quarta-feira, outubro 12, 2011

Entrevista de Eike Batista na Band

Ele é o dono do maior empreendimento que está sendo implantado em nossa região. Há muitas controvérsias sobre a forma como o Complexo Logístico-industrial do Açu está sendo construído. Há preocupações com os impactos ambientais e sociais decorrentes desta implantação, assim como há uma euforia, e especulação imobiliária e política sobre o que sucederá com São João da Barra e Campos, durante e após este processo. Por tudo isto, suas entrevistas sempre trazem expectativas sobre as informações do andamento e das novas possibilidades que estão sendo pensadas pelo seu grupo EBX. Assim é que este blog trouxe para este espaço a entrevista feita pelo João Dória, para a Rede Bandeirantes e que foi veiculada no sábado, e depois no domingo, dias 8 e 9 de outubro. No YouTube a Bandeirantes dividiu a entrevista em 5 partes que tem uma média de 8 minutos e um total de menos de 40 minutos. Na primeira parte ele fala, mais uma vez com seu forte estilo marqueteiro sobre investimento em educação e saúde a fundo perdido. No segundo ele realça o Complexo do Açu, e aí, mais uma vez, é possível perceber que o petróleo é o seu grande foco. Bom, o resto você poderá assistir diretamente. Tanto quem admira, quanto quem repudia, ou apenas aqueles que por enquanto apenas observam, o empresário e/ou seus negócios, o blog garante que a entrevista deve ser vista para melhor compreender o que pode estar vindo por aí:

15 comentários:

Anônimo disse...

Excelente entrevista! João e Eike no mesmo lugar só poderia render um programa fantástico desse.

Jací Borrow disse...

Colocam o Mega empresário como se o mesmo fosse realmente, tão imbuído de grandes preocupações com nossa região.

No fim das contas, a história sempre se repete e quem paga o valor final é o povo.

Eu, cansei dessas coisas há tempos...

Anônimo disse...

Uma coisa é fato, Eike tem coragem e visão para transformar determinados setores, coisa que o governo é incompetente em realizar..isso ocorre em vários países do mundo com a iniciativa privada tomando a frente. Não é simplesmente poder ou vaidade e sim um brasileiro com amor ao país e que quebra um pouco o estereótipo da ganância de grandes corporações.

Anônimo disse...

Ingenuos eu ou dois dos comentadores?
¨brasileiro com amor ao país¨...¨não é simplesmente poder ou vaidade¨...¨quebra o esteriótipo da ganancia das grandes corporações¨...¨coragem e visão¨...
Partindo-se da última premícia, é muito fácil ter coragem e visão , alguem cujo pai foi Ministro da Minas e Energias e obteve informações e empreendimentos , os quais , como se diz no jargão popular , eram ¨pule de dez¨.O Midas, oitava riqueza, não tem nada de ganancia visto que diz claramente ser seu objetivo ser o mais rico?Como assim?
Os empreendimentos ora aquiem execução, foram rejeitados por Estados de população mais desenvolvida e lúcida da Federação.Será por que?
ACORDEM !
Será que é ranço de colonialismo que não sai das mentes da população dessa região?

Anônimo disse...

Na verdade ele faz côcô igual a todo mundo...

Anônimo disse...

referente ao comentário 10:36 PM

Não sei em que ponto afinal causa sua indignação contra esses empreendimentos, uma vez que temos um governo ausente e impotente ou incompetente.
Até onde eu sei, a localização do porto aqui não foi devido a algum tipo de rejeição por parte de outros estados e sim por se tratar de um local privilegiado entre outras coisas.
Como Eike mesmo citou, a região norte do estado é comparada a cidades do nordeste em pobreza e isso é um fato e a vinda do empreendimento vai alavancar isso aqui, se for feito com inteligência e parcerias. A mente das pessoas dessa região é muito fechada, que medo é esse da inovação e crescimento, vão continuar vivendo da cana de açúcar?
O cara pode ser um dos mais ricos do mundo, é evidente que ele tem o proposito de aumentar seu patrimônio, afinal só assim para realizar seus ideais, mas não parece querer o poder pelo poder e sim transformar em algo benéfico para o país de alguma forma, é comum acontecer esse tipo de iniciativa em qualquer parte do mundo e no Brasil isso é muito brando ainda e a meu ver bem vindo.
Só gostaria de ver sempre o fator humano e ambiental vindo em primeiro plano. Vamos esperar pra ver, se for provado o contrário no final das contas eu me rendo!

Anônimo disse...

