65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quinta-feira, novembro 10, 2011
Início das atividades do Porto do Açu sofre novo adiamento e agora está previsto para 2013
A informação faz parte da divulgação dos resultados do 3º trimestre deste ano (3T11) da LLX feita hoje pela assessria de imprensa. A pedra fundamental do lançamento do porto aconteceu em dezembro de 2006. Sua construção efetiva se iniciou no 2ª semestre de 2007. Os prazos inciais falavam no início da construção em 2010, depois, em 2012 e agora, em 2013.
Neste 2º semestre de 2011 iniciou-se, junto do estaleiro da OSX, a construção do terminal TX-2 do porto. O TX1 contará com 9 berços dedicados a minério de ferro e petróleo. Já o TX2 terá mais de 13 mil metros de cais e largura de 300 metros, e contemplará mais de 30 berços para granéis sólidos como produtos siderúrgicos, carvão, ferro gusa, escória e granito, além de granéis líquidos e veículos.
Veja abaixo a dragagem do canal de acesso ao Terminal TX-2 e ao estaleiro da OSX que terá 330 metros de largura e cerca de 21 metros de profundidade e irá ligar o litoral à Lagoa (canal) do Veiga até próximo à Vila da Barra do Açu. Estas e outras imagens foram disponibilizadas no relatório da prestaçãp de contas aos acionistas do empreendimento:
Atualizado às 00:56 de 11/11/11: Veja aqui uma nota deste blog em 21 de julho de 2009 repercutindo e questionando o anúncio de que o início das atividades do Porto do Açu aconteceria no 1º semestre de 2012.
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4 comentários:
O impacto ambiental é, e será, infinitamente maior que qualquer um poderia imaginar.
Isso é só o começo.
Incliveis imagens, o meio ambiente já fragilizado terá impactos mais que significativos... Agora, essa abertura não teria que ter paredes de conteção, a água do veiga é salobra, não é totalmente salgada, existem peixes naquela área. Vão abrindo até onde dessa forma, os lençois freáticos não serão contaminados, enfim, alquem sem ser a empresa está monitorando esse avanço???
E há quem ache que o impacto do porto seja unicamente no Açu.
Ja nao é segredo para ninguem que Eike adquiriu um grandioso espaço de uma academia tradiconal da cidade - que só vai funcionar até o fim do ano - para a construção de um prédio de salas comerciais "top executives", onde ficará seu heliponto particular.
Imaginem, pois, se estamos vendo a BR356 povoada de caminhões dia e noite sem parar, como será a (ja bizarra) especulaçao imobiliaria da cidade e, pior, o inferno que será o trânsito em locais onde ja é difícil trafegar faz-se algum tempo.
É pra dar ainda mais nó numa cidade que precisava crescer justamente pra fora, ao inves de entupir-se ainda mais onde ja nao se consegue viver bem.
Se bem que o mundo acaba ano que vem, ne? Se num acabar o mundo, até lá, pelo menos o transito campista nao vai deixar passar essa chance.
# Este grande porto do açu , trara grande movimento pra toda região. As cargas trazidas pelos container, serão distribuídos para todo Brasil em lombos de burros?.
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