65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quarta-feira, agosto 10, 2011
Entraves para duplicação na BR-101 são liberados
O blog recebeu da assessoria de comunicação do vereador Danilo Funke de Macaé:
“O senador Lindberg Farias (PT) comunicou ao vereador Danilo Funke ao final da manhã desta quarta feira que as últimas documentações necessárias à liberação das obras de duplicação da BR 101 no trecho de Macaé a Campos foram solucionadas e as obras começam a qualquer momento. Danilo comemorou a notícia e prestou homenagem aos mortos na rodovia da morte como o vereador de Campos Renatinho (Renato Barbosa - PT).
O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) anunciou, nesta quarta-feira (10/8), a retomada das obras de duplicação da BR-101 Norte fluminense, no trecho que liga Macaé a Campos. As obras de melhorias da via estavam paralisadas por falta de licenciamento ambiental. A informação foi dada após reunião entre o parlamentar e o presidente do Ibama, Curt Trennepohl. Com o sinal verde, a Autopista Fluminense, concessionária que administra a rodovia da ponte Rio-Niterói à divisa com o Espírito Santo, poderá realizar as obras, após a publicação no Diário Oficial da União.
“Esse é um trecho importante para o transporte de cargas e materiais da indústria do petróleo. As condições estavam péssimas em 59 quilômetros da rodovia. Era um ponto que não poderia permanecer abandonada, sem sinalização e perigoso para os motoristas. No mês passado, houve um acidente gravíssimo envolvendo um ônibus e caminhão deste ano que deixou 40 feridos”, afirmou o senador, que pressionou o instituto a acelerar a análise dos estudos de impacto ambiental.
De acordo com a concessionária, a duplicação da rodovia na área de Macaé foi dividida em três trechos: de Macaé a Campos (entre os quilômetros 85 e 144). O Inea já havia emitido a licença. A revitalização total da via ainda depende da licença em dois trechos. De Rio Bonito a Casimiro de Abreu (km 261 a 190) e o trecho entre o quilômetro 190 e 144 – onde está o Trevo dos 17.
"É uma conquista histórica. Um esforço que temos a satisfação de participar e poder dizer que estivemos juntos com Lindbergh Farias nessa tarefa. Mostra que nós estamos atentos a necessidade de toda nossa região e em defesa do desenvolvimento, mas acima de tudo, preocupados com a vida de cada macaense que utiliza a BR 101", finalizou Danilo Funke.
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4 comentários:
RETOMADA DAS OBRAS DE DUPLICAÇÃO?
Como assim, RETOMADA?
Ora, as obras de duplicação nuca começaram! Não se iniciaram!!!
Só acredito vendo as obras se iniciarem.
Da última vez, no início do ano divulgaram que as obras se iniciariam em 90 dias. E aí? Começaram?
Tem que ficar na pressão constante. Não parece que a Auto Pista e os órgãos de licenciamento estão de boa-fé. É muita incopmpentência.
A Auto Pista arrecadando, não iniciando as obras (pelo contrato de concessão a duplicação do trecho entre Rio Bonito e Rio Dourado deveriam estar conc´luídas em três anos, portanto, no início de 2011. E ainda nem começaram.
Muitas mortes já ocorreram por causa da incompetência. Esses caras deveraim ser responsabilizados, deveriam ser obrigados a indenizar as vítimas. Tanto a Auto Pista quanto o Governo Federal, que está sendo incompetentente pelo descaso do IBAMA e do IPHAN deveriam pagar por suas incompetências!
È ISSO AÍ.
A ATRIBUIÇÃO É DO GOVERNO FEDERAL EM SAEGUNDO LUGAR DA AUTO PISTA FLUMINENSE. JAMAIS A PREEITURA DE CAMPOS OU MACAÉ, DEVERIA COLOCAR DINHEIRO PÚBLICO, NESTA OBRA. A NÃO SER QUE TIVESSE UMA CONTRAPARTIDA, OU SEJA, UMA COMPENSAÇÃO QUE POSSIBLITASSEM A PREFEITURA RECUPERAR O DINHEIRO APLICADO EM TAL OBRA.
Eu só acredito vendo as obras iniciadas.
Não entendi a notícia: um senador pode "pressionar" a autorização de um uma obra rodoviária? Ora, se a obra será paga pela iniciativa privada e existe um proceso ambiental para aprovar esta obra, o que o Senador estava fazendo lá? Não deveria o Ibama simplesmente fazer seu trabalho, apontando erros ambientais do projeto e/ou aprovando o mesmo?
Criam dificuldade para vender facilidade...
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