65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quinta-feira, julho 21, 2011
A evolução da formação dos metalúrgicos do ABC
O blog tendo sido alertado pelo professor Luiz Pinedo, traz para este espaço uma interessante reportagem sobre a evolução da formação escolar dos metalúrgicos do ABC está na edição de hoje do jornal Valor:
"Pesquisa do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) aponta expressiva mudança no perfil do metalúrgico da região entre o ano de implantação do Plano Real (1994), quando o último levantamento foi realizado, e o ano passado. Quase metade dos 120,1 mil operários nas fábricas do ABC em 1994 sequer tinha completado o ensino fundamental. Apenas 10% tinham ingressado em um curso de ensino superior - 6% concluíram. Hoje, pouco mais de 18% já ingressaram na faculdade, sendo que 13% saíram com diploma. E 112 operários possuem mestrado ou doutorado".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário