terça-feira, maio 31, 2011

Ônibus na estrada a caminho de Campos

O blogueiro acaba de chegar do Rio. Na estrada passou por exatos 7 ônibus usados, que têm toda a pinta de estarem vindo para atender o decreto, no limite do tempo, ou, para abastecer uma das empresas que pode ter sua concessão ampliada, por outra(s) que não atenderem a exigência mínima de terem no máximo 5 anos de uso. Pelas condições aparente, eles devem estar perto deste limite. Quem acompanha o setor de transporte público em Campos, ao saber que a cor era verde, apostou que eles devem ter sido adquiridos pela Viação São João, que, segundo ele, costuma fazer esta exigência, da cor básica dos ônibus adquiridos, para só ter que pintar os detalhes, frisos e logomarca. Amanhã conferiremos. Bom recordar que só com pressão, esta exigência antiga e agora com os subsídios ainda mais pertinente, foi colocada adiante. Está na hora, da população exigir também, a prestação de contas dos subsídios pagos, empresa por empresa, com o Programa Municipal, afinal de contas, este dinheiro é nosso.

Proprietários rurais pretendem permanecer na estrada do Açu até 5ª feira

O blog foi informado que os manifestantes no Açu pretendem ficar acampados às margens da rodovia, pelo menos até quinta-feira. Segundo informações que o blog obteve, eles estão com suprimentos para permanecer no local.

No início da manifestação havia em torno de 30 pessoas, mas, aos poucos, segundo eles a adesão está crescendo. Eles esperam que mais pessoas participem durante o dia e no decorrer da semana.

Manifestação no Açu agora!

Alguns produtores rurais fazem uma "manifestação pacífica" no quinto distrito de SJB (Açu), desde a manhã de hoje. Abaixo o blog posta imagens que recebeu diretamente do local da manifestação, enviada pelo morador da Vila do Açu, Denis Tolêdo. Junto veio também um vídeo postado pelos manifestantes no YouTube com depoimento agricultores sobre a questão da desapropriação que consideram arbitrária e injusta. Segundo informações e pela foto abaixo, há um forte aparato policial na área, com armamento pesado e a tropa de choque também está presente. PS.: Atualizado às 13:18.

segunda-feira, maio 30, 2011

Carta da Manifestação

Carta da Manifestação dos Estudantes

Campos dos Goytacazes, 30 de Maio de 2011.

"Reunidos nesta noite, vimos por meio deste ratificar que houve muito apoio dos populares ao protesto, que ocorreu no dia 30 de maio de 2011.

Contamos com a proteção das autoridades de segurança pública (polícia militar e guarda civil) e afirmamos que o objetivo de protestar contra a violência foi alcançado com êxito, visto que panfletamos em lojas e casas e conscientizamos assim a população do motivo nobre do ato.

Agradecemos a todos que aderiram de forma coerente à manifestação e pedimos um posicionamento das autoridades competentes para que essa situação seja solucionada.

Atenciosamente,

Estudantes do IFF, UFF e UENF e professores da rede pública que aderiram a manifestação."

Petrobras financiará obras de saneamento em Itaboraí e Maricá

O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, anunciou hoje, durante a audiência pública da Comissão Especial do Comperj da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), que a Petrobras ficará responsável pelos investimentos em saneamento básico dos municípios de Itaboraí e de Maricá.

A empresa também se responsabilizará pelo plantio de mais quatro milhões de árvores, que vão proteger as margens dos Rios Macacú e Caceribú, além de dobrar a disponibilidade de água para a região. O secretário anunciou também que a água industrial do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) virá da Estação de Tratamento de Esgoto Alegria. "O objetivo da audiência pública de hoje foi saber em que ponto está a negociação sobre os acordos de compensação. Estamos falando de um investimento de R$ 15 bilhões, dos quais R$ 1 bilhão será para compensações socioambientais.

Segundo Minc, os acordos que foram anunciados nesse encontro deverão ser assinados até o final desse semestre. "A gente quer que o Comperj não só gere emprego, mas que também cause o mínimo de impacto possível no meio ambiente, na Baia de Guanabara, nos manguezais e ainda ajude a resolver os problemas crônicos, como o saneamento. Nós garantimos que a Petrobras vai financiar 100% do saneamento de Itaboraí e 50% de Marica. O restante virá através do PAC. São mais de quatro milhões de árvores que vão proteger as margens dos rios Macacú e Caceribú. A disponibilidade de água para a região também será dobrada. O material orgânico da Estação de Tratamento de Esgoto Alegria, depois de tratado, servirá como água industrial para o Comperj. Com isto, não será preciso jogar esgoto na Baia de Guanabara", comemorou Minc.

O deputado Robson Leite lembrou, no entanto, que os municípios precisam fazer sua parte para que moradores e meio ambiente não sofram. De acordo com o parlamentar, a Petrobras não deve resolver sozinha os problemas de estrutura e desenvolvimento da região. "Não queremos só cobrar da Petrobras, mas também dos municípios envolvidos. Temos planos diretores que precisam ser revistos. É um impacto grande e as cidades têm que refazer seus planos ambientais, sociais e urbanos. Essa é uma compensação que deve ser dada aos moradores", avaliou o deputado, que também não poupou os vereadores locais. "A Petrobras tem que dar suporte para isso, mas os municípios precisam ser envolvidos. As câmaras municipais precisam deliberar e votar esses planos diretores, e é fundamental a participação da sociedade civil. A experiência do Comperj precisa ser diferente da experiência de Macaé, onde, há 30 anos, ouve uma tragédia social, ambiental e urbana", lembrou o petista.

