Era ignorância do blogueiro que não sabia que Volks, na fábrica de caminhões e ônibus em Resende é hoje, apenas uma marca, porque a fabricante mesmo atualmente, é a alemã MAN Lantin American.
A MAN produz 72 mil veículos por ano e planeja para este ano acrescentar mais 10 mil nesta conta ou um veículo a cada 4 minutos. Recentemente contratou mais 400 funcionários, totalizando quase 6 mil trabalhadores em Resende.
O processo de produção desta montadora é conhecido como consórcio modular, onde todos os componentes dos veículos são fornecidos e montados pelos próprios fornecedores, num total de sete, sob a supervisão da montadora MAN. (veja a figura abaixo, na figura acima a foto de uma parte inicial da montagem na linha de produção). Mais detalhes do processo leia aqui.
Assim, eles reduzem os custos de produção com as partes, chassi, suspensão, rodas, motor, etc. sendo não apenas entregues no tempo desejado, como montado na própria linha de fabricação pelos fornecedores, que assim recebem pelas peças e pelo serviço executado.
Interessante ver de perto esta experiência, que permite fazer veículos bastante distintos, conforme o interesse do comprador. É a tal flexibilidade desejada sobre as antigas linhas de produção do Ford. Já o trabalho dos operários, é evidente que são bem mais qualificados, mas, nem por isso melhor remunerado.
O ambiente, apesar do ritmo também acelerado para dar conta da produção, parece menos agitado, porque tem menos barulho e o trabalho é mais por equipes ou células e menos individualizado.
O crescimento econômico do país é comemorado na empresa que já programa mais expansão e contratações. Ano passado a MAN ganhou uma licitação do MEC para fornecer mais de 5 mil ônibus no programa Caminho da Escola já cumpridos.
A fábrica da MAN (Volks) foi montada em 1997 e desde 2003 já é líder em vendas no Brasil tendo passado a forte Mercedes Benz. A MAN também é alemã e tem mais de 250 anos de existência. Em Resende a área da montadora possui 1,5 milhão de m², sendo 135 mil m² de área construída, incluindo a pista de provas.
A visita à também alemã Benteler que tem 600 funcionários e fica próximo à MAN, apesar de ser no município de Porto Real, foi outra interessante experiência. Também trabalha em 3 turnos e está com demanda crescente.
A Benteler possui fábricas em São Paulo, no Paraná e na Argentina, sempre atendendo e fornecendo para as montadoras. Ela fabrica e/ou monta partes (escapamentos, rodas, pneus, eixo, etc.) dos carros da linha 207 da Peugeot e do Picassa, Air Cross e outros da Citroen.
De forma similar, a Benteler entrega partes parcialmente montadas dos carros, diretamente na linha de produção da montadora, através de pequenos rebocadores, tipo um trenzinho de rodas, que levam sempre 6 a 12 peças (conforme o tipo) que só são fabricadas/montadas depois que as vendas são efetuadas e os pedidos feitos pela montadora que é quem inicia todo o processo ajustado em cadeia e medido em segundos, conforme pode ser visto nos quadros de produção.
É perceptível e ligeiramente comentada, a pressão das montadoras sobre estes seus fornecedores, com alegação da concorrência e da necessidade de reduzir preços sem perder a qualidade.
Este processo no final vai ser rebatido sobre a mão-de-obra, já que ele produz exigências de controle sobre a fabricação/montagem, cada vez maior, sobre o trabalhador. Este passa a ser monitorado nos mínimos detalhes, indiretamente pelos supervisores e gerentes, mas diretamente pelos sistemas automatizados. Em troca recebem um salário de cerca de 3 S.M. (salário mínimo), mais a almejada PLR (Participação nos Lucros e Resultados) pagos uma ou duas vezes por ano.
A visita que durou cada uma cerca de 3 horas foi imensamente rica para quem tem como profissão a Educação. Uma experiência deste tipo possibilita um aprendizado sobre a aplicação das novas tecnologias e sobre a observação de como o homem produz a riqueza. Mais: é possível identificar como, apenas uma parte do conteúdo do trabalho se modifica ao longo do tempo, mas a regra da indústria continua a mesma.
A experiência é impossível de ser descrita numa nota deste blog, ainda assim, o blogueiro resumiu o assunto, que pode ser do interesse apenas de alguns, mas, fundamentalmente, para justificar que novos compromissos deverão reduzir a quantidade de postagens neste espaço, num período de tempo que ainda não é possível definir. Porém, sigamos em frente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário