A sua intervenção e a do seu blogue, incontestavelmente o mais respeitado do ponto de vista institucional, deverá ser no sentido de obter uma resposta Urgente e Positiva dessa empresa OHL que detém a concessão da exploração da rodovia que nos leva à capital – a BR 101, de traçado obsoleto e com sofrível pavimentação –, para que os moradores de Campos e demais cidades vizinhas contem ao menos com esse recurso paliativo para garantir a sua sobrevivência, como mínima contrapartida ao caríssimo pedágio praticado.
E enquanto não vem a duvidosa e incerta duplicação das suas pistas!
Saudações.
José Ronaldo Saad
engenheiro."
"Caro Prof. Roberto Moraes
Com certeza a maioria dos campistas e sanjoanenses já teve a oportunidade de percorrer a BR 356, que liga os dois municípios, após as obras que a colocaram no patamar das melhores estradas brasileiras.
Penso que há unanimidade em relação ao fato de que os 41 quilômetros dessa estrada se transformaram em um verdadeiro tapete oferecido ao tráfego. Não só pelo acréscimo dos acostamentos - antiqüíssima e legítima reivindicação dos usuários, sempre menosprezada face à fragilidade dos políticos regionais - quanto pela qualidade da massa asfáltica utilizada na pavimentação.
Para coroar a alta categoria do projeto do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – e a primorosa execução dos serviços levada a efeito pela empresa CAMTER, Construções e Empreendimentos S/A, as duas pistas foram dotadas de uma excepcional sinalização horizontal.
As Normas EM 373/2000 e NBR 1436/00, facilmente verificáveis em
http://ipr.dnit.gov.br/manuais/Manual_Sinalizacao_Rodoviaria.pdf e https://gestao.dnit.gov.br/rodovias/operacoes-rodoviarias/prosinal/09-3.1-termodereferenciaedital-332.pdf
especificam com extremo rigor a sinalização rodoviária ali empregada: tinta termoplástica à base de resina acrílica impregnada com microesferas retrorefletivas; e três linhas de tachas refletivas de marcação luminosa bidirecional nas duas laterais da pista, sendo brancas na borda da faixa da mão, vermelhas na faixa contrária e amarelas no eixo da rodovia.
O conforto e a segurança que essa sinalização vem proporcionando aos usuários são inquestionáveis. Uma viagem à noite pela renovada via nos traz a imagem de uma pista de aeroporto, tal é a luminosidade e eficiência das tachas e da pintura de demarcação de tráfego. Elas, virtualmente, conduzem o motorista mesmo em condições de visibilidade quase zero (neblina, por exemplo). Sem dúvida, muitas vidas serão poupadas do habitual massacre do trânsito por essa simples iniciativa.
Os engenheiros Guilherme Fraga Freitas, do DNIT e Roberto Maia, da CAMTER, deveriam ser homenageados pela Câmara de Vereadores, graças à criteriosa fiscalização do primeiro e à excelência da execução do projeto pelo segundo, nessa importantíssima obra que a população ganhou por interveniência exclusiva de grupos estranhos à nossa região (LLX, obviamente) e que, fortuitamente, veio suprir a incompetência e a desunião dos políticos daqui, focados que estão sempre na disputa da bilionária fazenda municipal.
A motivação desse relato é denunciar a SINALIZAÇÃO da BR 101, tanto no sentido Rio quanto no de Vitória, que merece os adjetivos PÉSSIMA e CRIMINOSA, por mera comparação com a 356. Nem será necessário destacar que o tráfego da primeira é EXTREMAMENTE superior ao da segunda.
Espero firmemente que você, pelo prestígio seu e de seu blogue, e pela responsabilidade advinda disso, se faça porta-voz dessa nossa infeliz comunidade, que de guerreira histórica que era se fez servil, e lamentavelmente prossegue amordaçada pela inércia, subserviência e falta de exercício de sua cidadania - haja vista a medonha e vergonhosa situação do município nos setores da SAÚDE, da EDUCAÇÃO e da INFRAESTRUTURA, não obstante o caudaloso volume de royalties que aufere.
Veja que a citada obra federal custou pouco mais de 18 milhões para todos os seus 41 quilômetros, valor conferível nas suas placas, enquanto obras muito menores em qualidade e extensão (Arthur Bernardes – 6 km; Campos-Goitacazes – 7 km; sambódromo; e muitíssimas outras em Campos dos Goytacazes) custam ao bolso dos munícipes 50, 60, 80 milhões cada. Algo como VINTE VEZES mais caro.
Enquanto isso, a elite campista e o Ministério Público? Vão bem, obrigado."
8 comentários:
Como estudante de Arquitetura e Urbanismo, fico feliz que ainda existam pessoas lucidas e com sensibildade aos problemas e aberrações que acontecem em nossa região. Parabens aos dois engenheiros; um por acolher um dos melhores post sobre a situação politica de nossa região e ao outro pela lucidez e imparcialidade em abordar o assunto postado. Existe luz no fim do tunel.
Professor
Será que também és favorável a erros matemáticos nos livros didáticos. Afinal, isto também é bem comum, bem popular!
Quem entregou a concessão da rodovia foi o governo federal que é o responsável pela fiscalização. Este destaque no final do texto(VINTE VEZES) deve ser alguma homenagem ao Palocci que ontem falou,falou e nada disse. A rede globo, sempre atacada pelos petistas foi o veículo que Palocci procurou para tentar se salvar...
Existem grupos(pra não dizer outro nome) que são pequenos , outros são muito grandes, este por exemplo é imenso estão sempre a espreita olhando Blogs ou jornais para defender os seus chefes ou senhores, sempre procuram atacar para esconder o proprio rabo. Caros serviçais de senhores indefensaveis coroneis da região, o post em questão apenas mostra o problema que vivemos em nossa região, obras superfaturadas e mal feitas sem nenhuma qualidade tecnica que deveria ter; quanto ao ministro deixa pra la , primeiro vamos resolver nossos problemas em nossa casa ou região depois teremos quem sabe moral e decencia para chegar ate a capital ou Brasilia, como vamos consertar em Brasilia o que não vivenciamos aqui, ou seja defendemos, aplaudimos e ainda trabalhamos na eleição de pessoas que não precisaria nem da LEI DE FICHA LIMPA para bani-los mas sim força de vontade e vergonha na cara de nosso povo.
Ótimo texto...
Há muitas coisas por tráz das obras da Rj 356 ..Quem acredita que esta inclivel obra foi feita para atender meras pessoas como nós acaba se enganando..
Ótima postagem, Aproveitando o assunto, a rua Nova em Guarús próximo ao IFF e General Dultra, encontra-se abandonada, precisando de reformas e sinalização, não suporta todo aquele transito de caminhões pesados da BR101( acidentes são frequentes - risco para os moradores e alunos das escolas)...O que esta faltando para a retirada deste transito da rua Nova???Aliás, quem é responsável pela a manutenção desta rua???
Excelente post. Excelente comparação entre as obras.
Lembro-me, na década de 90, de que o discurso defensor do processo de privatização sempre o associava a qualidade. Privado: bom; Público: ruim. No caso das rodovias federais em questão, a 101 teve sua administração concedida a uma empresa privada, que nos cobra um caro pedágio e continua a não oferecer segurança, visto que até hoje não há sinais da duplicação. A 356, que muitos pensam ser estadual, é uma rodovia federal que vem de Belo Horizonte-MG e liga dois estados da União, apresenta em sua reforma, além de todas as especificações levantadas pelo engenheiro, o preço bem inferior aos gastos milionários que esta e as anteriores administrações municipais vêm executando, como o tal sambódromo.
Infelizmente vivemos um contexto em que as pressões e os lobbys acabam movendo as políticas públicas. De qualquer maneira, a obra da BR-356 mostra que a ação dos governos é mais do que necessária para a nossa infra-estrutura, e que nem sempre a privatização é o melhor caminho, pois a preocupação e a responsabilidade das empresas não são as mesmas que devem ter os governos.
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