No Brasil estima-se que nos últimos anos 30 milhões de brasileiros ingressaram na classe média. Extrapolando este número para Campos é possível conjecturar que aqui, cerca de 70 mil pessoas, tiveram esta mesma ascensão. Isto equivale a mais de 20 mil famílias e ajuda a entender o boom imobiliário que acontece no município entre outras coisas, independente, dos projetos locais/regionais que estão sendo empreendidos.
É interessante entender quem são, onde estão, o que estão fazendo e quais são suas aspirações. No plano nacional, o governo federal realizará na semana que vem um seminário, sobre a nova classe média, organizado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República por orientação da presidenta Dilma. Cerca de 70% desta faixa da população tem acesso à internet.
Entre os dados mais interessantes coletados em pesquisas nacionais sobre os novos membros da classe “C” está o de que as mulheres e os jovens têm cada vez mais influência na decisão da família, eles “dificilmente vendem seu voto, é mais esclarecida e crítica à corrupção e questionam as práticas clientelistas do passado. Em 2014, 57% do eleitorado deverá ser da classe “C”, 24% das classes D e E e, apenas 19% das classes A e B.
4 comentários:
É super importante esta informação.
Pois quem utiliza desta ferramenta, raramente venderá seu voto. Por isso os velhos políticos já estão com seus BLOGs, Twitter, facebook, de olho nesta noava classe. Porém esta rapaziada raciocinae e sabe quem está leando a verdade e quem está querenso induzi-las a erro.
Acho de daqui a alguns poucos anos estes velhos e maus políticos, vão ser desmasacarados definitivamente. e espero que comecemos por Campos, esta mudança.
Caro Blogueiro,
poderia divulgar aqui em seu site a programacao do evento sobre a nova classe média?
O link é este: http://www.sae.gov.br/novaclassemedia/?page_id=22
Esse boom começou mais ou menos no mandato do prefeito passado, quando royalties saíam pelos cofres da prefeitura. Podia se observar enormes prédios e vários pequenos predios surgindo do nada, sem falar das casas, principalmente no Turf, do dia pra noite se transformavam em mansões (curral eleitoral de algum (a) vereadora)!
Com a troca de prefeitura, viu-se, para os mais atentos, uma enchurrada de placas de vendas de imóveis! Todos os prédios novos tinham sempre uma unidade à venda! Os laranjas tinham que devolver o dinheiro aos patrões que saíam temporariamente do executivo!
Por que eles vão voltar se a gente não conscientizar e não reeleger vereadores (as), prefeito (a)!
VAMOS REFLETIR!
Postar um comentário