65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quarta-feira, setembro 14, 2011
O difícil acordo sobre a divisão dos royalties
O blog já comentou aqui por diversas vezes que a possibilidade de um acordo sobre uma nova forma de rateio dos royalties do petróleo no país, tenderia a levar aos estados chamados de produtores, a abrirem mão de uma parcela do que hoje recebem e que era provável, que a maior fatia acabasse sendo retirada dos municípios, que é aquela com menor poder de pressão e, assim, a mais vulnerável quando se avalia a qualidade dos gastos nestes últimos anos.
Pois bem, agora, o cerco está se apertando. O governo federal está sinalizando em abrir mão de uma parte de sua receita e espera que estados e municípios produtores façam o mesmo. Há entre os municípios produtores quem julgue interessante deixar a questão para o STF resolver. Acompanhemos as últimas negociações.
Olhem no gráfico abaixo produzido pela Folha.com e identifique por onde será mais provável a solução:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário