terça-feira, janeiro 31, 2012

Chuva na BR-101

Chove muito na BR-101. O blogueiro pegou muita chuva no trecho entre Casimiro de Abreu e os tevos das duas entradas para Macaé. Uma verdadeira tromba d´água como foi previsto pelos metereologistas. A imagem abaixo registrada às 16 horas, no trecho, sentido Rio-Campos, altura da Termelétrica. Este ponto com menos chuva aconteceu entre duas grandes nuvens com pancadas de chuva: PS.: Atualizado às 18:50: Outra foto:

A contrução do canal no Porto do Açu pelo release da LLX

O blog recebeu e publica o release com texto e fotos de imagens recentes da construção do canal do estaleiro no Comlexo do Açu enviados pela Assessoria de Imprensa da LLX:

"Construção de canal no Superporto do Açu avança em ritmo acelerado

A construção do canal do Superporto do Açu segue a todo vapor. Com obra iniciada em agosto do ano passado, o canal já conta com 1.400 metros de extensão, 8 metros de profundidade e mais de 200 metros de largura. Desenvolvido pela LLX, empresa de logística do Grupo EBX, a obra integra o TX2, terminal onshore do empreendimento em construção em São João da Barra (RJ).

O entorno do canal que integrará o TX2 terá 13 km de cais, 300 metros de largura e profundidade entre 10,5 e 14,5 metros. Nele estarão instalados a Unidade de Construção Naval da OSX (empresa do setor de equipamentos e serviços para a indústria naval offshore de petróleo do Grupo EBX) e o Terminal Multiuso da LLX, além de uma série de empresas para apoio à indústria offshore. A previsão é que a construção do canal seja concluída em 2013.

O TX2 também contará com profundidade de 18,5 metros no acesso ao canal, na altura do quebra-mar. Neste local serão movimentados carvão e supply boat.

Dragagem

A primeira fase da dragagem do canal está sendo realizada pela draga Cyrus II, da empresa holandesa Boskalis. O equipamento, de corte e sucção, retira a areia do local. O material é levado, por tubulação, para um aterro.

Esta foi a primeira vez no mundo que uma draga iniciou a construção de um canal em mar aberto, sem a construção prévia de um quebra-mar.

Outras duas dragas ainda serão usadas durante a construção do canal. Na segunda fase da obra, prevista para fevereiro, será utilizada a draga holandesa Sea Way. Ela realizará o aprofundamento do canal dos atuais 8 metros para 14,5 metros de profundidade. A Sea Way estava sendo utilizada no México e possui 171 metros de comprimento, 22 metros de largura e capacidade de sucção de mais de 30 mil m³ por hora.

Já no mês de abril, ainda para trabalhar na dragagem do canal, chega ao Brasil a terceira draga holandesa Cornelus Zahnen.

TX2

Com uma área total de 8 milhões de m2, o TX2 possui 2 milhões de m2 para a instalação de indústrias de apoio offshore e se consolida como um importante pólo de apoio para a indústria de petróleo e gás, capaz de movimentar ainda carvão, produtos siderúrgicos e granéis sólidos e líquidos.

Entre as empresas que já assinaram contrato para instalação de unidade no TX2 estão a InterMoor, de apoio logístico e serviços especializados à indústria de óleo e gás e as empresas de produção de tubos flexíveis para a indústria offshore, NKTF e Technip Brasil.

Com localização privilegiada na região Sudeste, o TX2 está no ponto mais próximo da costa com relação à Bacia de Campos, em frente a 85% da produção brasileira de petróleo.

Com mais de 30 berços para atracação de navios e profundidade entre 10,5 e 18,5 metros, o desenvolvimento do canal permitirá a movimentação de escória, granito, produtos siderúrgicos, granéis sólidos e líquidos e atividades de apoio à indústria offshore."

Desabafo de um Guarda Municipal em Campos

O blog recebeu por email:
Desabafo...
Obrigado pelo espaço e oportunidade para expor o sofrimento de uma corporação. Nesses últimos anos os Guardas Municipais de Campos vivem numa situação delicada e triste. Se quisermos ter um salário dígno para sustentar nossas famílias com um pouco de dignidade, somos obrigados a viver fazendo hora extra, já que nosso salário está defasado. Lembro que dentre as promessas de campanha da atual prefeita estava previsto o plano de cargos e salários do funcionalismo público, mas uma promessa dentre tantas que não foram e nunca serão cumpridas. Voltamos então ao ocorrido nesse final de semana, cumprimos nossa escala de serviço e somos quase que "obrigados" a fazer o extra, pois o governículo quer presença do efetivo no Farol, fazer número e presença para a população, dar aquela sensação de segurança. Tem guarda que sai do plantão, que na sua folga, momento em que tem que estar com sua família, abandona e vai para o extra. Ficamos quase que reféns dessa forma injusta de podermos ganhar um pouco mais.
Não estou aqui pedindo que tenham pena ou que fiquem com aquela imagem que estamos reclamando de barriga cheia. Neste último domingo aconteceu no Rio uma passeata de bombeiros e policiais pedindo um reajuste e uma melhor valorização do governo estadual. E no fim do domingo ficamos sabendo que nosso amigo Flausino, querendo uma vida melhor para sua família e fazendo o custoso extra, acabou perdendo sua vida ao voltar pro seu lar. Fatalidade? Sim... Mas pergunto se tivéssemos um plano de cargos e salários e remuneração digna, ele não poderia estar ao lado de sua família e ter evitado esse acidente? Infelizmente nossa corporação é desunida e nunca vamos lutar pra resolver essa situação, até a nossa associação não funciona e não faz nada pela corporação.
Senhor deputado/prefeito ao invés de apontar os defeitos do governador tente resolver os problemas da nossa GUARDA. Esse ano é ano de eleição...Só sendo ano de eleição pra tentarmos ganhar algo... vamos ver... enquanto isso quantos GCM's tem que perder a vida...
Agradeço
UM GCM..."

segunda-feira, janeiro 30, 2012

Reclamação contra estacionamento

A reclamação chegou por email de leitor que pediu para não ser identificado*: "Boa tarde! Professor, hoje precisei ir de carro ao centro e me deparei com uma cena que me deixou intrigado. Procurando por uma vaga para estacionar próximo a Vips Shopping, não consegui estacionar na vaga pública, pois o local destinado ao cidadão comum estava obstruído por bloco de concreto e uma mobilete colocada de forma irregular pelo funcionário do estacionamento particular que fica em frente. De imediato fotografei para mandar como prova para seu blog. Outro fato que chamou minha atenção, é que ao lado deste estacionamento, existe um outro estacionamento particular com imensos portões que ao meu ver são desnecessários e só reduzem a quantidade de vagas públicas para o povo campista. A única alternativa, foi pagar para estacionar meu carro, pois as vagas comuns estavam obstruídas. Rodrigo." PS.: Atualizado às 09:48: *Retirado a pedido o nome de quem enviou a reclamação.

Cruzamento perigoso

Por email o blog recebeu a reclamação:
Boa tarde Roberto!
Estou na casa da minha sogra na esquina da rua Marechal Deodoro com Conselheiro Otaviano e acabou de acontecer o 5º acidente esse ano, ainda bem que nada grave. Faço esse apelo ao seu Blog, pois sei que ele é muito frequentado e as autoridades podem tomar uma providencia, basta apenas colocar um quebra-molas na Marechal Deodoro que creio que o problema sessará. Creio que as pessoas responsáveis conhecem essa solução, mas porque não tomam a devida providencia?
Desde já agradeço! Att,
Ilton Carlos."

domingo, janeiro 29, 2012

Reclamação de Travessão

Através de comentário na nota abaixo chegou ao blog esta reclamação que expomos na aqui na página principal: "Boa Tarde, Estou aqui pedindo uma ajuda para a população de Travessão que esta abandonada, transporte pécimo, água nem se fala (não temos, ruas esburacadas, e agora para piorar não estamos recebendo nossas correspondências), os CORREIOS de Travessão não estão entregando as correspondências, já vai fazer um mês que não recebemos nossas correspondências, já tive nos correios e me falaram que a pessoa que faz as entregas esta de férias. E nós como ficamos? eles não colocam ninguém para substituir, nossas contas como pagamos? É um absurdo, pois que paga a conta atrasada e paga os juros somos nós! "

sexta-feira, janeiro 27, 2012

"Do outro lado do mineroduto"

A publicação Brasil de Fato traz informações sobre a outra ponta do mineroduto que chegará ao Açu em São João da Barra. O repórter Leandro Uchoas foi a Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais, e de lá relata o que viu. Brasil de Fato é um jornal semanal com circulação que foi lançado no Fórum Social Mundial de Porto Alegre, em 2003. Tem hoje uma tiragem de 50 mil exemplares e é vinculado a movimentos sociais e diz em seu expediente que “a democratização dos meios de comunicação é fundamental para os movimentos sociais em sua luta por uma sociedade justa e fraterna”. Clique na imagem abaixo para ler a matéria na íntegra: Mineroduto Brasil de Fato

quinta-feira, janeiro 26, 2012

Infográficos do desabamento

PS.: Clique sobre as imagens para ver em tamanho maior. Fontes: Globo Online e Folha.com.

Câmera registra correria e pânico no momento dos desabamentos dos prédios no Rio

Os recapeamentos pela cidade

Os questionamentos sobre a qualidade dos serviços de recapeamento na área central de Campos, seus custos, existência de licitação, hora da realização são também, agora acrescidos das imagens do leitor-colaborador: "Boa tarde, Segue flagrante de carro estacionado indevidamente em frente ao medical center atrapalhando serviço de recapeamento ! Por favor, sem nomes ! Obrigado."

O Rio no traço do Alecrim

Do A Charge On Line.

ANP autoriza OGX a exportar petróleo

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou a OGX Petróleo e Gás, empresa do conglomerado de energia de Eike Batista, a fazer exportação de petróleo. A decisão foi publicada hoje no “Diário Oficial da União”. Eike estima que as exportações da OGX poderão chegar a US$ 40 bilhões em 2015, podendo chegar a US$ 60 bilhões até 2020. Fonte: Valor.

O antes e o depois

A imagem é significativa do acidente e foi produzida pelo leitor de O Globo, André Luiz Antunes:

Associação dos Produtores Rurais de SJB promove debate, nesta 5ª, sobre instalação do Complexo Logístico e Industrial do Açu

O presidente da entidade está enviando o email a representantes de entidades para participarem do evento: “Convite A ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS E IMÓVEIS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DA BARRA – ASPRIM PROMOVE DEBATE SOBRE A INSTALAÇÃO DO TERMINAL PORTUÁRIO E DO DISTRITO INDUSTRIAL DO AÇÚ Dia 26 de janeiro, às 14:00 horas, a ASPRIM promoverá um debate em sua sede, situada na RJ - 240 s/n em Campo da Praia, no 5º Distrito do Município de São João da Barra, RJ. O evento tratará do licenciamento ambiental e desapropriações destinadas à instalação do Terminal portuário e do Distrito Industrial do Açú. O Debate visa proporcionar o esclarecimento diante da comunidade afetada e sobre a amplitude dos impactos ambientais e sociais envolvidos no empreendimento, possibilitando a formulação de perguntas aos empreendedores e órgãos envolvidos. Conforme determina a Constituição Federal brasileira e a Resolução 237 do CONAMA, o licenciamento ambiental de empreendimentos que envolvam significativo impacto ambiental deve ser conduzido pelo IBAMA e precedido de estudo de impacto ambiental capaz de demonstrar a integralidade dos danos, assim como de audiências públicas capazes de esclarecer de forma satisfatória diante da comunidade sobre todos os danos e riscos ambientais envolvidos. Além da comunidade local e do entorno do Município de São João da Barra, serão convidados a compor a mesa de debates os diretores da LLX, OSX e OGX, o Conselho de Sustentabilidade das referidas empresas e os diretores das empresas de consultoria ambiental contratadas. Também serão convidados o Presidente do Instituto Nacional do Ambiente – INEA e equipe técnica, assim como o Governador do Estado do Rio de Janeiro e o Presidente do Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro – CODIN, empresa de economia mista também responsável pelas desapropriações dos imóveis rurais. Serviço do evento: O que: Debate com a comunidade sobre o licenciamento ambiental do terminal portuário e do Distrito Industrial do Açú. Quando: dia 26 de janeiro de 2012. Horário: 14:00hs. Onde: Sede da ASPRIM, situada na RJ 240 S/N em Campo da Praia, 5º Distrito de São João da Barra, RJ. Informações e contato: Rodrigo Santos Silva: Vice-Presidente da ASPRIM. E-mail: rsilsan@gmail.com. Telefone: (22) 9957-0801. Att: José Nilton Silva Santos - Presidente da ASPRIM.”