O capitalismo perverso sempre procura os locais de mão de obra barata para aportar e mostrar seus tentáculos.
É assim em várias partes do mundo. Grandes empresas americanas caminharma rumo à Índia em busca de mão de obra barata.Vários da indústri da moda, grifes famosas, são frutos de exploração da mão de obra dos países pobres.
O MIDAS , faz tudo virar ouro para ELE, à população a raspa .Aos habitantes da cidade a favelização, a violencia,as drogas.Vale esse preço, um ¨progresso¨para alguns?Um desenvolvimento FALSO, sem planejamento efetivo com análises sérias das consequencias sociais e ambientais?
Todos sabemos que existe o Brasil dos papeis, do ¨´cumpre-se¨ burocrático e legal, e o Brasil REAL, em que se burla em nome de um dinheiro para poucos ficarem MUITOS ricos.

denis disse...

Então, resumindo a entrevista, tirando as besteirinhas de duas pessoas que nasceram em berço de ouro... O nordeste brasileiro no Estado do Rio de Janeiro chama-se norte fluminense, e estamos fazendo um enorme favor em desenvolver essa região a qualquer custo, o porto no Açu é uma questão divina, o petróleo achado em águas rasas foi pura sorte e o Eike será o cara que transformará o Brasil, dando educação de qualidade o que nenhum governo fez até hoje... Apesar de achar que os dois (entrevistado e entrevistador) falam de um mundo que ainda não existe e que a realidade é outra, parte do que falaram é verdade e isso não há como negarmos, porém dizer que irá desenvolver a qualquer custo pode ser um erro, a história dirá.

Outro ponto que posso observar nessas entrevistas, as respostas são sempre as mesmas, principalmente para quem acompanha as anteriores, pouco coisa muda, quem não conhece e não vem a campo verificar a realidade acaba acreditando em tudo, bom para o Eike, bom para as empresas X, mas o capitalismo é assim mesmo, quem deveria dar um freio ou acelerar esse processo é a sociedade local, mas até agora poucos têm dimensão do que ocorrerá, vamos aguardar.

Anônimo disse...

Assisti todos os 5 blocos e só tenho a dizer que quero aplaudir!!

Anônimo disse...

"A região é uma espécie de nordeste brasileiro do Rio". Gostaria de saber qual a opinião dos politiqueiros a respeito da fala do mister X? Quantos anos recebendo royalties do petróleo e em pleno outubro de 2011, somos visto como um nordeste brasileiro! É por essa e por outras que estão querendo dividir a grana. E o pior é que podemos contar nos dedos quem são os ÚNICOS culpados pela pésima gerência desses recursos. Devemos incluir aí os abestados que colocaram essa cambada no poder, com uma parcela de culpa menor mas não menos importante.
Que tristeza...

Anônimo disse...

Sabem pq. os blog fazem tanto sucesso? Podemos dizer coisas que estão entaladas na goela e no mínimo a certeza de que "eles" estão lendo e sentindo que as coisas e as pessoas estão mudando...

Anônimo disse...

Aplaudir um marqueteiro cuja única finalidade é o lucro fácil ?
Perdoai-o Pai, ele(a)não sabe o que diz!

Anônimo disse...

O pessoal aqui parece ofendido quanto ao comentário do Eike se referindo à nossa região como uma espécie de "nordeste brasileiro do Estado do Rio de Janeiro". E por acaso não é???

A prefeitura pode ter orçamento bilionário, mas a maior parte da população, aquela que depende dos serviços públicos, vive igual ou até pior de quem está no sertão nordestino! Resultado de sucessivos governos municipais corruptos, incompetentes e populistas, como temos até hoje. Mas isso aí é outra história...

Anônimo disse...

Eu de forma alguma me sentiria ofendido em ver nossa região comparada ao nordeste brasileiro, sempre constatei isso. Bom a prefeitura tem recurso e joga no lixo, que pecado. Basta circular por Campos de uma forma geral pra ver como isso aqui é mal tratado, sem controle, sem essência! A propósito, aquela obra da beira valão é uma piada!!!

Anônimo disse...

Ninguém parece ofendido, até pq. é a pura verdade. Mas ser dito da forma que foi dito e na mídia de alcaçe nacional, é outra coisa! Garanto que Mister X quando esteve com essa cambada de politiqueiros de 5ª, seja em rega-bofe ou em alguma inalguração, não fez e nem faria este comentário. Esse tema não seria tratado dessa maneira...
Gostaria muito de ouvir a opinião dessa gente.
A pergunta era: O que achou da afirmação comparativa ao nordeste brasileiro, do Sr. Eike em recente intrevista sobre seus investimentos na região norte do estado?