65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
segunda-feira, agosto 29, 2011
Questionamento do leitor
Em comentário na nota abaixo o leitor-colaborador Gelson, ponderou e fez a comparação de custos para duplicação das estradas, BR-101 com a Campos-Goytacazes RJ-216:
"Pois é, a Auto Pista Fluminense disponibilizou em seu site, o trecho a ser DUPLICADO da BR-101 Norte, trecho Campos x Macaé.
Serão 60 kilometros de DUPLICAÇÃO asfáltica, ao preço total de 200 MILHÕES DE REAIS. Isso quer dizer que cada 01(UM) Kilômetro vai custar, pouco mais de 03(três) MILHÕES DE REAIS, a Auto Pista Fluiminense.
Entretanto em Campos, na DUPLICAÇÃO da Rodovia Campos x Goitacazes, trecho entre o final da Av. Vinte Oito de Março,até a localidade de Goitacazes, percurso de pouco mais de 07 kilometros,a nossa generosa prefeitura, está pagando cerca de 57 MILHÕES, por tal obra, ou seja, aproximadamente 8 MILHÕES, por cada 01(UM) kilometro desta duplicação.
Fazendo uma comparação, quase 200%(DUZENTOS POR CENTO) a MAIS,que o valor que será pago,pela Auto Pista, por cada 01 KM de DUPLICAÇÃO
Isso quer dizer que o preço total da duplicação até Goitacazes, a preço de mercado não deveria ultrapassar 25 MILHÕES DE REAIS. Mas vai custar 57 MILHÕES. Portanto 32 MILHÕES DE REAIS, acima, que o preço de mercado.
Ah, ainda há o perigo da prefeitura inventar um aumentinho, um ADITIVO $$, até o final das obras. Infelizmente em nossa cidade, por enquanto está valendo tudo."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
30 comentários:
A duplicação da br consiste apenas em duplicação mesmo.
A CamposxFarol,conta com rodovia,sistema de drenagem e esgoto ligados a TODOS OS bairros(Imperial,Sto Antonio,Donana e etc.),Ciclovia,passarelas e etc.
E a CamposXFarol será toda refeita até Goitacazes,pq aquilo existente não se pode chamar de asfalto...
Não tem nem como comparar uma obra com a outra! A Campos-Goitacazes não será uma estrada, será uma avenida. Com rede de esgoto, galeria de águas pluviais, ciclovia, passarela e iluminação. A Br101 não terá nada disso! Vão simplesmente aterrar, passar a patrol e asfaltar.
Com a palavra Dr Evânes,mas tem de ser rápido,e não 3 anos depois como o caso das ambulâncias.
Só para lembrar o excelente blogueiro e advogado Cleber Tinoco já tinha levantado esta questão em um post no blog Campos em Debate em Dezembro 2010.
Vale conferir:
http://clebertinoco.blogspot.com/2010/12/licitacao-milionaria-para-duplicacao-da.html
Temos que considerar que a duplicação da Campos-Macaé demandará inúmeros aterros e remoção de terras e rochas de montanhas, pois o terreno é extremamente acidentado.
Não é o caso daqui de Campos, onde o terreno é perfeitamente plano, sendo que a única coisa de muito relevo é a corrupção.
Nascimento Jr
Olhando bem até que está barato perto dos 18 milhoes pela calçada da Beira Valão.
Complicado fazer esse tipo de comparação, mas sem dúvidas esses valores são surpreendentes, embora acredito que a duplicação em Campos vai envolver um sistema de drenagem, projeto urbanístico da via e nesse caso será refeito o trecho com o asfalto em condições precárias... Mas sem dúvida os valores são surpreendentes. Assim como o valor da construção desse "sambódromo", é dever da sociedade fiscalizar e cobrar explicações, mas a nossa região ainda não tem esse hábito que deveria ser diário. Engraçado, não vemos em nossa região obras de "mil reais" mais, a maioria ultrapassa a casa dos milhões...
Quem disse que rodovia não tem sistema de drenagem e águas pluviais? O que está sendo gasto lá da campos farol é um absurdo!
Alguém sabe dizer se a BR 101 duplicada terá as duas pistas separadas por muretas?
deve haver desapropriaçoes no local
Como somos passivos! Bastou alguém fazer uma mínima comparação pra percebermos como somos roubados. Se não acontece esse alerta, mas um escândalo passaria despercebido.
Com ceerteza, como já foi dito aqui, na BR-101 os custos serão bem mais altos devido a aclives e declives que tem que ser nivelados, diferente de obras numa planície, numa área central com todos os recursos próximos.
Márcio
Foi-se o tempo em que cada kilômetro custava pouco mais de 100 mil dólares... Aqui tudo é caro porque tem bastante dinheiro. Se tivesse pouco, seria mais barato, mas o "por fora" existiria do mesmo jeito... Trata-se da cultura que já esta enraizada na maioria das prefeituras brasileiras.
Nos comentários anteriores já foram listadas as diferenças, mas para este blog e alguns outros isso não importa, o que vale é criticar e levantar "suspeitas". Deixem de lado, não percam seu tempo não. Tá bom, as obras são iguais e blá, blá, blá...
Todo mundo sabe que qualquer obra pública é culturalmente cercada de irregularidades e esquemas pra beneficiar um ou outro e por último a população, mas se existem brechas ou impunidade e irregularidades, elas acontecerão sempre!
Pois é! Dizem que somos roubados, mas os vereadores que foram eleitos e deveriam fiscalizar o que fazem? O poder judiciário o que faz? E nós é que temos que ficar correndo atrás do prejuízo?
País, estado e cidade de "M"!
Caro Roberto,
Algumas considerações:
A falta de parâmetro para comparações está ligada a ausência de transparência, ou seja, as obras são empurrdas goela adentro, e só as plaquinhas não nos permitem saber o que foi realizado.
Desnecessário dizer que nenhuma informação é repassada a casa que tem por missão constitucional e institucional fiscalizar: A câmara.
Ainda assim, mesmo que haja obras de urbanização e algumas ligações de rede pluvial e, ou de esgoto(não creio que essa intervenção esteja no cronograma), a diferença de 200% não se justificaria.
Se considerarmos os custos de desapropriação embutidos na obra da BR, mais escandalosa a diferença.
No mais, é bom lembrar: tudo que é dito sem prova, pode ser contestado sem prova. Cabe ao poder público informar ao contribuinte o gasto e sua destinação, logo, em se tratando desse governo e seu longo histórico de ações suspeitas(é bom lembrar que o chefe do grupo político é condenado por formação de quadrilha)não é leviano supormos que haja algo errado com esta e outras obras.
É só lembrar da beira-valão. O desenho parecia os jardins suspensos da Babilônia, mas a realidade está mais para boca do lixo.
Ao leitor anônimo de 1:30 PM.
A calçada da Beira Valão, não vai cusatar somente 18 milhões de reais.
Já tem ADITIVO de mais 3 MILHÕES DE REAIS.
Portanto a calçada que está sendo feita na Beira Valão, essa obra tão propalada pela prefeita e primeiro-damo, vai CUSTAR, no mínimo 21(vinte e um) MILHÕES DE REAIS, isso se não inventarem mais aditivos, até o final desta obra, que além de caríssima, está parecendo obra de igreja, que demora, demora e não saí.
Pessoal vcs acham que na duplicação da BR-101, não teremos drenagem e outras benfeitorias muretas divisórias e outras coisas mais? Tenho certeza que terá quase tudo que a Vinte de Março Goitacazes e talvez outras coisa a mias.
Afim de cumprir discurso de campanha prefeita tá construindo casinhas de PLACA de concreto,para a população de baixa renda.
O preço de casa casinha de placa, tá custando a prefeitura cerca de 140 MIL REAIS e ainda tá levando quase dois anos pra conjunto ser construído.
Não seria mais barato, a prefeitura comprar apartamento, já prontos, caso do conjunto habitacional no final da Av. Vinte Oito de Março, no q. Tarcisio Miranda, cujo preeço de cada apartamento de 2 quartos, tá saindo, por cerca de 75 MIL REAIS e tem mais as paredes são de tijolos e não de placa de concreto como as casinhas da prefeitura.
Para cada casinha de placa que a prefeitura constrói, para UMA familia pobre, se poderia COMPRAR praticamente DOIS APARTAMENTOs,por R$140 MIL REAIS e assim se poderia alojar DUAS familias, ao em vez de UMA só familia, como está ocoreewndo com as casinhas de placa.
Acho graça o nobre comentarista Douglas da Mata falar em provas. É exatamente isso que vocês estão fazendo, cadê as contas da comparação? É achismo? "200% não se justificaria"? Baseado em que? Vocês continuam os mesmos.
Graziela
De onde você tirou o preço de cada casa por R$140.000,00? Bem, é certo que você não é boa com números. No apartamento da 28 de Março que você cita a rua tá pronta, a drenagem tá pronta, o esgoto, a calçada etc, etc. Mas vocês não vão entender nunca, é difícil pra vocês, eu sei.
Rapaz,
como deve estar saindo dinheiro para pagar esses comentaristas pró-rosinha. Estou estupefacto.
chech
Os defensores do casal Napoleônico da Lapa estão com tempo sobrando. Afinal são pagos para isso, defenderem seus patrões até debaixo d`água, ou melhor, até debaixo da lama.
As casas não são de placas, são de tijolos q são fabricados nas cerâmicas de nossa baixada. Esses saudosistas do retrocesso ñ aprendem mesmo!
Construir uma casa num local q já tem infraestrutura tem um custo, construir num local q não tem nada, como água, esgoto, asfalto e luz, e vc ainda tem q comprar o terreno, tem outro custo.
E as casas q a prefeitura está construindo ñ custam 140 mil, e sim cerca de 70 mil, é só dividir 350 milhões por 5.000. 140 mil custaram no governo anterior.
Quando vemos q o governo está trabalhando, principalmente para os mais pobres,a gente defende de graça!
... Nas outras circunstâncias, defendem recebendo a boquinha mesmo né?
Vai nas casinhas de Ururaí e da Penha, que todos que conhecem tijolo e placa de concreto, perceberão de que material está se ndo feito as casinhas, elas são de placas de concreto mesmo. Não tem tijolo men hum em tais obras. Daqui a pouqissimo tempo as reclamações vão chegar ao conhecimento de todos
Puxa vida. Estão criticando porque as paredes "são de placa de concreto mesmo", não tem tijolo. Eles realmente não sabem o que falam. A crítica é essa? Não comenta mais não, gente, essa foi demais.
Como assim, parede de concreto é pior que a de tijolo? Explica a esse(a) ignorante o que é concreto.
Pelos Comentários Construir ESGOTO em Campos deve ser o Mais caro do BRASIL!!!! Se Relamente que defende ou critíca é só procurar no TCU as médias de preço para esse serviço, que não é caro fazer rede de esgoto e águas fluviais e lembrando ainda que obras de drenagem e esgoto já foram feitas em quase todo o trecho da dita rodovia R$60 mi No Imperial e Jardim Santo Antonio e Mais R$35 Mi em Donana. E sejam no minimo homens de postarem com indentificação!
Postar um comentário