65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
terça-feira, junho 14, 2011
O dinheiro do mundo em 2050
O estudo da PwC "O setor bancário em 2050" produziu o gráfico abaixo. Por ele é possível ver que o nosso país sai de uma participação de 1,5% em 2009, para 3,4% na previsão para 2050 nos chamados chamados ativos bancários que estarão circulando em todo o mundo. Este estudo avalia que o Brasil terá cerca de US$ 10,6 trilhões circulando pelos bancos.
Interessante observar que enquanto os EUA, Canadá, Inglaterra, Alemanha, França, Itália e Japão perdem participação, a China tem a previsão de triplicar sua participação, a Índia de multiplicar por dez e junto com o Brasil, também aumentam a sua participações no mundo, o México e a Rússia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário