65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
domingo, outubro 23, 2011
"Viver em rede no século XXI" é o tema da redação do Enem
Um tema bastante atual e dentro da realidade de vida dos jovens brasileiros. Valerá ver como eles ligarão as pontas da informação e da análise e interpretação deste fato, e como não pode deixar de ser, da forma como usarão a linguagem para expressar.
Segundo o enunciado do Enem, o tema na verdade é "Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado".
Nesta linha, dois textos de referência usados foram os artigos "Liberdade sem fio", da revista "Galileu" e "A internet tem ouvidos e memória", do portal Terra. Também foi usada como mote uma tirinha do cartunista André Dahmer, da série "Quadrinhos dos anos 10".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
É um absurdo colocar um tema deste para o ENEM visto que a metade da população ainda não tem acesso à internet. Escolas mal tem professores e educadores para orientação adequadas e eles vem querer cobrar twitter e facebook? RIDÍCULO
O pais mal pode andar com as próprias pernas em termos de tecnologia e inovação, depende de investimentos estrangeiros para poder usufruir de tecnologias já ultrapassadas no exterior…
Fala sério né!!!
nada haver não tem cabimento dizer isto,
pois existem vários locais por acesso a internet por baixo custo e até mesmo gratuitos.
E isso é uma das tecnologias do nosso país então é ótimo o tema
Postar um comentário