65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
terça-feira, junho 14, 2011
BR-101: Duplicação já!
O acidente desta manhã acende mais uma luz amarela da grave situação da nossa rodovia. A duplicação é urgente. É inaceitável que os problemas não sejam resolvidos e a duplicação iniciada imediatamente.
É hora de se pressionar pelas soluções. É perceptível o pouco caso e interesse da concessionária, em começar a investir o dinheiro arrecadado nas cinco praças de pedágio da rodovia. Sem pressão o processo será lento. O grito do comentarista do blog feita em nota abaixo e trazida para este espaço reforça a necessidade de cobrar soluções. A logo ao lado, já completou uma década e até agora o que temos?
"A Auto Pista tinha que arcar com algum custo em caso de acidentes. Só assim ela teria real interesse em fazer a duplicação. Deveria ser obrigada a pagar uma indenização por cada pessoa ferida ou morta na estrada. Como ocorre com o seguro DPVAT. Se assim fosse, a rodovia já estaria duplicada. Os políticos da região tinham que tomar alguma providência! Cadê os prefeitos,os deputados federais e os deputados estaduais da região? Estão esperando o quê? Que algum ente querido morra nesta BR-101? Saibam que para isso acontecer é muito fácil. A situação passou dos limites!"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
10 comentários:
Ninguem, exceto a ANTT, sabe qual é o real calendário de obrigações da Autopista Fluminense. Escondida pela desculpa do licenciamento ambiental em Poço da Anta e de um calendário nebuloso, a subsidiária da OHL vem se esquivando de cumprir seus compromissos enquanto capitaliza para o combalido grupo espanhol. A ANTT precisa ser provocada e deixar claro para a sociedade qual é o caderno de obrigações da concessionária.
Já está passando da hora da ANTT tomar vergonha na cara e determinar que a concessionária OHL inicie IMEDIATAMENTE as obras de duplicação do trecho de Macaé a Campos começando pelo contorno`da cidade de Campos dos Goitacazes sob pena de uma enxurrada de ações de danos morais à essa concessionária da conhecida RODOVIA DA MORTE de milhares de familiares enlutadas sob a desídia da administração pública seja municipal, estadual ou federal antes que seja tarde.
DUPLICAÇÃO JÁ, EU APOIO
Que todos os moradores das cidades desservidas por essa concesssionária ostentem pelo menos uma FITA PRETA na antena de seus carros enlutadas com os milhares de conterrãneos ceifados pela omissão nossa de cada dia.
ESSES SÃO OS VERDADEIROS MÁRTIRES.
As famílias enlutadas, perdoem - nos por sermos todos omissos,eu incluído.
As prefeituras recebem repasse de ISS da Autopista.
Quanto Campos já arrecadou? Para onde foi este dinheiro? Em que eles devem investir?
São perguntas sem respostas...
Professor
Já passou da hora de se iniciar, efetivamente, um movimento pela duplicação da BR 101, o que se vê, é um papo para enganar trouxa, as autoridades municipais e políticos das regiões que são cortadas pela BR, fingem que estão empenhados em viabilizar a duplicação da rodovia, a concessionaria, também, se coloca como bastante interessada, mas, porém, nada pode ser feito devido a um pequeno problema ambiental, em um curto trecho por onde corta a rodovia. Uma boa desculpa para nada se fazer e todos ficarem bem na fita. Porém, até onde eu estou informado, o restante da estrada está liberada para o inicio da duplicação. Então porque não é iniciada a obra? Quais são os interesses que estão por trás desse retardo no inicio da duplicação? Acredito que não seja só o econômico, da Auto Pista Fluminense. Deve ter mais alguns outros que não conhecemos.
O que mais me irrita é que as estatísticas vêm sempre afirmando que o problema dos acidentes está no excesso de velocidade e consumo de álcool, fato que contém um tanto da verdade. Mas nunca citam a periculosidade excessiva e a baixa qualidade das estradas brasileiras, isso a imprensa ignora sempre.
O trecho de Campos a Serrinha deveria ser inteiramente refeito, pois é excessivamente sinuoso.
