sábado, junho 25, 2011

Delta Construções venceu privatização de estrada feita por Garotinho em 1999

A Delta junto com a Oriente num consórcio venceram a licitação da concessão de rodovia Itaboraí – Friburgo – Macuco em 1999. Portanto, o conhecimento com a Delta é antigo.

A estrada de 138 quilômetros de extensão tem, desde à época da concessão, 4 praças de pedágio, cada um deles com a tarifa básica de R$ 3,70, valor para carros de passeio (2 eixos). A data de revisão destas tarifas será daqui a pouco mais de um mês, no dia 02/08/2011.

O certame licitatório feito pelo governo Garotinho foi o CN nº 001/99 promovido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro - Poder Concedente, através da Fundação de Departamento de Estrada de Rodagem do Rio de Janeiro – DER-RJ, para a “Exploração e Operação do Sistema Viário Itaboraí – Nova Friburgo – Macuco”, composto pelas rodovias RJ 104, a partir do Viaduto de Duques, na BR 101, até o entroncamento com a RJ 116, no km 0,00, numa extensão de 1,70 km, e da RJ 116, entre o km 0,00 e o km 138,76, numa extensão total de 140,40 km. Em 16 de março de 2001, a Rota 116 assumiu a administração do Contrato de Concessão no 08/2001. O prazo total da Concessão é de vinte e cinco anos, contados a partir da Ordem de Serviço expedida em 21/03/2001. A Rota 116 iniciou a cobrança da Tarifa Básica de Pedágio - TBP a partir da conclusão dos serviços iniciais que ocorreu nos dias 28/11/2001 (inauguração da Praça de Pedágio P1 – km 1,9, em Itaboraí), 06/02/2002 (inauguração da Praça de Pedágio P2 – km 48,8, em Cachoeiras de Macacu, e da Praça de Pedágio P3 – km 90,3, em Nova Friburgo) e em 20/04/2002 (inauguração da Praça de Pedágio P4 – km 122,3, em Cordeiro).

Uma observação a melhorias citadas não incluem duplicação da rodovia. O blog repete: são 4 praças de pedágio, para um total de 138 quilômetros, ou seja, um pedágio a cada 35 quilômetros, conhece algo parecido?

Em novembro de 2001 diante de inúmeras reclamações de moradores, o governador insensível manteve a concessão. Só neste feriado a concessionária está estimando o fluxo de cerca de 150 mil veículos.

Clique aqui e leia sobre reclamações dos moradores e autoridades da região serrana sobre a rodovia.

5 comentários:

George A. F. Gessário disse...

Longe de mim defender o bolinha, digo garotinho, mas o problema foram as constantes e numerosas DISPENSAS de licitação por parte de Cabral em favor da contratação da Delta, não contratar a empresa em si.

Anônimo disse...

é verdade cabral tem que explicar as dispensas. mas as "licitações fajutas" no Rio e Campos precisam ser tambem explicadas. ou não?

4 pedágios em 130 KM quilômetros por R$ 3,80, na BR-101 é R$ 2,80 por cada 60 quilômetros e ainda é este absurdo de esperar a duplicação e lá sem duplicação nem nada? Olhaaaaaaa...

É por isto que o casal fica quietinho sobre a BR-101. o professor lembrou bem, ughh!

Anônimo disse...

Engraçado que o sr, n falou nada contra Cabral ONDE AS IRREGULARIDADES SÃO COMPROVADOS, E QUANDO FALA DA DELTA, VEM LOGO FALAR DE GAROTINHO,ESSE BLOG JÁ FOI IMPARCIAL...

Roberto Moraes disse...

Caro(a) anônimo(a) das 07:13 PM,

Insiste sempre no mesmo tema. Este blog não é, e nunca tentou ser imparcial.

Sobre o assunto leia a opinião publicada, aqui há quase três anos, no dia 30 de setembro de 2008, cujo título é "O mito da imparcialidade".

Neste link:
http://robertomoraes.blogspot.com/2008/09/o-mito-da-imparcialidade.html

Um pequeno e introdutório trecho:
"O grande jornalista Ricardo Kotsho já disse que um blog não existe sem opiniões e se ela é imparcial, talvez, nem possa ser considerada como opinião. Ninguém visita um blog sem saber disso. Talvez, um ou outro desavisado chegue até aqui sem ter pensado nada sobre o assunto."

"Os leitores dos nossos blogs querem opinião até para reformular ou sedimentar as suas convicções. E todos, sabem que ela sempre vem junto de posições que representam cortes ideológicos, culturais, etc."

Interessante que estes que reclama esta isenção compram os espaços nas rádios, tvs e jornais com dinheiro do povo, para veicular a "sua informação" e a sua opinião.

Sendo assim, o blog repete e entende que presta mais serviços oferecendo outras informações e opiniões a seus (suas) leitore(a)s que não saem nos veículos (todos) contemplados com o dinheiro do povo praticando a imparcialidade que o (a) comentarista deseja.

O(a)s leitore(a)s que lêem os blogs não são bobos. Eles lêem, observam e analisam tudo que é publicado.

É inegável, que de acordo com a fonte,a informação já nasce comprometida para muitos leitores/observadores.

O blog do líder que o(a) comentarista defende é um deles, na "imparcialidade" dele, o mesmo coincidentemente, repete o que os veículos locais já reproduzem, a partir do dinheiro do povo que recebem.

Sds.

George A. F. Gessário disse...

Anônimo Essas concessões nunca serão explicadas assim como foi no caso das privatizações no governo FHC, o Brasil tem uma tradição estranha em dispôr mal do patrimônio e dos serviços públicos para particulares, tomando pra sí quase sempre mais ônus q bônus q, é claro, são repassados pros administrados, questionei apenas quanto à matéria postada pelo Roberto ter ligado essa concessão (DIGA-SE DE FATO MAL FEITA pelo casal) à investigação q paira sobre as dispensas de licitação no governo Cabral em favor da Delta.