65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
domingo, junho 19, 2011
Rádio Relógio Federal
Assista abaixo a um curta documentário "O minuto é um milagre que não se repete". A Rádio Relógio Federal foi um sucesso nos anos 1960, 1970 e 1980. Mas sua transmissão característica que informava a hora de minuto a minuto ainda permanece viva na memória de seus ouvintes. Você sabia?
Quem como o blogueiro viveu entre 1978 e 1984 no Rio de Janeiro sabe bem o sucesso alcançado pela rádio hoje na memória de alguns. Este documentário já participou com sucesso de alguns festivais de curtas e está inscrito no aqui no portal CurtaDoc.
Este vídeo tem a participação de um campista, que é estudante concludente de Cinema, na PUC-RJ, Ivan Mussa, que neste curta atuou na produção do som. Confira:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
Só faltou a propaganda: DEPOIS DO SOL QUEM ILUMINA O SEU É........
É a Galeria Silvestre, rs,rs,
Bem lembrado. Isto é Calomeni!
O pastor R.R. Soares, com a compra da Rádio Relógio, acabou com a possibilidade de se acertar o relógio com precisão de segundo, como se podia fazer antes. Ou seja, se fazia o relógio voltar a marcar exatamente ao terceiro sinal, em sincronia com o relógio atômico. Agora, a hora marcada é apenas aproximada, podendo o relógio ficar com diferença de quase um minuto, e às vezes nem aproximada, porque não é informada em todos os minutos do dia. Poderia muito bem ter sido mantida a informação das horas como antes e A Palavra De DEUS Ser Pregada sem prejuízo de uma sílaba sequer, como antes era feito com as curiosidades que eram divulgadas (você sabia?). E atualmente poderia também ser acessível pela Internet. Mas, afinal, para que manter bem feito se pode passar a ser mal feito? Esta é uma característica do brasileiro, infelizmente, salvo raríssimas exceções.
Será que é possível conseguir uma gravação da hora certa que era oferecida pela Sapataria Morena, onde é proibido vender caro? Nesse momento a Radio Relógio emitia o Lá Fundamental tão útil para os musicistas da época. Seria um achado e tanto
Caro Otílio,
Infelizmente não tenho como lhe ajudar, mas acho que aqui pela internet você pode conseguir algo.
restaurante bicho papão, praia de jurujuba em niteroi; depois do sol quem ilumina seu lar é a galeria silvestre, madeiras é na bissau, sãO CLEMENTE 21, pasquale papa ferragem, rua dom manuel 20, botafogo, e por ai vai.
parabens roberto,era muito bacana mesmo quando queriamos a hora certa p acertar o relogio,ou para ir p a escola ou outro coisa qualquer era a radio relogio,com esse seu blog,recordamos tantas coisas do passado.
José Maria
Muito Bom esta reportagem sobre a Rádio Relógio que ficou na saudade.
Postar um comentário