65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
segunda-feira, junho 06, 2011
ANP concedeu autorização à LLX para construção da UTP do Porto do Açu
No último dia 2 de junho, a LLX Açu Operações Portuárias S.A. (“LLX Açu”) recebeu da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a autorização para construir uma unidade de tancagem e tratamento de petróleo (“UTP”) no Superporto do Açu, com uma capacidade de armazenamento de 14 milhões de barris e de processamento de 1,2 milhões de barris por dia.
A UTP, que já tinha obtido a Licença de Instalação do INEA (Instituto Estadual do Ambiente do
Rio de Janeiro) desde setembro de 2010, contará com 28 tanques de armazenamento e será, segundo os empreendedores, um dos maiores terminais marítimos dedicados ao petróleo do Brasil.
Ainda segundo a LLX, a localização estratégica em frente à bacia de Campos e o desenvolvimento da UTP, o Superporto do Açu, além de viabilizar o transporte do petróleo nos maiores navios em operação (VLCC e Chinamax) com fretes menores, poderá atender ao crescimento significativo da movimentação de petróleo no Brasil, especialmente nas bacias do pré-sal. Adicionalmente, a UTP realizará atividades de desaguamento, dessalgamento e blendagem com o objetivo de melhorar a qualidade do petróleo cru e reduzir o desconto no preço relativamente ao benchmark internacional.
Para o diretor Presidente da LLX Otávio Lazcano, “esta autorização confirma a vocação do Complexo Industrial do Superporto do Açu para se tornar o novo pólo de Petróleo e Gás para as Bacias de Campos, Santos e Espírito Santo.”
Abaixo algumas imagens aéreas mais recentes do empreendimento do Açu e do local de extração de pedras junto ao Morro do Itaóca:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário