animais, batesse nos animais; JÁ O VI recolhendo alguns, mas com uma corda, lançando-os, o que acho que deve ser correto! Como ele vai recolher os animais se não for com laço?? Chamando-os pelo "nome"?? Eles irão "obedecer"?? Ou tentando pegá-los com as mãos, p/ correr risco de contrair possivelmente raiva??
Comentarista das 11:49, você está coberto de razão, como recolhê-los a ser não pelo laço? Até aí tudo bem mas, há alguns funcionários maltratam sim os animais. Bem que em Campos dos Goytacazes e cidades circunvizinhas já poderiam ter uma estrutura melhor para recolher esses infelizes animais. Pensemos coletivo, pensemos soluções melhores.
Alô Prefeitura!!!
Olá,pessoal concordo com vocês,mas a prefeitura deveria pegá-los e castrá-los,e não matar igual estão fazendoe ainda por cima com chumbinho,isso é crime!Quanto a Ong,eu tenho um sítio com 15 cães e todos bem criados com muito carinho e amor...abraço
Viviane,
Você tá acusando os funcionários da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de São Fidélis-RJ de cometerem CRIME!!!
Isso é GRAVE!
Se você não tiver provas do que diz (e você textualment AFIRMA isso), pode ser responsabilizada penalmente pela falsa acusação.
Cuidado! É só uma dica!
Vc poderia dar uma passada na Av. Paranhos, entre a EMATER e o campo de futvolley, e recolher alguns animais para o seu sítio!
Fará um bem ENORME tanto aos animais, que merecem, sem dúvida, um tratamento com carinho, e, também, à sociedade, que igualmente merece (e tem o direito assegurado na Constituição Federal, na Constituição Estadual e na Lei Orgânica Municipal) viver (morar) em local "seguro" no que tante à saúde pública (livre de focos de doenças).
Poderia, também, recolher vários para o seu sítio e, depois, fazer uma campanha para que os simpatizantes e amantes de animais domésticos adotem esses que estão perambulando nas ruas... mas que os levem para dentro de suas residências e os trate com o carinho que eles merecem, pois são amáveis, mas irracionais (como devem ser aquelas pessoas que tratam deles jogando comida na rua, promovendo lixo, mosquitos, e deixando os bichinhos à mercê de sol e chuva!)
Realmete,estou escrevendo isso,sobre a morte dos cães com chumbinho sem ter provas...
Viviane,
Só tive a única intenção de te dar uma dica, ok??
Pq se qualquer funcionário lotado na Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de São Fidélis-RJ imprimir esta página, se sentir ofendido (por ter sido acusado de cometer um crime) e levar na DP, vc será chamada a depor e a ter que provar o que afirmou; se não conseguir provar, pode ser responsabilizada penalmente!
Agora, voltando à questão dos bichinhos, mesmo eu não sendo adepto de tê-los em casa, afirmo, sem dúvida alguma, que eles merecem, sim, carinho e amor!!!!
Só que na Cidade Poema as pessoas, infelizmente, muitas, querem cuidar deles de QQ forma, jogando comida na rua para eles, colocando potes de água na rua, e não querem os acolher em seus lares/residências!
Aí os bichinhos se acostumam, óbvio, a permanecerem, juntos (vários), em determinado local da cidade aguardando a comida e água que é jogada na rua por alguns moradores...
O problema reside nesse ponto: eles ficam praticamente "largados", causam mau cheiro, o resto de comida traz muitos mosquitos (baratas, e até ratos!), e os potes de água que ficam jogados são depósitos ótimos para os mosquitos da dengue colocarem suas larvas e ali se reproduzirem!
As pessoas que fazem isso são irracionais, pois não tratam os animais como eles merecem, e também não têm o mínimo de respeito com a sociedade em si, com as regras mínimas de convivência (higiene, saúde pública) que devem existir na vida em sociedade!
Esse é o problema, concorda??
Abraços!!
Obrigada pela dica,eu sei que eles não podem ficar nas ruas,porque se tornam vetores p/ a população,entendo,mas fico indignada como eles são capturados,e eu não sei o destino deles,ja fui ao horto,ao parque de exposição e nada,não vi os cães...
Viviane , vc tem alguma dúvida? foram mortos por pessoas que tem a convicção que o melhor caminho da humanidade é matar tudo que pode trazer certo perigo para sua existência, pessoas assim normalmente não gosta de doentes, presos, velhos, mendigos e outros sejam humanos ou animais...
É perigoso...a morte; é mais fácil de fazer do que encarar o problema de frente, essa é a humanidade de hoje.
Infelizmente essa é a realidade,o mundo é maldoso...Deveria existir uma lei que multasse as pessoas que abandonam seus animais,cães,gatos...porque quando mexe com dinheiro,rapidinho o povo muda...Minha esperança não termina,sempre continuarei a defender os mais fracos e indefesos que não podem se defender...sempre procuro me diferenciar no meu local de trabalho,tentando ensinar aos meus alunos a ser mais humanos com os pacientes,até mesmo no hospital,com uma assistência diferenciada.
Se vcs são mesmo defensores dos cães de rua, devem me ajudar.
Não só os de rua têem sidos maltratados.
Vou denunciar aqui, porque já o fiz a polícia florestal por não saber onde fazer uma denúncia anônima, e nada foi feito já a um mês.
Tem no bairro Cristo Rei uma casa sobrado que têem dois poodle que vivem num verdadeiro "chiqueiro".
Só de passar pela rua sente-se um mal cheiro terrível, porque a dona da casa, digo a Sr. Lucia Carla, lava essa varanda de uns 3m²onde vivem os dois cachorros, somente quando já não tem mais jeito. Segundo uma pessoa conhecida da família, os cachorros deitam dia e noite sobre as urinas e fezes, e segundo essa pessoa uma das cadelas, já está com doença de câncer enorme em uma das tetas e as orelhas estão com doença tbm, que as deixaram super grossas e com vermelhidão e a pobre indefesa vive a coçar as orelhas ao ponto de sangrar.
Se alguém puder me ajudar com a denúncia, vou deixar aqui o endereço da casa dela:
Rua Santa Cecília, 11 - sobrado, Bairro Cristo Rei
Obrigado e,
Não aos maltratos animais !!!!!!
Como viver em uma sociedade onde matar os animais é uma solução??? Meus Deus!!! A prefeitura de São Fidélis é um lixo, não faz nada nem por gente nem por bicho!! O dinheiro que é gasto para pagar cantores, seria o suficiente para resolver este problema, uma prefeitura de merda que não faz nada nem por bicho nem por gente!!! A castração resolveria tudo!! O prefefeito poderia pagar um veterinário e fazer um grande multidão de castração em nossa cidade.
Postar um comentário