O crescimento das vendas online, pela internet, é enorme no Brasil, quase que na mesma proporção do aumento acesso das pessoas à grande rede. Porém, a qualidade do atendimento, parece que vai na mesma proporção. Mesmo sites e portais de grandes empresas estão com problemas de atendimento, demora na entrega, cobranças erradas, etc. A maior quantidade de casos se refere a entregas demoradas e/ou fora do prazo.
Na semana passada o Ministério Público, depois de inúmeras reclamações, proibiu o site das Lojas Americanas de vender para o Rio de Janeiro depois de problemas no prazo de entrega. Ponto Frio, Ricardo Eletro e outras empresas conhecidas também estão tendo seguidos problemas.
É inexplicável e inaceitável esta recorrência. As empresas estão vendendo o que não possuem em estoques, tentando radicalizar no processo conhecido como “just-in-time”, só realizando a compra no fornecedor, depois do negócio fechado com o cliente.
O blogueiro produz esta nota de caráter geral, mas, esclarece, que já sofreu as conseqüências destes comércios citados, onde entregas prometidas num prazo de dois ou cinco dias úteis chegam a levar até um mês para a entrega, depois do pagamento à vista no boleto.
Abordagens com outras pessoas que fazem uso deste recurso para suas compras atestaram que o problema, não é particular, mas generalizado. Há quem tenha pago e, depois de seis meses, a empresa (conhecida na grande rede) não ter entregue as mercadorias, não devolvido o dinheiro pago e nem apresentado contestação na primeira audiência na Justiça.
Por outro lado, há empresas de pequeno porte, desconhecidas, cujas entregas têm sido feitas, em até dois dias úteis (aqui na região), depois de ter pedido um prazo de dez dias úteis, estando sediada em São Paulo. Diante do quadro tão diverso, é preciso mais que nunca ter cuidado.
Um comentário:
O fato é que o prestador de serviço brasileiro é como todo o resto do povo, está sempre aguardando a oportunidade de levar vantagem sobre os outros, realmente eu sempre desconfiei que os produtos na internet não são mais baratos apenas por conta de não necessitar de vendedores e estrutura logistica, mas porque realmente os produtos não estão em estoque, voce compra eles pegam seu dinheiro e ai compram... é ridiculo, mas tem casos piores, os espertinhos, que nem tem loja nem produto nenhum e que pegam seu dinheiro em troca de nada "o sonho de todo o brasileiro"
Postar um comentário