Secretaria faz mapeamento para futuras habitações

Segundo a Petrobras, o Complexo Petroquímico do Rio marca a retomada da companhia no setor petroquímico e vai transformar o perfil socioeconômico da região. Previsto para entrar em operação em 2014, o Comperj promoverá uma transformação ainda mais completa do petróleo. A construção ocupará uma área de 45 milhões de metros quadrados. Minc anunciou ainda que já estão pré-aprovados os locais em que serão construídas as casas para os moradores das áreas desapropriadas. "Essas áreas são ótimas, disponíveis e planas. Podem receber 400 mil pessoas. Nós antecipamos e definimos essas áreas como pré-licenciadas. Assim, não fica parecendo que somos contra os projetos de habitação", disse o secretário. Participaram do evento os representantes da Transpetro e da Petrobras, além de diversos líderes locais.

Fonte: Ascom da Alerj.

Pezão inaugura as Delegacias de SFI e SJB

Pelo visto, o governador Cabral cada vez mais passa as atribuições ao seu vice, Luiz Fernando Pezão, que busca os espaços para ser o seu sucessor. Na solenidade também estiveram presentes, a chefe da Polícia Civil, delegada Martha Rocha e o secretário de Segurança Pública, José Maria Beltrame, entre outras autoridades. No evento de inauguração nos dois municípios, o maior sucesso foi a promessa renovada de reiniciar no 2º semestre deste ano a construção da Ponte João Figueiredo que liga os dois lados do Rio Paraíba do Sul, que antes pertenciam ao mesmo município.

Petrobras e Intel fecham acordo de cooperação

A Petrobras, sua subsidiária Petrobras Distribuidora e a Intel Semicondutores do Brasil assinaram Memorando de Entendimentos para futura cooperação tecnológica. O objetivo deste acordo é identificar oportunidades de cooperação entre as empresas no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a indústria de petróleo, gás e energia.

O acordo foi assinado no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes), no Rio de Janeiro. Por parte da Petrobras, o memorando foi assinado pelo presidente da Petrobras Distribuidora, José Lima Neto, e pelos gerentes executivos da Petrobras Carlos Tadeu Fraga (Cenpes) e José Carlos da Fonseca (Tecnologia da Informação e Telecomunicações). Pela Intel, o acordo foi assinado pelo presidente e diretor geral da Intel do Brasil, Fernando Martins, e pelo CEO da Intel Corporation, Paul Otellini.

O documento é válido por 12 meses, período no qual Petrobras, Petrobras Distribuidora e Intel realizarão discussões técnicas, identificarão oportunidades e poderão estabelecer projetos com atuação conjunta.

Destacam-se no memorando três possíveis frentes de trabalho: o desenvolvimento de soluções de computação de alta performance (high performance computing – HPC), voltados para o processamento sísmico; a definição de linhas de pesquisa envolvendo semicondutores e plataformas de computação e comunicação aplicadas à exploração e produção de petróleo e gás; e o projeto Posto do Futuro, que visa a disponibilizar aos clientes de postos Petrobras serviços baseados em tecnologia da informação e comunicação.

Fonte: Blog Fatos e Dados da Petrobras.

Maior draga do mundo já está no Açu

Como o blog comentou aqui no dia 9 de maio, a draga Cristobal Colón, da empresa belga Jan de Null (JDN) já está, desde a última quinta-feira, na região do Açu para realizar Aterro Hidráulico da LLX, onde no futuro se instalarão novas empresas. A maior draga do mundo tem 223 metros de comprimento x 41 metros de largura e capacidade para dragar 46 mil m³.

PS.: Atualizado às 13:04 para corrigir informações sobre os trabalhos da draga no Açu. Aterro Hidráulico é a atividade de retirada de areia do fundo do mar para "engorda" ou alargamento de praias, ou como é o caso do Açu, para deixar plano a área para instalação do empreendimento do Complexo Portuário.

Manifesto de professores formandos de português

O blog do jornalista, Luiz Nassif, publicou primeiro, e este blog replica, o manifesto aqui na íntegra e abaixo o seu trecho inicial do texto dos formandos em Letras pela PUC-SP:

Desinformação e desrespeito na mídia brasileira

Por alguma razão escondida dentro de cada um de nós que escrevemos esse texto tivemos como escolha profissional o ensino de língua (materna ou estrangeira). Por algum motivo desconhecido, resolvemos abraçar uma das profissões mais mal pagas do nosso país. Não quisemos nos tornar médicos, advogados ou jornalistas. Quisemos virar professores. E para fazê-lo, tivemos que estudar.

Estudar, para alguém que quer ensinar, tem uma dimensão profunda. Foi estudando que abandonamos muitas visões simplistas do mundo e muito dos nossos preconceitos.

Durante anos debatemos a condição da educação no Brasil; cotidianamente aprofundamo-nos sobre a realidade do país e sobre uma das expressões culturais mais íntimas de seus habitantes: a sua língua. Em várias dessas discussões utilizamos reportagens, notícias, ou fatos trazidos pelos jornais.

Crescemos ouvindo que jovem não lê jornal e que a cada dia o brasileiro lê menos. A julgar por nosso cotidiano, isso não é verdade. Tanto é que muitos de nós, já indignados com o tratamento dado pelo Jornal Nacional à questão do material Por uma vida melhor, perdemos o domingo ao, pela manhã, lermos as palavras de um dos mais respeitados jornalistas do país criticando, na Folha de S. Paulo, a valorização dada pelo material ao ensino das diferentes possibilidades do falar brasileiro. E ficamos ainda mais indignados durante a semana com tantas reportagens e artigos de opinião cheios de ideias equivocadas, ofensivas, violentas e irresponsáveis. Lemos textos assim também no Estado de São Paulo e nas revistas semanais Veja e IstoÉ.

Vimos o Jornal Nacional colocar uma das autoras do material em posição humilhante de ter que se justificar por ter conseguido fazer uma transposição didática de um assunto já debatido há tempos pelos grandes nomes da Linguística do país – nossos mestres, aliás. O jornalista Clovis Rossi afirmou que a língua que ele julga correta é uma “evolução para que as pessoas pudessem se comunicar de uma maneira que umas entendam perfeitamente as outras” e que os professores têm o baixo salário justificado por “preguiça de ensinar”. Uma semana depois, vimos Amauri Segalla e Bruna Cavalcanti narrarem um drama em que um aluno teria aprendido uma construção errada de sua língua, e afirmarem que o material “vai condenar esses jovens a uma escuridão cultural sem precedentes“. Também esses dois últimos jornalistas tentam negar a voz

contrária aos seus julgamentos, dizendo que pouquíssimos foram os que se manifestaram, e que as ideias expressas no material podem ter sucesso somente entre alguns professores “mais moderninhos”. Já no Estado de São Paulo vimos um economista fazendo represálias brutas a esse material didático. Acreditamos que o senhor Sardenberg entenda muito sobre jornalismo e economia, porém fica nítida a fragilidade de suas concepções sobre ensino da língua. A mesma desinformação e irresponsabilidade revelou o cineasta Arnaldo Jabor, em seu violento comentário na rádio CBN.

Ficamos todos perplexos pela falta de informação desses jornalistas, pela inversão de realidade a que procederam, e, sobretudo, pelo preconceito que despejaram sem pudor sobre seus espectadores, ouvintes e leitores, alimentando uma visão reduzida ao senso comum equivocado quanto ao ensino da língua. A versão trazida pelos jornais sobre a defesa do “erro” em livros didáticos, e mais especificamente no livro Por uma vida melhor, é uma ofensa a todo trabalho desenvolvido pelos linguistas e educadores de nosso país no que diz respeito ao ensino de Língua Portuguesa..."

Leia mais aqui.

PS.: Atualizado às 08:28.

Lançamento de livro no IFF

domingo, maio 29, 2011

"Bundinha de ouro"

Como ele tem negócios bilionários na região, é sempre interessante saber o que fez, pensa e planeja o "bundinha de ouro". Antes que pensem que a alcunha tenha sido dada por este inofensivo blogueiro, saiba que foi sua própria genitora quem o batizou assim, muito antes dele pensar no Açu, por favor, sem rima, que pode ser perigosa quando misturada com a designação maternal. Clique aqui e leia a entrevista do mesmo na revista Época desta semana.

Linguagem global nos cartoons

O professor e designer, Marcos Esquef, enviou ao blog um álbum com cartoons premiados no "Winners of 3rd International City Complexities Cartoon Contest 2010": "Como sei que costuma retratar questões sobre desenvolvimento de cidades, pensei em lhe enviar os anexos. Grande abraço, Esquef" O blog escolheu dois para este espaço. Mais podem ser vistos aqui.

Ressaca nas praias do Rio e Niterói

Fonte: G1 mostra Icaraí em Niterói. PS.: Atualização às 17:12: Informações dão conta de que na praia campista do Farol de São Tomé, ondas de cerca de 3 metros também atingem o asfalto.

Em 1973

sábado, maio 28, 2011

"Época quer matar Dilma"

A afirmação é do deputado Brizola Neto em seu blog "Tijolaço" e tem a ver com a capa da revista desta semana, com a presidente de olhos fechados. Leia aqui e aqui comnetários do Brizola Neto sobre a matéria:

Encontro de blogueiros e tuiteiros do RS

Uma série de charges foi usada pelos gaúchos para divulgarem o seu encontro que está acontecendo este final de semana em Porto Alegre, uma delas é a de baixo, onde qualquer coincidência não terá sido por acaso:

CA de Geografia do IFF divulga nota

Por e-mail o blog recebeu a nota abaixo:

"Nota de Esclarecimento do CA de Geografia"

"O Centro Acadêmico de Geografia do IF-Fluminense vêm por meio deste esclarecer a toda população de Campos que esta entidade não organizará nenhuma manifestação hoje dia (28 de Maio) no evento Campos Fantasy no Parque de Exposição da Pecuária. Não queremos que tal situação seja aproveitada de maneira errada por outras pessoas ou grupos.

A Manifestação que será de maneira pacífica, acontecerá com ciência da PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal, no dia 30 de Maio (Segunda-feira), às 19 horas na Avenida Pelinca.

Esclarecido isto, não estamos apoiando qualquer outra manifestação relacionada à realizada pelos estudantes da UFF, UENF e IFF nesta última quarta-feira dia 25 de Maio de 2011.

Atenciosamente,

CAGEO IFF Campos/RJ e

Estudantes do IFF, UFF e UENF.

--
"Geografia é Amor!"
CAGEO - IF Fluminense
Campos dos Goytacazes/RJ Gestão Aggregare - 2010/2011."

Marcha da Liberdade ao vivo de São Paulo

Assista na transmissão ao vivo da Praça da República no centro de São Paulo:

Watch live streaming video from ucan at livestream.com

Calma, mais uma vez!

O evento organizado pelo empresário Sandro Moura, Festa Fantasy, que acontecerá hoje, na Pecuária, para a qual se diz que foram vendidos 8 mil ingressos, não pode servir de palco para novos e lamentáveis enfrentamentos, como os já vistos. Novos erros não podem suceder os já cometidos.

Os estudantes organizadores da manifestação já afirmaram que pretendem unicamente defender a Paz, mas, é possível que haja quem queira criar tumultos para relacioná-los à ocorrência da última quarta-feira.

Nas redes sociais há incitações a este clima que se espera que sejam frutos apenas de brincadeiras, embora, inoportunas. Por lá, há também quem já aconselhe a usar táxis e outros transportes, para quem pretende ingerir bebidas alcoólicas durante a festa por conta de uma anunciada Operação Lei Seca.

É prudente que as partes e as autoridades ajam preventivamente dentro e fora do evento que pretende ser de divertimento, que o blog torce para que assim seja. Esta nota pretender apenas reforçar o alerta.

Diretor do Pólo da UFF em Campos envia ao blog posição sobre a manifestação na Pelinca

“Professor Roberto Moraes

1. Como cidadão, como professor e como dirigente da Universidade Federal Fluminense, reitero minha total solidariedade à sua postura e à do seu blog, bem como a todos os blogs ameaçados por posturas de cerceamento à liberdade de manifestação pública e democrática de opinião e de manifestação dos pontos de vista sobre assuntos de relevância pública. Seu blog nunca extrapolou os limites da ética, da coerência, da liberdade e da postura democráticas, o que infelizmente não podemos dizer da grande imprensa, marcada pela parcialidade e pelo alinhamento com os poderosos de sempre e os de plantão, auto-censurados com respeito a manifestações isentas sobre assuntos de relevância pública e, não satisfeitos, voltados para censurar manifestações perfeitamente afinadas com a ética e com a liberdade de manifestação de opinião.

2. Como cidadão, como professor e como dirigente da Universidade Federal Fluminense, informo que estive, nesta semana que se encerra, de 23 a 27 de maio, em um Congresso fora de Campos, apresentando trabalhos acadêmicos frutos das minhas pesquisas e em reunião na UFF/Niterói, só tendo retornado às minhas atividades ontem, sexta-feira, quando retornei a Campos e busquei me inteirar do incidente acontecido entre um empresário de Campos e estudantes manifestantes em defesa da segurança e da vida, direitos humanos primeiros, maiores, elementares. Ao me inteirar dos fatos, estou preparando um pronunciamento público sobre o assunto na página da internet da UFF/Campos www.proac.uff.br/campos/ . No entanto, faço um apelo, através do seu blog, aos demais dirigentes das instituições de ensino superior de Campos, públicas e não-públicas, para que se pronunciem em defesa da segurança e da vida dos nossos alunos, ameaçados pela insegurança que ronda seus trajetos diários de ida e volta entra suas residências e as escolas onde constroem seu futuro pessoal e profissional. Além das manifestações individuais, conclamo os colegas a marcar uma reunião conjunta, para um encaminhamento conjunto junto às autoridades no sentido de buscar ações permanentes de proteção e segurança. As autoridade policiais e político-administrativas do município têm sido sensíveis, em meio às dificuldades de contingente, materiais e de equipamentos. Mas, temos que encontrar uma solução conjunta inovadora, que torne possível tal segurança e proteção permanentes dos nossos jovens estudantes.

Atenciosamente

José Luis Vianna da Cruz

Diretor do PUCG/UFF.”

PS.: Atualizado às 17:14: Alterado o título a partir de sugestão da leitora Gabriella.

Questionamento dos leitores

O blog reproduz abaixo duas questões levantadas por leitores-colaboradores do blog:

Da Cínthia de Oliveira sobre: “Prefeitura de Campos divulga valorização de professores municipais com salários fantasiosos!”:

“Boa Noite, Professor Roberto Moraes

A Prefeitura de Campos no dia 20 de maio divulgou uma notícia que tem deixado à todos professores municipais revoltados, ao citar os salários desde 2009 com valores que já ultrapassavam a realidade dos nossos contra cheques, informando ainda que nesse mês de Maio de 2011 com o aumento vergonhoso de 6,51%, nossos salários irão ter um aumento de mais ou menos R$ 400,00. Fico perplexa de ver uma notícia como essa dado por um Secretário que trabalha diretamente com o Administrativo em que consta valores irreais, e perceber que o mesmo está mal informado quanto aos tramites de seu setor, passando assim um informe um tanto fantasioso ou enganoso! O links relacionados à divulgação são esses: http://odiariorj.com/governo-valoriza-professores-e-profissionais-da-educacao/comment-page-1/ ou http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=76

Um exemplo desse absurdo divulgado foi o salário do professor 35 horas que está na faixa de R$ 1450,00 e não R$ 1731,39 como consta nos links acima, portanto o salário real com o aumento irá para 1544,39 , mas não podemos nos esquecer que existe um desconto mensal altíssimo da Previcampos em nossos salários que hoje está na faixa de R$ 192,69 que faz com que o salário diminua ainda mais. Gostaríamos muito de estar ganhando tanto o salário do ano de 2009, como o salário que dizem vir depois do aumento de 1941,83, mas esses números estão fora de nossa realidade, aliás nosso salário está ficando cada vez mais defasado. Já foi tempo em que um professor 35h ganhava bem numa época em que a creche era vista como assistencialista, mas não exercia sua função de educar. Hoje deveríamos ser mais valorizados já que aquela visão assistencialista das creches em que os professores eram conhecidos como verdadeiros babás está cada vez mais se modificando, nos tornamos verdadeiros educadores mas sem deixar de exercer a função do cuidar como era, aqueles mesmos professores que ganhavam bem tendo maioria deles apenas o Magistério, hoje assim como nós professores de concursos mais atuais adquirimos o 3º grau, pós graduação, e vários outros cursos de especialização, ou seja investimos em nossas carreiras nos capacitando, e nos perguntamos cadê a tal valorização? Por que os salários diminuíram se formos comparar aos salários de anos atrás?

Se esses valores são reais para onde estão indo então, já que nos nossos contra cheques consta outro valor de piso salarial.”

Do Cristiano Bandeira França sobre “Campos pré-classificado para receber Delegações Olímpicas? Campos? Mas como assim Campos?”:

“Professor, a moda do momento é dizer que Campos está entre os municípios pré-relacionados a receber delegações no período que antecede as olimpíadas para treinamentos e aclimatação dos mesmos, ora ora, com que estrutura física pública podemos fazer isso? Realmente será uma vergonha vermos Macaé, Cabo Frio e outras cidades que tem um orçamento anual muito menor que o nosso apresentarem estruturas esportivas infinitamente melhores que as nossa, talvez até seja errado dizer isso, pois não podemos comparar, eles tem e nós não temos, é fato. Até São João da Barra já conta com projeto para a construção de Ginásio Poliesportivo para 3.000 pessoas sentadas, com todo o padrão de acessibilidade e também dentro das normas de segurança (exigências do Corpo de Bombeiro contra incêndio e pânico) coisas que os administradores atuais do esporte em Campos acham "bobeira", sem necessidade, claro com aquele ginásio de esportes da Fundação de Esportes não podiam achar outra coisa. Outro projeto de nosso vizinho (S.J.Barra) é o Estádio Municipal para 20.000 pessoas, também dentro dos padrões atuais exigidos pela FIFA, mais lá realmente será necessário, completamente diferente daqui, onde a construção de um Estádio desse porte (como hoje já vemos em Macaé) seria para valoriar as instituições esportivas da modalidade que já existem na cidade e que hoje dependem e muito da Prefeitura para poderem sobreviver devido a falta de administração com respeito, compromisso e responsabilidade ao torcedor, mais isso vamos deixar pra lá, todos nós já sabemos como é o futebol em Campos, pena que o presidente da Fundação de Esportes não pense assim, ele insiste no grande sonho do Estádio Municipal em sua gestão, quer a qualquer preço ficar lembrando por alguma coisa, que pena né, uma pessoa que não consegue estruturar a sede da Fundação de Esportes (lembram que até hoje não existe bebedouro para os que utilizam o Parque Aquático, ele diz que não tem dinheiro) e o cara quer Estádio Municipal, uma completa falta de senso mesmo. Mais com isso entra ano, sai ano e nossa cidade continua na mesma na parte de estrutura esportiva, inauguram-se praças públicas com quadras, vão lá e colocam um professor para dar aula (ai o cara começa a não ir, a faltar material e depois de alguns meses a quadra está sem atividade, simplesmente entrega e pronto, façam o que quiser nela), será que assim vamos resolver o problema vexatório de falta de estrutura esportiva em nosso município? Vejamos o exemplo da quadra inaugurada sob o viaduto da ponte que leva o nome de nossa "Ilustríssima" Prefeita, aquela quadra próxima a Casa e Vídeo no centro, um espaço que não tinha muito o que ser feito ai foram lá e "jogaram" uma quadra pequena, com um enorme risco aos que por ventura queiram usá-la pois o local é de tráfego intenso, completamente suja devido ao mesmo tráfego e que a noite vira "dormitório" de moradores de rua. Onde está a Sec. de Obras e a Fundação de Esportes que não analisaram todos esses pontos antes. Até quando vamos ver nossos atletas terem que sair de nossa cidade, de suas famílias porque não encontram mais aqui opções de crescimento, de estrutura para poderem treinar e representar o Município. Quantos campistas vocês já viram brilhar fora do Estado e fora do País em diversas modalidades, isso nos deixa orgulhosos, isso é espelho para as nossas crianças e nossos adolescentes, mais quando procuramos saber onde eles treinam com certeza não é aqui, é sempre com muita dificuldade em outra cidade porque a verdade é que o município vira as costas para o esporte de competição, quando justamente deveria unir o trabalho de iniciação esportiva (que inclui o trabalho social) com a culminância no esporte de rendimento. Mas enquanto tivermos um governo municipal que não vê no esporte uma ferramenta poderosa de inclusão social, resgate a cidadania e projeção do próprio nome do municipio ficaremos apenas nas praças públicas e vendo ainda nos jornais matérias e histórias vencedoras acontecendo bem perto de nós, nos municípios vizinhos! Deixo aqui uma sugestão tento em vista a grande obra que está sendo feita no Ginásio do IFF, com certeza vai ficar dentro dos padrões que gostaríamos de ter também como estrutura pública municipal, mais como isso já vimos não é de interesse deles o IFF poderia entrar em contato com o Governo do Estado e deixar pré-selecionado esse espaço para não passamos vergonha, não é mesmo. Acredito que pela importância da obra os gestores responsáveis por ela têm uma visão completamente diferente do que o esporte é capaz e da sua real importância. Parabéns ao IFF (sem qualquer demagogia).”

Calma gente!

O blog explica que há cerca de três dezenas de comentários sobre o caso do empresário Sandro Moura com os estudantes que não foram liberados para publicação, em uma das notas dadas pelo blog sobre o assunto. O motivo se deve ao fato delas conterem adjetivos e agressões similares às verificadas no evento e que no entendimento do blog em nada contribuem para o debate sobre a intolerância, sobre a vida em sociedade e os limites e a obediência à lei. Além disso, referências a outras situações e passagens com personagens desta ocorrência precisariam estar provadas para não surgirem como calúnias, e, quem vai apurar, interpretar e julgar tudo isto é a Justiça. Assim, é melhor que os comentários se atenham, à análise dos fatos e comportamentos, mas com respeito às pessoas, mesmo que elas, eventualmente, não tenham estimulado este comportamento. As críticas menos ou mais fortes, fazem parte do debate e estão explícitas em diversos comentários liberados, porém, a agressão verbal deve ser rejeitada, tal qual a agressão física. Sigamos em frente!

sexta-feira, maio 27, 2011

Cortador de cana com participação nos lucros e plano de saúde

Trabalhadores do corte de cana com direito à participação nos lucros da empresa, direito a planos de saúde e odontológico, seguro de vida, carretas no campo com banheiros, áreas para alimentação e descanso, água gelada, etc.

A inovação que parece miragem não é aqui. Ela estaria implantada em Minas, São Paulo, Mato Grosso e Tocantins pelo grupo americano Bunge que entrou nos negócios do setor sucroalcooleiro no Brasil, com sete usinas processando 13,4 milhões de toneladas de cana e com previsão de investir mais US$ 350 milhões só neste ano, para atingir a capacidade de moagem instalada que é de 21 milhões de toneladas de cana.

Tirando a diferença que muitas vezes acontece entre o que se noticia e o que fato se viabiliza no local, esta realidade é bem distinta do que se conhece, não apenas em Campos e região, mas, na maioria dos locais onde este tipo de produção extensiva é predominante.

No caso da Bunge, além dos benefícios diretos aos seus empregados, a empresa anuncia que em Tocantins, onde instala a sua oitava usina, estaria elaborando um plano de desenvolvimento regional no entorno do município-sede, de Pedro Áfono, articulado com os governos municipais e estadual, para a busca de soluções para questões básicas, desde formação profissional da população local até distribuição de água e coleta de lixo, com investimentos previstos para os próximos 5 anos, de cerca de R$ 6 milhões. Se verdadeira, uma baita diferença!

PS.: O grupo Bunge tem no Brasil cerca de 8 mil funcionários. Segundo a empresa, o salário mais baixo da empresa equivale a 106% do salário mínimo local. Veja aqui dados do relatório do grupo empresarial.

Atividades dos jornalistas na 21ª Semana da Imprensa

Quem divulga é o jornalista, Vitor Menezes, do Urgente:
"Futebol de jornalistas abre neste sábado a 21ª Semana da Imprensa"
"A 21ª Semana da Imprensa começa neste sábado, 28, às 9h, com a exibição do melhor do futebol desastre no Imprensa Pelada, no Clube Folha Seca. Depois de um período de "aquecimento", o campo estará disponível para os atletas dos teclados às 10h.
Ainda neste sábado, à tarde, tem o Cine Jornalismo AIC especial com vídeos sobre o jornalismo campista, às 16h, na AIC (Rua Tenente Coronel Cardoso, 460, ao lado da OI/Telemar). E, à noite, também na AIC, tem o II Balada Curta, com Feira de Trocas (leve roupas usadas e objetos para trocar), Mostra Fotográfica, Banca de Livros de Autores Campistas, Leituras Dramatizadas, MPBar, Noite do Vinil e Mostra de Curtas Metragens realizados em Campos.
No domingo, 29, com saída às 9h na AIC, tem o passeio fotográfico a Atafona, com transporte gratuito para os 30 primeiros inscritos (inscrições pelo e-mail wellington.fotografo@gmail.com). Haverá instrutores profissionais para acompanhar o passeio. Basta levar a sua câmera.
De segunda a quarta-feira haverá atividades na Fafic, na sala 220 do Curso de Comunicação Social. Segunda tem Memória AIC, com o radialista José Salles. Na terça tem a oficina Direito para Jornalistas, com o advogado Julio Pizelli. E na quarta, 1º, Dia da Imprensa, tem palestra do procurador da República, Eduardo Santos de Oliveira, com o tema "A Imprensa e o Ministério Público". Sempre às 19h.
Todas as atividades são gratuitas e abertas a todos os interessados."

O tumulto entre empresário e estudantes agora passou para as redes sociais

Alertado por um leitor, o blog foi conferir e viu que o problema entre o empresário Sandro Moura e os estudantes, agora se transferiu para as redes sociais. No Orkut há até um convite para um “vale tudo para quem tiver disposição” entre outras acusações de “rancar dinheiro”.

Pelo visto, o capítulo de violência do dia 25 pode não ter se encerrado com o pedido de desculpas. Veja a transcrição na íntegra do que está escrito em uma das postagens na comunidade “Campos Eventos”: (para quem tem acesso ao Orkut é só clicar aqui e ir direto para a página)

nao tem problema todos que falaram merda eu faço um convite vai ter um vale tudo que rodrigo riscado em agosto vai fazer.se acha que nao tenho desposiçao quem falou, fala para min e vamos fazer uma luta casada dentro do ringue como homen nao na rua, ta feito o convite e só falar se tiver disposiçao.

PS.: Atualizado às 15:20 de 28 de maio de 2011: As mesmas pessoas que informaram ao blog, sobre as postagens no Orkut, agora informaram que as mesmas foram retiradas do ar, mas que haviam feito um cópia da tela, que também enviaram ao blog que publica abaixo para confirmar o que está postado na nota acima. Para ver as imagens em tamanho maior é só clicar sobre elas:

6ª Feira Brasil Offshore em Macaé

Segundo os organizadores, a feira que acontecerá entre os dias 14 e 17 de junho, no Macaé Centro, serão mais de 35 mil metros quadrados de exposição, o equivalente a oito campos de futebol, representando um crescimento de 15% em relação à última edição, realizada em 2009. A feira é realizada de dois em dois anos e colocou Macaé no mapa mundial das cidades base de atividades petrolíferas.

Além da feira, junto em sua grade de atividades acontece a Conferência Internacional de Petróleo e Gás, que tem seu conteúdo especialmente preparado pelo IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis) e SPE (Society of Petroleum Engineers), trazendo especialistas e profissionais de E&P (exploração e produção) para apontar vantagens, gargalos, oportunidades nos mercados On e O­ffshore brasileiros.

A expectativa é de receber durante os quatro dias 50 mil profissionais qualificados e envolvidos diretamente nas tomadas de decisão e realização de grandes negócios. Entre a primeira feira realizada no Macaé Centro até a última edição em 2009, a Brasil Offshore cresceu 82% em área e 36% em número de expositores.

Durante este tempo, de dez anos do início da primeira exposição, a Feira Brasil Offshre se internacionalizou ainda mais e, este ano, tem pavilhões exclusivos para os expositores da França, da Alemanha, da Dinamarca, do Reino Unido, da China e dos Estados Unidos, entre outros países.

Realizada pela Promotora líder mundial em eventos, a Reed Exhibitions Alcantara Machado, em conjunto com o IBP e SPE, entidades mundialmente reconhecidas, a Feira reunirá importantes players como Petrobras, Schlumberger, Weatherford, Baker, FMC, Móbil, UTC, Odebrecht, GE Oil & Gas, Lupatech, National Oil entre outras.

Fofoca?

O blog “Radar on-line” do Lauro Jardim soltou nesta manhã a nota abaixo, aparentemente, para criar intriga, ou não?

Lula versus Garotinho

“Ainda na reunião, um irritado Lula cortou a intervenção de Marcelo Crivella, que relatara uma história que lhe fora passada por Anthony Garotinho a respeito do kit anti-homofobia, com a seguinte frase:

- Ô Crivella, esse Garotinho é um mentiroso.

Por Lauro Jardim.”

PCdoB amplia organização em Campos

O PCdoB/Campos-RJ realizará amanhã um Encontro Regional das 9 às 17 horas, na Rua Marechal Floriano, 147, Sindicato de Saneamento (ex-Cedae), STAECNON-RJ. O evento contará com a presença do ex-deputado Edmilson Valentim, secretário Estadual de Organização Uirtz Sérvulo e João Carlos de Carvalho.

PSB em Campos

O acordo firmado pelo partido com os gestores locais está afastando outros interessados em disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Campos pelo partido.

Mesmo com 25 vagas, e não mais 17 no legislativo campista, não tem ninguém mais bobo, imaginando que com ou sem coligação, algum outro candidato teria chances de se eleger, sem estrutura de concorrer com os três atuais vereadores, Jorge Rangel, Abdu Neme e Altamir Bárbara, mais o ex-prefeito Mocaiber, e o ex-deputado Wilson Cabral.

Resta saber como imaginam compor a nominata, a não ser que o “caixa” dê para bancar os cabos eleitorais como candidatos para ajudar a somar os 10 mil votos de quociente eleitoral. Para eleger cinco seriam necessários pelo menos 43 a 45 mil votos. A conferir!

Campanha Nacional de Combate ao Trabalho escravo foi lançada hoje

O Ministério Público do Trabalho lançou hoje pela manhã a Campanha Nacional de Combate ao Trabalho Escravo na Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília. O objetivo é conscientizar as empresas e a sociedade sobre a necessidade de erradicar essa prática.

Inea prevê fim dos lixões no estado até 2014

Notificação aos municípios para acabar com os lições já começou

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) começou a notificar os municípios que ainda utilizam lixões e que já tenham condições de encaminhar seus resíduos para aterros ou centros de tratamentos de resíduos (CTR) licenciados. A presidente do Inea, Marilene Ramos, determinou a realização de vistorias para verificar a situação da destinação dos resíduos nestas cidades. Os municípios de Seropédica, Mangaratiba e Itaboraí foram os primeiros notificados. O Inea notificou ainda a Universidade Federal Rural que terá de explicar qual a destinação de seu lixo. Uma foto publicada em um jornal carioca, mostrou um caminhão da UFRRJ jogando resíduos num aterro controlado em Seropédica, que não tem cuidados ambientais adequados. As prefeituras terão prazo de dois meses para deixar usar os lixões e poderão contar com apoio financeiro do governo estadual, através do programa de compra de lixo tratado da Secretaria Estadual do Ambiente. Este programa prevê a destinação de recursos para custear parte do pagamento pelo envio dos resíduos aos aterros sanitários licenciados já em operação no estado. Dentro do programa Lixão Zero, que pretende encerrar todos os lixões até 2014, a Secretaria do Ambiente e o Inea, responsável pelo licenciamento ambiental, estão incentivando a criação de consórcios municipais para racionalizar a destinação de resíduos do estado. Oito consórcios foram projetados em todo o estado, reunindo os municípios de pequeno e médio portes, para os quais a construção de um aterro sanitário exclusivo não é viável diante do volume de resíduos.

Da Ascom do Inea.

Centro Acadêmico de Geografia e Reitoria do IFF se posicionam sobre manifestação de 25 de maio

Em carta, C.A. do curso de Geografia do IF Fluminense faz carta à comunidade relatando o fato ocorrido durante a manifestação do dia 25 de maio, na Avenida Pelinca.

"Carta do Centro Acadêmico de Geografia"

"Marchas e incidentes"

Campos dos Goytacazes, 26 de maio de 2010.

"Nós, estudantes, com bandeira hasteada pela “Semana Nacional de Lutas da Geografia”, nos organizamos e marchamos pela nossa cidade, clamando por mais segurança pública. O objetivo era muito simples, uma manifestação pacífica, iríamos fechar o trânsito na Avenida Pelinca por alguns poucos minutos e logo depois iríamos liberá-lo. Faríamos isso, algumas vezes, a imprensa iria registrar, e consequentemente divulgaria nossa insatisfação com o problema já referido.

Ora, vemos dia após dia nossos companheiros sendo assaltados, tendo que entregar seus pertences sob ameaças e, em alguns casos, agressões moral, psicológica ou física. E diferente de nossa acuada administração publica não poderíamos ficar estáticos. De alguma forma deveríamos externar nossa indignação, e pra ser ouvido nada mais óbvio de que fazer barulho, fazer nosso grito de insatisfação ecoar pelas vias públicas e nos tornarmos porta voz de nossa população, que apesar de sofrida se cala.

Reunimo-nos em frente a nossa Instituição de Ensino, confeccionamos cartazes, pintamos nossos rostos e como embaixadores de todos os nossos semelhantes marchamos. Gritamos, bloqueamos o trânsito, erguemos nossas vozes em um coral de protesto. Um cinegrafista filmava o tráfego lento dos carros, pessoas nas calçadas nos apoiavam (confirmando que nosso descontentamento é coletivo).

Toda a manifestação ocorria como o esperado. Porém, infelizmente nem todos compreendem a magnitude de nossos ideais. E como já deve ser de conhecimento geral de todos, um empresário conhecido de nossa cidade e possuidor de recursos suficientes para ter uma segurança privada, mostrou-se avesso a nosso comportamento altruísta, e simplesmente arrancou com o carro furando nossa barreira de forma agressiva levando consigo, numa velocidade preocupante, um de nossos companheiros, que teve a sagacidade de se agarrar ao capô do carro sendo arrastado por dezenas de metros.

Tememos pelo pior, corremos desesperados, gritamos e pedimos para que o motorista parasse o carro, e ele o fez. Nosso companheiro caiu do capô, levantou-se e se deparou com o motorista furioso, que chegou distribuindo gratuitamente socos e ofensas, juntamos nossas forças para apartar o tumulto, alguns de nos também foi alvejado por pontapés e socos, e não demorou muito para se descobrir que o mesmo não estava sozinho. A polícia foi alertada, o tumulto contido, as devidas queixas e boletins de ocorrência foram abertos. Mas ainda resta a indignação, a sensação de que nossa luta não terminou. Provamos a nós mesmos que ainda há muito a se fazer, provamos do sabor amargo da indiferença e do descaso de alguns para o bem comum.

Mas como já dissemos, nossa voz não foi silenciada e na próxima segunda-feira, dia 30 de maio, às 19 horas, partindo de frente do IFF (antigo CEFET) iremos mais uma vez dar as mãos em prol de uma segurança pública digna, nos mostrando contrários à violência urbana e criminalização dos movimentos sociais.

CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS OS ESTUDANTES DE CAMPOS/RJ!

Centro Acadêmico de Geografia – IF-Fluminense"

A Reitoria do IFF emitiu Nota Oficial sobre a questão:

“Reitoria manifesta apoio aos alunos de geografia”

“A Reitoria vem a público manifestar o apoio ao C.A. de Geografia e aos alunos de demais instituições que se manifestaram contra a falta de segurança.

A Reitoria do Instituto Federal Fluminense vem a público manifestar o apoio ao Centro Acadêmico de Geografia do IFF e aos alunos de demais instituições que se manifestaram contra a falta de segurança nas imediações do campus Centro, na noite da última quarta-feira, na Avenida Pelinca.

Tendo como função contribuir para a formação de jovens, o Instituto repudia toda e qualquer manifestação de violência, principalmente a sofrida por Victor Régis, aluno do IF Fluminense e Carol Agra Liberty, da Universidade Federal Fluminense, tendo em vista que a mobilização foi feita de forma pacífica, visando apenas chamar a atenção para o problema.

Cibele Daher Botelho Monteiro

Reitora."

quinta-feira, maio 26, 2011

Audiências Públicas de Licenciamento Ambiental da Siderúrgica Ternium: 7 e 8 de junho

A Comissão Estadual de Controle Ambiental – CECA, está convocando Audiência Pública para apresentação e discussão do Relatório de Impacto Ambiental – RIMA, com relação ao requerimento de Licença Prévia da empresa TERNIUM BRASIL S/A para implantação de Usina Siderúrgica para fabricação de pallets, placas de aço e produtos siderúrgicos, localizada na Rodovia SB-26 s/n, Pipeiras, 5º Distrito do Município de São João da Barra.

As audiência estão marcadas para os dias: 07/06/2011, às 19:00 horas, no Centro Integrado de Educação Pública Profª Gladys Teixeira, situado na Rua Barão de Barcelos nº 256, Centro, Município de São João da Barra, e no dia 08/06/2011, às 19:00 horas, no Ginásio Poliesportivo Prof. Fernando Duncan – SESI/SENAI, situado na Avenida Deputado Bartolomeu Lysandro nº 862, Jardim Carioca, Município de Campos dos Goytacazes. Ambas acontecerão sob a presidência Maurício Couto Cesar Junior e serão secretariadas por Aline Peixoto.

PMSJB inaugura estrada "Degredo-Sede" no domingo

A Secom da PMSJB está informando sobre a inauguração no próximo domingo, dia 29 de maio, a partir das 11 horas, da obra de pavimentação asfáltica da estrada SB-02, que liga o centro da cidade à localidade de Degredo, no quarto distrito. Em 10 de abril de 2010, este blog em nota aqui, com a ilustração do mapa abaixo, mostrou e e comentou sobre o início da preparação desta estrada, que agora tem o asfaltamento concluído. Como o blog disse na ocasião, nos cerca de 400 Km² de área, o município de SJB precisava construir caminhos para o fluxo de pessoas e mercadorias, tendo em vista os macro empreendimentos previstos. Como pode ser visto no mapa ela é uma via alternativa de trânsito para os motoristas que fazem a rota Campos e São João da Barra e vice-versa. O acesso a este novo trecho se dá na conhecida Casa Sincera, na BR-356, depois de Barcelos e antes de Cajureiro, na altura do posto de gasolina.

Jornal Hoje chama de flagrante de intolerância o tumulto no protesto de alunos na Pelinca

Veja abaixo a reportagem exibida no Jornal Hoje da TV Globo:

Alunos em manifestação sobre a violência urbana, vivem caso real nas ruas de Campos e acabam virando matéria nacional

Uma manifestação de alunos do IFF, contra a violência, junto com alunos da UFF e Uenf, no final da tarde de ontem, acabou em atropelamento, briga e discussão com empresário e todos na delegacia. O assunto foi hoje matéria dos principais nos telejornais da Globo, local, estadual e nacional (Bom Dia Brasil, e agora no Jornal Hoje) além de reportagem também na Globo News. Veja aqui o vídeo e detalhes do acontecido. Os alunos argumentam que a manifestação era pacífica e tentava exatamente chamar a atenção para a violência e os assaltos na cidade, por isso, o caso, no entendimento deles, não pode, ficar, sem registro de ocorrência. A manifestação estava na programação do evento "Dia do Geógrafo" informada aqui pelo blog, que programou a discussão da "A violência urbana em Campos".

Morador do 5º Distrito de SJB reclama

O morador do Açu, Dênis Toledo, enviou ao blog a reclamação sobre a presença dos PMs no 5º Distrito de São João da Barra:Olá professor, venho relatar alguns fatos que estão ocorrendo aqui no 5º Distrito e se o Sr. quiser publicar fique a vontade.

Como é de conhecimento do Sr. há um efetivo grande da PM aqui no 5º, estão "guardando" as entradas do porto fortemente armados com viaturas (tipo gol), S10 cabine dubla (Patamos) e motos para evitar uma possível invasão ou manifestações que venham a parar o porto.

Os PMs estão se revezando e parte dormindo a noite na associação de moradores aqui do Açu, detalhe toda alimentação está sendo dada pelo Porto do Açu, onde inclusive estão almoçando e jantando. O Estado está sendo usado para defender um bem particular e dando suporte para o mesmo permanecer ali, será que vão pagar os honorários dos PM's também?!

Enfim, estou consternado com tudo que vem ocorrendo e como que o Estado está servindo aos caprichos do Sr. X e de seus empreendimentos.