quinta-feira, junho 02, 2011

Diferença cultural Brasil - China

“Os chineses não poderiam ser mais diferentes. Eles demoram muito para tomar uma decisão, a questão é que quando eles finalmente se decidem, querem fazer a coisa em dois dias. Mas, a esta altura, os brasileiros já desistiram de qualquer esperança de fazer negócio e estão totalmente despreparados. Os brasileiros com a hiperinflação crônica das décadas de 80/90 se desacostumaram do planejamento de longo prazo”.

“A questão da hierarquia é também um grande empecilho em muitas negociações. Os brasileiros sempre observam o número de perguntas que os chineses fazem. Se você oferece Y a eles, eles querem saber porque X não era uma boa opção. A razão é que o executivo chinês que está perguntando não deverá ser aquele que tomará as decisões. Assim, o seu trabalho é sempre o de recolher o maior número possível de informações e repassá-los para o chefe.”

Hsia Hua Sheng, diretor da consultoria Luz Engenharia Financeira, na matéria, “Brasileiros ainda sofrem para entender o estilo chinês”, matéria da Samantha Pearson do Financial Times, republicado pelo Jornal Valor.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vide os 2 anos que os chineses estão levando para fazerem o aterro no Porto do Açu... e não conseguem concluir.