65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
domingo, julho 17, 2011
Queimada
A foto foi enviada ao blog por Marcelo Coutinho, por volta das 15 horas, e segundo ele tirada do prédio onde mora, em Campos, "região oeste do município, na direção de São Fidélis. Marcelo reclama da poluição e do CO2 liberado. O site de notícias Ururau diz ter sido um canavial queimado na área do Assentamento Antônia de Farias, na localidade de Pernambuca, região próxima à Lagoa de Cima. O vento teria aumentado a propagação do fogo, queimando outras plantações além da cana, produzindo imensa fumaça:
Atualizado às 10:54 de 18/07/2011: Imagem feita também ontem e enviada ao blog por Admardo Augusto de Azevedo Silva:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
11 comentários:
COM A PALAVRA O GOVERNADOR SERGIO CABRL.
eu nao sei oq é pior é ainda existir usinas em Campos ou existir e ter esses metodos de plantio .... eita cidadezinha..precisa crescer populacionalmente apenas e sim mentalmente
Se não conhecem nada sobre o assunto, fiquem quietos para não falarem besteira.
A queimada existe porque os trabalhadores deste setor se insurgem veementemente em cortar a cana não queimada; e, a máquina de cortar cana, além de custar mais de 1 milhão de reais, cada uma, substitui centenas de milhares de cortadores.
Portanto, reitero, fiquem calados para não repetirem besteiras!
Kkkkk! Centenas de milhares de trabalhadores?!?! Onde, quando, porque?
Centenas de milhares realmente é um número assustador!! uahehuaeHUAE
Que máquina é essa, Jesus?? uAHUAHahuahuA Imagina o tamanho do monstro!!
Campos ainda nem tem 5 centenas de milhares de habitantes! Vai todo mundo perder o emprego no canavial? HUahuAHUHUa
De que adianta produzir carro a álcool (teoricamente menos poluente)se para a produção da cana se faz queimadas, produzindo muito mais CO2, aquecimento, e problemas de saúde da população. É melhor ficar com os derivados de petróleo.
Os carros a álcool só estão servindo para sustentar usineiros falidos, que só pensam neles, pois o preço do álcool está sempre mais caro. Um oligopolio em detrimento da população.
Se não tem competência para produzir cana sem queimada, que se opte por outros tipos de lavoura. Não vai faltar emprego e não teremos mais estes empregos de semi-escravidão, que são os dos cortadores de cana.
O comentarista das 8:13PM deve ser usineiro ou canavieiro, só pode pois ninguém, em sua sã consciência iria tecer comentário tão tosco, tão fora da realidade. Caro amigo, estamos no terceiro milênio - ano de 2011 e vc fica aí defendendo a prática da queimada ? Vá se danar !
Temos, atualmente, técnicas agronômicas de plantio direto, cultivo mínimo, controle biológico de pragas, rotação de cultura, consórcio de plantas e vc fica aí enaltecendo as queimadas ? Tenha consciência.
Estou de saco cheio desse município onde cada um faz o que bem entende. Acabei de sair de casa e dá dó ver o terreno, a varanda, a garagem e a cozinha invadidos por fuligem da queima da cana. Quem deu permissão para vcs invadirem minha residência com sua fuligem ?
Gostei muito mesmo dos comentários do anônimo das 9:44 AM "Se não tem competência para produzir cana sem queimada, que se opte por outros tipos de lavoura." Muito oportuno esse tipo de comentário. Temos que nos sacrificar às custas dos coronéiszinhos da cana que não sabem colher cana sem queimar tudo em volta ? Vão se danar, cafagestes poluidores !
A sociedade civil de campos TEM QUE DAR UM BASTA NAS QUEIMADAS JÁ. ESPERAR ATÉ 2024 É O CÚMULO !
ao anonimo das 8.13pm ;faço de suas palavras as minhas.parabens e quem nao tiver satisfeito com as queimadas vai morar em minas pq la nao tem.rs.rssssss
Hoje mesmo presenciei uma moça no centro da cidade (onde caiu muita fuligem por volta das 14:30 hs) ficar deseperada porque uma fuligem caiu dentro de um de seus olhos. Teve que procurar ajuda médica imediatamente.
Sem contar a quantidade de pessoas que sofrem de alergia e asma. O comentariasta das 2:18 hs deve ser médico alergista. Deve estar faturando muito com a desgraça dos outros.
O interesse da maioria deve prevalecer!! Fato: Queimadas geram sujeira, poluição do ar, doenças respiratórias, morte de animais..etc..
"ahh, mas milhares perderão os empregos"....aquilo é trabalho escravo praticamente! É pra ontem acabar com as queimadas e se inserir no século 21, ô sociedade atrasada!
Os campistas como sempre na vanguarda da burrice. Foram os últimos a libertar os escravos. Agora serão os últimos e parar com as queimadas.
Postar um comentário