65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Vale lembrar que esta regra de 3 nao descontou a multiplicação que se fez dos custos que no CamposXRio seriam unicos, como pedagios, taxas de embarque etc.
Assim sendo, ja da pra imaginar que a passagem possa ser menos de 40 reais.
So para constar: a 1001 faz mais de 30 viagens CamposXRio por dia, quase todas com mais de 80% de ocupação.
Isso quer dizer que, por dia, com o custo "medio" de 70,00 (tem passagem de 68 a 88,00), lucra-se R$ 2.450,00 por viagem!!! Isso num veiculo que consome menos e é a diesel, no qual emprega-se apenas 1 funcionario diretamente (nao tem mais cobrador permanente como ate os anos 90).
Que sirva de motivaçao publica para uma mudança já!
É só lembrar que a empresa cobra 1600,00 para locar um onibus para o Rio, só com o motorista.
Se o onibus tem 48 lugares, R$ 33,34/pessoa - e a empresa nao aluga sem lucro, ne? Esse valor ja vai um lucro gordo.
Se o fretamento particular (que deveria ser mais caro que o coletivo) custa 33,34, imagina só o valor da passagem. Se a conta do comentarista acima tiver certa, 30 viagens a 2500,00/cada, dá 75 mil por dia - 2 milhoes e 250 mil por Mês só com 1 linha.
O principal causador dessa situação é o Governo do Estado, que autoriza o preço das passagens.
Postar um comentário