65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sábado, setembro 24, 2011
Dragagem de abertura do canal que atenderá o estaleiro da OSX no Açu
Registro feito pelo professor José Carlos Salomão, na tarde deste sábado, que mostra a atuação da draga que realiza a abertura do canal que terá 300 metros de largura, para atender o estaleiro da OSX e também o Terminal Sul do porto da LLX no Açu. Parte da areia retirada está sendo usada para o aterro hidráulico, em áreas que serão usadas pelo porto e pelo Distrito Industrial de São João da Barra (DISJB).
O blog ainda está apurando, mas teve informações de que este trabalho teria gerado um aumento da salinidade da água da Lagoa de Iquipari, em sentido contrário à proximidade com o mar. O trabalho da draga avança alguns metros por dia, no sentido do mar em direção ao litoral e é um trabalho feito dia e noite, 24 horas por dia:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Muito provavelmente aumentou sim a salinidade da lagoa e aumentará ainda mais a da lagoa e a dos lençóis freáticos mais próximos da superfície assim que houver uma chuva moderada, pois esse solo arenoso dente a absorver bem a água das chuvas. Teria que haver um controle maior desses índices que até onde sei são monitorados apenas pela empresa dona do empreendimento. Desde quando começaram esse aterro hidráulico ainda não choveu forte, vamos aguardar, mas tem que haver fiscalização.
Postar um comentário