Toda a área no entorno do desabamento ficará interditada nesta 5ª

Além do quarteirão onde estavam os três prédios que desabaram outros serão interditados para os trabalhos de remoção do entulho e de retirada de possíveis sobreviventes. PS.: Atualizado às 01:32: Imagem agora da região:

quarta-feira, janeiro 25, 2012

Assista a cobertura da Globo News ao vivo sobre desabamento de prédio no centro Rio

Imagem aérea atual da construção do Terminal TX-2 do estaleiro da OSX

PS.: Clique sobre a imagem para ver em tamanho maior.

Mapa mais recente sobre os empreendimentos do Complexo do Açu

Ele faz parte do relatório disponibilizado para investidores. As novidades são a identificação do que estão chamando de Vale do Silício, provavelmente, de olho em idústrias de informática e telecomunicações e a localização confirmada para a Cidade X, junto aos empreendimentos. Clique sobre a imagem para vê-la em tamanho maior:

O que é o Programa de Renda Melhor do estado?

O programa Renda Melhor foi gestado, até onde o blog sabe, com orientação do professor, Marcelo Neri, da Fundação Getúlio Vargas, um dos pesquisadores mais preparados e atualizados sobre o efeito dos programas de renda mínima para a distribuição de renda e elevação dos padrões dos brasileiros das classes de renda mais baixas. O programa Renda Melhor tem quatro vertentes. A primeira delas é a transferência de renda, que vai variar de 30 a 300 reais, de acordo com a renda per capita. No caso específico do município de São João da Barra, um total 1.292 famílias vai ser contemplada pelo programa, o que prevê uma repercussão sobre a vida de cerca de cinco mil pessoas. A segunda vertente do Renda Melhor é o Renda Melhor Jovem, destinada aos adolescentes que estejam no Ensino Médio e que tenham frequência regular na escola. Esses jovens vão ser contemplados com uma poupança escola num total de 3.100 reais. A cada ano completado e sem repetência, a família vai poder sacar um valor pré-determinado. A terceira vertente é o acompanhamento familiar feito por equipes da Secretaria de Assistência Social para orientar as famílias contempladas e também para buscar outras que estejam precisando e que ainda não foram inseridas no programa. A quarta e última vertente é a chamada gestão de oportunidades, feita através da qualificação dos jovens para que eles sejam capazes de se inserir no mercado de trabalho. Um bom projeto de política pública que precisa ser bem gerido para que alcance resultados e não fique com um pé no fisiologismo e na dependência eleitoral, que na verdade, se pretende exatamente, se evitar com a emancipação das pessoas e das famílias de baixa renda.

Cabral e Pezão prometem novamente, em SJB, a conclusão da Ponte João Figueiredo

Na solenidade na manhãdesta quarta-feira em que lançou em São João da Barra, o programa Renda Melhor para os moradores dos municípios do interior do estado, o governador Sérgio Cabral voltou se comprometeu em terminar a construção da ponte entre São João da Barra e São Francisco, dizendo já ter 190 milhões de reais destinados para a empreitada.

Google amplia mudanças em seus serviços

O Google anunciou hoje que vai reagrupar suas regras em uma política de “privacidade principal” para dar aos usuários uma visão geral sobre as regras dos seus serviços e como administra os conteúdos. Essa nova política entra em vigor a partir de 1 de março. Segundo a empresa, uma das principais mudanças seria o tratamento do usuário com contas no Google. A empresa diz que vai reunir todas as informações desse internauta, numa conta única. Até onde o blog sabe isto já era feito. O Google está dizendo que agora as informações e os serviços como Gmail, lembretes, calendário, agenda, etc. também serão sincronizados de acordo com as informações compartilhadas pelo usuário nos serviços do Google. A companhia informa que enviará mensagens aos usuários cadastrados para anunciar as mudanças oficialmente. Entre os usuários circula cada vez mais fortemente a preocupação com o controle que a empresa amplia sobre os serviços até então gratuitos (mas com propagandas) disponibilizados pela empresa.

terça-feira, janeiro 24, 2012

Lula com Dilma na posse de Mercadante

Fonte: O Globo.

Site da PMCG nada fala sobre o lockout de ônibus

Quinze horas depois de iniciado o lockout, ou greve (como alguns podem chamar) de ônibus em Campos dos Goytacazes, o site oficial da prefeitura não contém nenhuma informação sobre o assunto. Há nove notas sobre o cotidiano da municipalidade, mas nenhuma posição sobre o assunto que transtorna a vida dos munícipes. PS.: Atualização às 20:30: Definição de lockout pela Wikipedia: “Lockout é a recusa por parte da entidade patronal em ceder aos trabalhadores os instrumentos de trabalho necessários para a sua atividade. A CLT regulamenta a realização do Lockout em seu artigo 722, estabelecendo penalidades para os empregadores que, individual ou coletivamente, suspenderem os trabalhos dos seus estabelecimentos, sem prévia autorização do Tribunal competente, ou que violarem, ou se recusarem a cumprir decisão proferida em dissídio coletivo.” PS.: Atualização às 20:32: Abaixo imagem do Terminal Urbano, na avenida XV de Novembro, Beira-rio, às 17:30 e logo a seguir imagem mais adiante da farra das vans no transporte de passageiros feito em substituição aos ônibus das empresas concessionárias. PS.: Atualizado às 20:36: Mais de vinte horas depois o site da PMCG continua a não informar nada sobre a paralisação dos ônibus em todo o município de Campos dos Goytacazes.

Dá-lhe Goyta!

No ano do seu centenário o Goytacaz se prepara para participar da Segundona (Série B) do futebol em nosso estado. Faltam 10 dias para o Azul da Rua do Gás estrear contra o Cabofriense. no Arizão. A nova diretoria se esforça para arrumar o estádio e o time. A torcida ansiosa acompanha os preparativos. Ontem o time empatou em jogo treino com o Macaé. Na internet o clube está bem arrumado com a página oficial atualizada (aqui), assim como no Facebook (aqui) e outras redes sociais. O jornalista Gustavo Rangel distribui imagens e informações sobre o clube que já é o xodó da crônica esportiva do estado que apelidaram clubes como o Goyta de emergentes. Particularmente, o blog fica com o slogan que explica o que é o clube: Goyta: paixão da cor do céu! PS.: Foto de Gustavo Rangel para o o site do clube.

segunda-feira, janeiro 23, 2012

Infestação de escorpiões na Praia de Santa Clara

O blog recebeu por email a reclamação de Elaine Bomtielle Bomves:
"Prezado Sr. Roberto,
Sou moradora de Belo Horizonte -MG, Tenho uma casa na praia de Santa Clara desde os anos 70 próximo a antiga residência do ex prefeito Barbosa Lemos, próximo também a uma matinha no final da rua da única banca de jornais de Santa Clara.
Desde que que chegamos para aproveitar o periodo de verão com a minha família, estamos sofrendo com infestações de escorpiões em toda aquela vizinhança (escondidos embaixo de colchões, tapetes, dentro de armário, banheiro).
Eu e meus vizinhos estamos horrorizados e preocupados com a situação, devido as crianças, idosos,...
Gostariamos de aproveitar a sua ajuda, pois meus vizinhos de Campos, informaram de um Blog de grande visibilidade que o snehor possui e, solicitar uma ajuda dos orgãos da PMSFI, principalmente do CCZ, uma visita a região, pois acreditamos que exista um foco em uma casa abandonada próximo ao local.
Segue os nomes dos meus vizinhos:
Maria de Lourdes Pereira ( Campos)
Rui Augusto Barcelos (Campos)
Luis Carlos Pereira ( Campos)
Marcos Antônio Pereira ( Itaperuna)
Paulinho e Izabel (Moradores de Santa Clara)
Desde já agradeço a enorme ajuda.
- Atenciosamente, Elaine Bomtielle Bomves."

Entrevista com um dos criadores do Occupy Wall Street que diz querer novo partido nos EUA e reinventar a esquerda

O jornalista campista Carlos Alberto Junior, atualmente em Washington, EUA, faz mais uma matéria, agora publicada no site Opera Mundi com o Kalle Lasn, editor da revista canadense Adbusters e um dos criadores do Occupy Wall Street. Ela também vale a sua leitura. Clique aqui e leia o que pensa Lasn. Aliás, a entrevista tem muita relação com o artigo citado abaixo do The Economist.

“Liberalismo x Capitalismo de Estado”

O publicitário Hayle Gadelha publicou aqui em seu blog, uma tradução resumida e comentada, de um artigo da revista britância “The Economist” que merece a leitura e sua análise: “A ascensão do capitalismo de estado” “O liberalismo econômico, como conhecíamos, vive seus estertores. E podemos dizer que a concordata do Lehmann Brothers, em setembro de 2008, equivale, para os liberais, ao que significou a queda do muro de Berlim para as esquerdas. No mínimo, os dois acontecimentos estão intimamente ligados. Com a Queda do Muro (1989), o liberalismo, que tinha ganhado fôlego com Reagan e Thatcher, radicalizou. O laissez-faire tornou-se o Pai nosso de cada dia. A dissolução da União Soviética passou a ser a garantia de que a política de descontrole total é que estava certa e que representava a evolução da humanidade. Mas os “Ninjas” (No Income, No Job, no Assets – crédito concedido a tomadores que não podiam comprovar renda, nem emprego, nem a propriedade de ativos) deram um golpe mortal nessa pretensão. De 2008 para cá testemunhamos, meio incrédulos, as potências ocidentais em desespero, quase rastejando, tentando entregar os dedos para salvar os anéis. Enquanto isso, os chamados países emergentes, para quem todos torciam o nariz, tornam-se protagonistas da nova economia mundial. “The era of free-market triumphalism has come to a juddering halt, and the crisis that destroyed Lehman Brothers in 2008 is now engulfing much of the rich world”, diz The Economist em sua matéria de capa da semana passada. Pior: o Fraser Institute, canadense, que tem medido a “liberdade econômica” (!!!) nos últimos quarenta anos e que tinha visto o seu índice subir implacavelmente de 5,5 (de 0 a 10) em 1980 para 6,7 em 2007, a partir de 2008 viu tudo andar pra trás. Pior ainda: ganhou força entre os “emergentes” o capitalismo de estado, que funde os poderes do estado com os poderes do capitalismo. O capitalismo de estado, argumentam, representa um esforço significativo sobre seus predecessores em vários aspectos: está se desenvolvendo em escala maior, mais rapidamente e com instrumentos mais sofisticados. Obviamente, a reportagem procura lançar senões sobre os novos rumos do mundo fora das garras das potências ocidentais. Levanta dúvidas sobre a capacidade de renovação e de correção de erros, e alerta que o “capitalismo de estado é atormentado pelo nepotismo e pela corrupção” – como se nada disso acontecesse no chamado “primeiro mundo”. Mas a reportagem lembra que a ascensão do capitalismo de estado está derrubando algumas “verdades” sobre os efeitos da globalização. Por exemplo, Kenichi Ohmae tinha dito que a nação-estado tinha acabado. Thomas Friedman argumentava que os governos teriam que usar a camisa de força dourada de disciplina do mercado. Naomi Klein apontava que as maiores companhias são maiores do que muitos países. E Francis Fukuyama declarou que a história tinha acabado com o triunfo do capitalismo democrático. O fato é que a “fórmula” do liberalismo econômico fracassou completamente e seus defensores têm motivos de sobra para se preocuparem com esse mundo que avança livre de sua tutela. Acima de tudo porque, olhando para a crise americana, para o caos europeu e para as trapalhadas do grande capital financeiro, podemos dizer que as esquerdas sempre estiveram mais perto de uma proposta de mundo melhor, onde o estado pode de fato ser o protagonista na condução harmonizada de políticas econômicas e sociais. Evidentemente, estamos longe de viver o melhor dos mundos. Mas já é um alívio saber que nos distanciamos da truculência do liberalismo.”

Também de volta

O professor Fábio Siqueira pede para avisar que definitivamente está retomando o seu blog. A princípio, com artigos semanais de opinião, às quartas, embora, podendo ampliá-la, com participações, informações e opiniões para além disso. Boa notícia para a Rede Blog. Clique aqui e acompanhe.

De volta!

No dia 23 de dezembro o blog anunciou um período de trinta dias de férias. Em quase oito anos de atividades, seria a terceira ou quarta vez, no máximo, de afastamento tão grande dos leitores-colaboradores.

Como já se esperava, o afastamento foi sendo gradativo, porque o costume em escrever e se relacionar é grande e, quase, já um vício.

Só depois da primeira semana de janeiro, após o acompanhamento inicial das consequências das cheias do nosso Paraíba, é que o afastamento foi maior, mesmo assim, o(a)s leitore(a)s-colaboradore(a)s, de certa forma, mantiveram o blog em atividade com informações e reclamações entre outras demandas de publicação.

A volta não é simples, pois, aquele costume de opinar, selecionar informações e comentá-las, informar e debater, assim como, quase tudo na vida é um costume e uma prática, assim, o relaxamento, deverá aos poucos, ser suspenso, junto com as atividades letivas do blogueiro que estão sendo reiniciadas hoje.

Enfim, retornamos!

domingo, janeiro 22, 2012

Reclamação contra os tachões

Por email o blog recebeu do Sergio David Haddad a reclamação: "Saudações professor Roberto, Gostaria que postasse sobre a colocada recente de um tachão quase em frente ao Mcdonalds, já que o mesmo está proibido conforme RESOLUÇÃO 336 DO CONTRAN, que diz: "Considerando que a aplicação de tachas e tachões transversalmente à via como dispositivos redutores de velocidade, ondulações transversais ou sonorizadores causa defeitos no pavimento e danos aos veículos". Nesse caso que seria responsável pela colocação? Já perdi 2 pneus por causa de tachões. Grato! P.S. Parábens pelo Blog que é de grande utilidade para a população, como um meio de espressarmos nossas idéias, insatisfações, sugestões, etc... -- Sérgio David Rena Haddad."

sábado, janeiro 21, 2012

Datafolha: 92% da população considera gestão da Dilma, como ótima, boa ou regular

A pesquisa feita pelo Datafolha ouviu 2.575 pessoas nos dias 18 e 19 de janeiro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Por ela, 59% dos brasileiros consideram sua gestão ótima ou boa, enquanto 33% classificam a gestão como regular e 6% como ruim ou péssima. Ao completar um ano no Planalto, Fernando Collor tinha 23% de aprovação. Itamar Franco contava 12%. Fernando Henrique Cardoso teve 41% no primeiro mandato e 16% no segundo. Lula alcançou 42% e 50%, respectivamente.

sexta-feira, janeiro 20, 2012

Caminhada da Terra no Açu

O blog recebeu e publica a Carta Convite abaixo:

“Carta Convite”

Em tempos difíceis onde a ditadura do mercado atropela a vida, resistir é preciso para, bem como nos lembra Dom Pedro Casaldáliga: “não deixar cair a profecia” ou perder a esperança (CPT).

Para relembrar a luta dos mártires da Terra em defesa da vida das pessoas, dos demais seres vivos e da Terra como valor primordial e denunciar todas as medidas legislativas e executivas que a sacrificam em favor unicamente do lucro. Os, camponesas/es, vos convidam para a Caminhada da Terra: um ato de Fé e Solidariedade em prol da luta pela defesa do território dos pequenos agricultores de São João da Barra.

A Caminhada da Terra é um ato religioso de trabalhadoras/es rurais, suas organizações e parceiros que a partir de uma espiritualidade profética e libertadora buscam denunciar quaisquer atos que agridam os direitos humanos.

Nos últimos anos, a Caminhada da Terra, batizada pelo povo de “Romaria da Terra” tem sido também espaço de clamor pela vida do planeta, matas, florestas, água que estão seriamente ameaçados por aqueles que querem fazer destes objetos de mercado.

Assim, a Caminhada da Terra é um momento de reunir agentes pastorais, religiosos, sindicatos, ambientalistas, igrejas e demais organizações sociais que acreditam que a partir do apoio a luta pela Terra e defesa dos Territórios camponeses existe a possibilidade de construir um país mais justo e sustentável para todas/os.

APOIO: ASPRIM, CPT, CENTRO POPULAR DE DIREITOS HUMANOS - Campos, COMITÊ DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO E DEGRADANTE - NF, DIOCESE de Campos, GRUPO FÉ E CIDADANIA - Campos, MPA - ES, REDE FÉ E POLÍTICA -RJ, SEPE UENF, UFF.

DIA: 21 DE JANEIRO DE 2012.

HORÁRIO: A PARTIR DAS 8 da manhã.

LOCAL: RJ 240 s/n. Campo da Praia, 5º Distrito de São João da Barra.”