sábado, novembro 05, 2011

Novo projeto para o contorno da BR-101 em Campos

Informações extra-oficias obtida pelo blog dão conta de que a Autopista Fluminense S.A. concessionária da BR-101, está preparando um novo projeto para o contorno de Campos, que usaria só o início da rodovia dos Ceramistas na altura de Ururaí, depois sairia em paralelo a esta saindo na altura da curva de Donana, onde, cruzaria com viaduto a Campos-Farol, seguindo em frente, passaria por fora do Assentamento Oziel Alves, depois cruzaria a BR-356 depois de Martins Lage, adiante a ponte, passando por fora do Assentamento Zumbi dos Palmares voltando à BR-101, na altura do quilômetro 13, próximo à fábrica das Carroceiras Morumbi, próximo à Travessão e não mais, logo após o aeroporto de Campos. A alternativa agradaria tanto sob o aspecto ambiental, quanto às reivindicações do MST e seus assentamentos, assim como à população pela existência desta perimetral à cidade, que permitiria um melhor acesso à Campos-Vitória para quem vier de SJB, ou mesmo da Baixada, sem precisar passar pela ponte da Lapa. Resta ainda saber quem pagará esta conta da extensão do contorno, antes previsto, para o trecho entre Ibitioca e o KM 13 da Campos Vitória com uma distância de 23 quilômetros? Bom recordar que o contrato de concessão, objeto do leilão feito pela ANTT e vencido pela OHL Construtora, agora sob a denominação Autopista Fluminense S.A. prevê a segunda opção e não este novo desenho, surgido, especialmente, por conta das novas demandas. Sem dúvidas, o maior beneficiário mesmo, deste novo traçado continuará a ser o Complexo do Açu e seus empreendimentos, que assim teria na rodovia o fim de seu corredor logístico, com execeção da linha de transmissão de 345 Kv que será interligada à subestação de Furnas no Parque Guarus. Seria oportuno pensar em usar paralelo à BR-101 a linha ferroviária, desta forma, se eliminaria o uso da ferrovia nas áreas centrais e, além do mais, a conta poderia ser ajustada, sem que a população seja chamada a participar com tarifas maiores de pedágio, como já se chegou a cogitar. A conferir!

4 comentários:

ANDRESSA disse...

Bom dia Roberto.

Tudo bem, estão falando que seria simples, e que esse fato, seria um elogio, sem cor partidária.

Porém, cuidado Roberto. Ese pesoal, "dá com a mão esquerda: e pega com a direita". Seu Blog é um dos poucos de nossa que tem credibilidade junto a nossa sociedade esclarecida e desinteressada. Repito cuidado com esses elogios e possível proximidade.

Unknown disse...

Roberto,
você coloca uma questão: Quem vai pagar os custos adicionaos deste novo traçado? Eu lhe pergunto: Você não acha que o aumento do fluxo com a implantação dos projetos do Porto de Açu e o Complexo portuário Barra do Furado não compensarão este aumento de custo?

Roberto Moraes disse...

Olá Márcio,

Você está correto. Como o contrato de conscessão gerado pelo edital terá que ser alterado para esta mudança, toda a planilha de cálculos de receitas e despesas que serviram para a modelagem do empreendimento terão que ser revistas e neste caso, o aumento de fluxo serve para compensação das obras. Assim deverá ser feito o ajuste.

É nestas horas que, mais uma vez, eu bato na necessidade que teríamos de um Conselho de Usuários de todas as concessões públicas, para que a negociação entre o agente público e o prestador de serviço fosse intermediado e acompanhado do maior interessado que são os usuários, cidadãos que pagam por esta prestação de serviços. Infelizmennte, mais uma vez, assim como, na concessão de saneamento de Campos, entre outras, como transporte coletivo, a ideia deste tem sido abandonada ficando o gestor público como único negociador.

Abs.

Anônimo disse...

Pensei que os caminhões iriam sair de dentro da cidade, mas pelo que vejo estão mais para dentro do que nunca... na verdade estou com pena dos donos de motéis. kkkk...