65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
segunda-feira, outubro 31, 2011
Registro na Federação de Futebol de Tonico Pereira como jogador do Goytacaz em 1965
Folha de São Paulo questiona qualidade do uso nas cidades dependentes dos royalties
“Com os cofres inchados pela arrecadação de royalties do petróleo, municípios brasileiros não conseguem melhorar seus indicadores sociais, mas gastam dinheiro público até em obras faraônicas, informa reportagem de Sílvia Freire e Matheus Magenta, publicada na Folha desta segunda-feira (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
Levantamento feito pela Folha nas 20 cidades mais dependentes dos royalties em relação a suas receitas encontrou investigações por suspeita de irregularidades ou mau uso desses recursos.
No último dia 19, o Senado aprovou um novo modelo de distribuição das receitas do petróleo. Isolados, os Estados e municípios produtores, Rio e Espírito Santo principalmente, foram derrotados e vão perder no total cerca de R$ 3,6 bilhões no próximo ano.
A proposta, no entanto, ainda precisa ser analisada pela Câmara.”
5ª Semana Social Brasileira em Campos
Concurso de fotografias sobre paisagens britânicas
Ainda os comentários da doença de Lula
Apesar de discordar politicamente do Cesar Maia e da maioria das suas posições, o fato não me impede de continuar a conhecê-la e, vez, por outra, identificar alguma concordância. Assim, vi mais um exemplo no seu ex-blog, agora enviado por e-mail, na manifestação que fez sobre a doença de Lula, que resolvi trazer para este espaço.
Além do posicionamento sobre a questão política, merece reflexão, sua posição sobre o trabalho dos líderes políticos e a consequência sobre a saúde deles. Confira o texto abaixo:
“A absurda discussão sobre os efeitos políticos da doença de Lula!” “1. Os humanistas -que tem a pessoa humana como razão e centro dos objetivos políticos- devem se negar a participar de especulações sobre o futuro político em função da doença de Lula. O que cabe é a solidariedade pessoal, a energia de uns e a oração de outros, para que Lula se reestabeleça rápida e plenamente. E nada mais. 2. Até porque os efeitos sobre o imaginário popular -em curto e médio prazos- são imprevisíveis entre os latinos. Vide Argentina recentemente. Vide Brasil de Tancredo. Sendo assim, nem é cristã essa especulação, e ainda é inócua. As energias devem se voltar para a recuperação pronta de forma a que o debate político se dê em seu campo próprio com Lula na plenitude de suas forças. E aí sim as ideias devem ser confrontadas. 3. Mas a coincidência do mesmo mal em líderes em função de governo como Chávez, Lula, Lugo e Dilma, deveria levar a uma reflexão sobre a relação entre o estresse político e a alteração do equilíbrio celular. No caso de Kirchner isso ficou patente, embora não tenha falecido por ocorrência de tumor. Os líderes nos EUA e na Europa cuidam de suas jornadas de trabalho e dos períodos de férias e relaxamento. Aqui, os líderes se jactam por dar publicidade a serem workaholic - trabalhadores compulsivos.”
Inauguração de biblioteca e eventos de arte e cultura no Campus Itaperuna do IFF
A inauguração da nova biblioteca do câmpus Itaperuna, será às 14h desta terça (01/11). Segundo o bibliotecário, Paulo Cesar Encarnação, a proposta é atender não só aos alunos e servidores, mas ofertar a Itaperuna uma biblioteca aberta à comunidade.
“Queremos dar à biblioteca uma dinâmica voltada para a formação de leitores, por isso montamos um espaço para exposições em sua antessala”, explica Paulo.
Junto da inauguração a coordenação de Imagem Institucional, Comunicação e Eventos do campus Itaperuna montou uma exposição com os trabalhos do fotógrafo Douglas Lima e o Grupo de teatro Parada Artística, sob a coordenação da pedagoga Gleiciane Lage Soares, apresentará no hall do bloco de laboratórios, uma série de esquetes de humor intitulada “Deslocados”.
Também será inaugurado o “Espaço Qualidade de Vida”, o novo prédio da academia de ginástica do câmpus, que sediará o projeto de qualidade de vida promovido pela Coordenação de Gestão de Pessoas.
Sobre a exposição Fotográfica "Um olhar pelo mundo" do fotógrafo Douglas Lima.- Local: Antessala da Biblioteca do IFF Itaperuna
Douglas Lima é natural de Natividade, RJ e aluno do curso de Guia de Turismo do campus Itaperuna. Com um olhar diferenciado, o fotógrafo percebeu que havia mais que lindas paisagens, e descobriu um flagrante de beleza através do cenário simples de nosso cotidiano, revelando o encanto que se esconde na união do dia-a-dia do ser humano com a natureza.
O fotógrafo Douglas Lima conseguiu transformar paisagens que pareciam simples, passando despercebidas por nossos olhos, em fotografias ousadas, que nos levam a meditar e nos remetem a aguçar a sensibilidade do olhar.
“A beleza está no olhar de quem admira, e a descoberta no olhar de quem percebe”.
Sobre a comédia Teatral “Deslocados” com o Grupo Parada Artística- Local: Hall do Bloco de Laboratórios do IFF Itaperuna; Horário: 15:00h;
Deslocados, nova produção do Grupo de Teatro Parada Artística, é uma divertida comédia que apresenta, em uma série de esquetes, diferentes personagens que não se enquadram no conceito de “normalidade”, pessoas exóticas, excêntricas, numa diversidade de perfis que garantem os risos da platéia e, quem sabe, identificação e reflexão sobre o que é ser “normal”.
As informações são de Alberto Carlos P. Souza, coordenador de Imagem Institucional, Comunicação e Eventos do Campus Itaperuna do IFF.Grupo SIM objeto de questionamentos dos conselheiros do TCE-RJ é conhecido na região
O grupo SIM que está sendo objeto de questionamentos pelas suas relações com conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), através do MPF (veja aqui) já teve relações e questionamentos semelhantes, com outras prefeituras da região além de Carapebus. Veja aqui, aqui e aqui notas do blog de 2009 sobre o assunto. A empresa trabalha com softwares de gestão fiscal e acompanhamento da execução orçamentária.
domingo, outubro 30, 2011
Fla perde, Vasco empata, Flu e Fogo ganham e Corinthians é líder!
"O câncer de Lula me envergonhou"
"O Câncer de Lula me envergonhou"
"Senti um misto de vergonha e enjoo ao receber centenas de comentários de leitores para a minha coluna sobre o câncer de Lula. Fossem apenas algumas dezenas, não me daria o trabalho de comentar. O fato é que foi uma enxurrada de ataques desrespeitosos, desumanos, raivosos, mostrando prazer com a tragédia de um ser humano. Pode sinalizar algo mais profundo.
Centenas de e-mails pediam que Lula não se tratasse num hospital de elite, mas no SUS para supostamente mostrar solidariedade com os mais pobres. É de uma tolice sem tamanho. O que provoca tanto ódio de uma minoria?
Lula teve muitos problemas --e merece ser criticado por muitas coisas, a começar por uma conivência com a corrupção. Mas não foi um ditador, manteve as regras democráticas e a economia crescendo, investiu como nunca no social.
No caso de seu câncer, tratou a doença com extrema transparência e altivez. É um caso, portanto, em que todos deveriam se sentir incomodados com a tragédia alheia.
Minha suspeita é que a interatividade democrática da internet é, de um lado um avanço do jornalismo e, de outro, uma porta direta com o esgoto de ressentimento e da ignorância.
Isso significa quem um dos nossos papéis como jornalistas é educar os e-leitores a se comportar com um mínimo de decência.
Gilberto Dimenstein."
Tonico Pereira mais uma vez elevando o Goyta no Corujão do Esporte
sábado, outubro 29, 2011
Câncer de Lula deixa brasileiros preocupados
"O amigo e ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse que Lula reclamou na última segunda-feira que estava sentindo algum problema na garganta, mas resistia a ir ao médico.
"Ele reclamou da garganta na segunda, lá em Manaus, mas disse aquilo que sempre falava na época do Alencar (ex-vice-presidente José Alencar), que não gostava de fazer revisão porque sempre acham alguma coisa na gente", contou Carvalho.
O presidente do Instituto Cidadania, Paulo Okamoto, um dos amigos mais próximos do ex-presidente, disse neste sábado que Lula vinha reclamando além do comum de uma rouquidão.
- A gente vinha percebendo que a rouquidão dele (Lula) vinha aumentando, e ele mesmo estava reclamando disso - disse Okamoto.
Parentes do ex-presidente estavam surpresos, assim como amigos que participaram das comemorações do aniversário 66 anos de Lula na última quinta-feira, em São Bernardo do Campo.
- Estive no aniversário dele (Lula) na quinta-feira, e ele estava ótimo, falante e rindo muito - revelou o ex-deputado petista Sigmaringa Seixas, um dos amigos mais próximos do ex-presidente.
O governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), contou que durante a festa Lula estava animado, brincalhão e se comportou normalmente bebendo e comemorando com os amigos.
- Temos poucas informações até agora. Conversei com filho dele, o Sandro, e a primeira informação é que é de pouca gravidade."
Atualizado às 16:12: Infográfico do Terra sobre o câncer de laringe em Lula;
Cenas da área urbana
Segue em anexo uma foto que seria curiosa se não fosse vergonhosa.
Há dias tenho visto este reboque sendo anunciado para venda em plena pista inacabada da ponte Alair Ferreira. Inaugurada desde 2008, 3 anos se passaram e as obras não terminaram. O abandono total tem “proporcionado” a população campista e usuários da BR 101 um trânsito caótico, em qualquer horário, sobre a ponte General Dutra. Basta um defeito ou uma batida para se formar um longo engarrafamento. No programa de rádio da prefeitura, ouvi dias atrás, comentários risonhos de que a ponte é torta e com acentuado declive. Torta ou não, com declive ou não, foi gasto dinheiro público para sua construção,aliás dinheiro este que agora estão chorando para não perder. Não sei o que passa pela cabeça dessa gente? Ou é pura maldade ou amadorismo total!
Abraços! Rogério."