Pelo que se sabe, a concessão da BR 101 foi por 25 anos.
Já estamos no quarto ano com a Auto Pista e nada de duplicação. Praticamente, mesmo que as obras começassem hoje, se passarão mais de 1/5 do prazo da concwssão sem as obras de duplicação.
Se deixar como está, os 25 anos vão se passar e nada de duplicação. Ou seja, a Auto Pista vai embolsar os pedágios de forma integral sem arcar com os custos da duplicação.
Aliás, o próprio nome AUTO PISTA é uma brincadiera de mal gosto com os usuários. AUTO PISTA, segundo o dicionário Aurélio é sinônimo de "Auto-estrada (1) para grandes velocidades, com pistas duplas e acessos limitados".
Portanto, autopista necessariamente possui pistas duplas. Até agora, nada de duplicação. O nome da empresa é uma brincadeira de mal gosto. Uma enganação.
Tem que fazer manifestação bloqueando a pista próximo aos pedágios e proprietários rurais apoiarem a causa (que tb é deles) cedendo passagem aos usuários da pista por atalhos nessas propriedades para ninguém pagar pedágio.
Quem sabe assim a OHL começa a se movimentar.
Do jeito que estão fazendo, até eu teria capacidade financeira para participar de licitação e explorar essa concessão. Assim é fácil.
Do IBAMA ninguem fala nada, né?! O processo de licença corre lento em Brasília. O próprio Dep. Lindemberg já está na luta para acelerar esse processo. Isso é Brasil. Burocracia!
Boa noite amigos,
A Comissão de Minas e Energia acaba de aprovar o requerimento 57/11, de autoria do Dr. Aluízio, que requer a realização de Audiência Pública para tratar da BR101. Foram convocadas para audiência: ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico), o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e representante da empresa Autopista Fluminense. A audiência visa tratar da concessão do trecho da BR 101 entre a cidade do Rio de Janeiro e a cidade de Campos à empresa Autopista Fluminense.
Confira o requerimento na íntergra:
CÂMARA DOS DEPUTADOS
COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA
54ª Legislatura - 1ª Sessão Legislativa Ordinária
PAUTA DE REUNIÃO ORDINÁRIA
DIA 29/06/2011
LOCAL: Anexo II, Plenário 14
HORÁRIO: 10h
A - Requerimentos:
1 - REQUERIMENTO Nº 57/11 - do Sr. Dr. Aluizio - que "requer a realização de Audiência Pública, com a presença de representantes da ABNT, do IPHAN, do IBAMA e da empresa Autopista Fluminense, para tratar da concessão do trecho da BR-101 entre a cidade do Rio de Janeiro e a cidade de Campos à empresa Autopista Fluminense.
att: Mauricio Passeado
Boa noite amigos,
A Comissão de Minas e Energia acaba de aprovar o requerimento 57/11, de autoria do Dr. Aluízio, que requer a realização de Audiência Pública para tratar da BR101. Foram convocadas para audiência: ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico), o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e representante da empresa Autopista Fluminense. A audiência visa tratar da concessão do trecho da BR 101 entre a cidade do Rio de Janeiro e a cidade de Campos à empresa Autopista Fluminense.
Confira o requerimento na íntergra:
CÂMARA DOS DEPUTADOS
COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA
54ª Legislatura - 1ª Sessão Legislativa Ordinária
PAUTA DE REUNIÃO ORDINÁRIA
DIA 29/06/2011
LOCAL: Anexo II, Plenário 14
HORÁRIO: 10h
A - Requerimentos:
1 - REQUERIMENTO Nº 57/11 - do Sr. Dr. Aluizio - que "requer a realização de Audiência Pública, com a presença de representantes da ABNT, do IPHAN, do IBAMA e da empresa Autopista Fluminense, para tratar da concessão do trecho da BR-101 entre a cidade do Rio de Janeiro e a cidade de Campos à empresa Autopista Fluminense.
ATT:Mauricio Passeado
Postar um comentário