sábado, setembro 10, 2011

Ex-prefeito de São Fidélis foi condenado por improbidade administrativa

O ex-prefeito de São Fidélis, Davi Loureiro Coelho foi condenado por improbidade administrativa.

A informação é do Blog do Leite de São Fidélis:

“Davi Loureiro condenado por improbidade administrativa”

“No último dia 31 de agosto, o ex-prefeito de São Fidélis Davi Loureiro Coelho foi condenado por improbidade administrativa pelo juiz Otávio Mauro Nobre no Processo No 0001459-69.2006.8.19.0051 na Comarca de São Fidélis. O processo pode ser acessado no site do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Para isso basta clicar em Consultas ->Processos -> Judiciais -> por Número e colocar o número do processo citado acima. Para facilitar, você pode também acessar o seguinte link que já redireciona para o processo.

O juiz Otávio Mauro Nobre fez a seguinte conclusão ao processo:

  1. Condenar a ré Maria José Boechat Jardim pela prática do Ato de Improbidade Administrativa previsto no artigo 9.°, caput, da Lei 8429/1992;
  2. Condenar a ré Maria José Boechat Jardim ao ressarcimento integral do dano ao erário, determinando a devolução dos valores não impugnados e documentados na inicial, corrigidos desta data e com juros de mora de 1% ao mês desde a citação;
  3. Condenar a ré Maria José Boechat Jardim na proibição de contratar com os entes públicos, excetuada a manutenção de seu vínculo no emprego/serviço público;
  4. Suspender a capacidade eleitoral passiva de Maria José Boechat Jardim por 08 (oito) anos;
  5. Condenar o réu David Loureiro Coelho pela prática dos Atos de Improbidade Administrativa previstos nos artigo 10, I e XII, e 11, I, todos da Lei 8429/1992;
  6. Condenar o réu David Loureiro Coelho, solidariamente com a primeira ré, ao ressarcimento integral do dano ao erário, determinando a devolução dos valores não impugnados e documentados na inicial, corrigidos desta data e com juros de mora de 1% ao mês desde a citação;
  7. Condenar o réu David Loureiro Coelho na proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de 10 (dez) anos;
  8. Condenar o réu David Loureiro Coelho ao pagamento de multa em uma vez o valor do ressarcimento a ser por ele arcado;

Segundo o juíz foram encontrada as seguinte irregularidade:

  • A senhora Maria José Boechat Jardim ocupava 3 cargos públicos, sendo um cargo efetivo no estado do RJ, um cargo comissionado na prefeitura de Campos (mais especificamente no Ferreira Machado) e um cargo na prefeitura de São Fidélis. A ré confessou ser funcionária “fantasma” da prefeitura de São Fidélis, em conluio com o então prefeito Davi Loureiro, que a teria oferecido o emprego, mesmo sabendo da incompatibilidade de horários. A ré Maria José Boechat Jardim era funcionária contratada pelo então Prefeito em 2001, como ‘coordenador de setor de apoio administrativo’, e exonerada pela Portaria 279/2003. Após exoneração em Julho de 2003, foi novamente nomeada como ‘coordenadora de serviços gerais’, permanecendo até novembro de 2004, definitivamente exonerada.

Segundo a defesa dos réus, Maria José Boechat era mantida como servidora pública de São Fidélis para atender a população fidelense que precisasse utilizar o Hospital Ferreira Machado (em Campos). Acontece que ela já era contratada pela prefeitura de Campos para realizar tal serviço, por isso não poderia receber novamente pelo mesmo serviço. O juiz inclusive questiona qual seria esta “atenção especial” que ela daria aos pacientes de São Fidélis, perguntando se essa atenção seria dar prioridade aos pacientes fidelenses, passando-os na frente de outros, o que seria outro ato ilícito. Ele lembra também que já é dever da referida ré tratar a todos os pacientes com urbanidade e eficiência, uma vez que era contratada pela prefeitura de Campos para tal.

Cabe a nós eleitores julgarmos nas urnas este tipo de comportamento dos nossos representantes. Pessoalmente, considero inaceitável que nossos impostos sejam usados desta maneira, pagando por seus salários durante 3 ou 4 anos sem realizar nenhum tipo de serviço a nossa população. E considero mais inaceitável ainda que este absurdo tenha sido cometido com o conhecimento do então prefeito. Gostaríamos de deixar claro que o blog mantém um espaço aberto para que todos emitam sua opinião sobre o assunto, desde que sejam respeitados os limites da civilidade, é claro.

P.S.: Vale lembrar que ainda cabe recurso a ambos os réus que foram condenados em primeira instância.

P.S. 2: o blog deixa aqui seu parabéns ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro pelo excelente serviço prestado à nossa cidade, neste processo.”

7 comentários:

Francisco disse...

Campos tem sempre qwie está envolvido escändalos, mesmo quando é em outra cidade, já não basta os nossos que são denunciados todos os dias.

Anônimo disse...

A justiça tarda mas não falha, a casa começou a cair.

Anônimo disse...

Quando tu esbravejavas aos sete cantos da nossa cidade, que a justiça contra os teus desmandos e ofensas pessoais não passaria de Ernesto Machado, distrito este, que fica localizado entre Campos e São Fidélis. Pareces que caiu por terra senhor KKKAAADDDAAAFFF. Eu creio que a justiça tarda, porém, não falha. Mesmo que a dos homens falhe, más a de DEUS é infalível.
"DEVEMOS ENTENDER QUE DINHEIRO PÚBLICO TEM DONO. É DA SAUDE DO POVO, DA EDUCAÇÃO DO POVO, DO MEIO AMBIEMTE DO POVO, DA INFRA-ESTRUTURA DO POVO E NÃO DA BANDALHA DE GOVERNANTES. O que é do homem o bicho não deve comer.

raquel disse...

O ex-pwefeito de São fidélis, é aquele aliado, amigo e fiel cumpridor das determinações de Garotinho. Inclusive teve programa de rádio em Campos, e era tão sem personalidade, que imitava a voz, de garotinho. Isso era ridículo.

Também David Loureiro,ocupou cargo no primeiro escalão na prefeitura de Campos. Aláis ele, sempre foi amigo do menino da Lapa e para o casal, merecia pegar uma beiradinha do dinheiro público de Campos.

E quanto ao atendimento especial dado aos fidelenses, no Hosp. Ferreira Machado e de se irritar. Por isso os prefeitos destas cidades não se preoupam em construir seus próprios hospitais, percebe-se claramente que existe um acordo entre prefeitos(a) de Campos e alguns aliados políticos nessas cidades, cuja intenção principal de tais prefeitos(a) de campos, seria ter retorno de votos, nessa s cidades, usando o nosso dinheiro público. Por isso os hospitais ~públicos de Campos, estão uma porcaria. Por isso seu garotinho, sua filha Clarissa, arrebentaram de votos nessa cidade, na última eleição. Isso é um tipo de compra de votos.

Gildo Henrique disse...

Mais do que nunca, é preciso fazer alguma coisa.
Campanha contra a Corrupção é palavra de ordem. Chega!

Ricardão disse...

Este pode ser apenas o principio do fio de um novelo quando absurdamente este "governante" ainda conseguiu passar o bastão para o seu sucessor, que consegue ser ainda pior que ele proprio. São Fidelis esta com o leme do barco quebrado, sem direção! Acorda povo fidelense!

Anônimo disse...

Ricardo,
Triste é saber que tem gente que ache que o leme só pode ser consertado pelo ex-prefeito. E também que, provavelmente, essas pessoas continuarão no poder, já que parece que a população da cidade gosta de sofrer.