65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
segunda-feira, dezembro 05, 2011
"Os peregrinos do petróleo"
Tanto gestores quanto a população de Itaboraí e São João da Barra, além de cidades vizinhas às sedes do empreendimento do Comperj, quanto do Complexodo Açu, já afirmaram repetidas vezes, que não querem ver o desenvolvimento econômico gerando problemas tão grande, quantos o que se viu e se continua a ver no município de Macaé, após a instalação da base de exploração de petróleo, na década de 70, na cidade de Macaé.
A regulação que se deseja para frear os absurdos do desenvolvimento econômico a todo e qualquer custo é o caminho. Ajuda a entender a questão e a projetar as soluções as soluções, a observação de todo o processo de adensamento populacional e de ocupação territorial que acontece e prossegue em Macaé.
É neste contexto que vale a leitura aqui do texto "Os peregrinos do petróleo".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário