quinta-feira, junho 30, 2011

IFF terá campus em Itaboraí, Santo Antônio de Pádua e Arraial do Cabo

O anúncio dos novos campi dos IFs deverá ser feito agora em julho pela presidenta Dilma Roussef. Os dois primeiros, Itaboraí é o município sede do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense, terão que ser construídos. Já o terceiro é atualmente vinculado ao IFRJ, mas, deverá ser transferido ao Instituto Federal Fluminense (IFF) por uma questão de ordenamento territorial, já que na região da Baixadas Litorâneas (Região dos Lagos) o IFF já tem implantado e em funcionamento o campus Cabo Frio.

Além disso, o campus avançado de Quissamã passará à condição de campus como os demais, não sendo mais considerado como campus avançado com um custeio compartilhado com a prefeitura. Enquanto isto, o Núcleo Avançado de São João da Barra continuará no processo paulatino de gestão compartilhada com a Prefeitura, como aconteceu com Quissamã, até que se tenha autorizado a sua federalização. Em Cambuci, numa fazenda que funcionava como Experimental do MInistério da Agricultura e que foi transferido para o patrimônio do IFF, o Campus Bom Jesus atua com cursos de extensão e o IFF tem projetos de expandir.

Em cursos de Educação à Distância (EaD) o IFF tem ou está estruturando núcleos nos municípios de SJB, Miracema e Casimiro de Abreu. Além deles, o IFF atua com cursos em Cambuci e Segundo a reitora, professora Cibele Daher o desafio é continuar a expansão de forma paulatina e responsável, atendendo às demandas da população do interior fluminense, com a principal preocupação de manter a qualidade na formação nos diversos níveis de ensino em que o Instituto atua, desde a educação básica até a pós-graduação com cursos de mestrado.

6 comentários:

douglas da mata disse...

Enquanto isso, os malabarismos para suprir a falta de professores.

Ameaça real a qualidade do que já existe.

Pensando bem, um grande problema das expansões, em todos os setores(comerciais, empresarias, militares e nas entidades públicas)é conseguir sustentar o próprio tamanho.

Com o IFF, infelizmente não será diferente. Uma pena.

Abraços.

Rafael Leite disse...

E São Fidélis, tem alguma chance do IFF chegar por lá?
Existe essa possibilidade?

Roberto Moraes disse...

Caro Rafael,

No curto prazo não.

Sds.

Unknown disse...

Vc sabe algo sobre a Faetec em Maricá? Vi umas placas, mas não sei se é verdade! grata!

Anônimo disse...

Vc sabe algo sobre a Faetec em Maricá? Vi umas placas, mas não sei se é verdade! grata!

Roberto Moraes disse...

Não tenho informações.