65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
terça-feira, janeiro 31, 2012
Chuva na BR-101
A contrução do canal no Porto do Açu pelo release da LLX
"Construção de canal no Superporto do Açu avança em ritmo acelerado
A construção do canal do Superporto do Açu segue a todo vapor. Com obra iniciada em agosto do ano passado, o canal já conta com 1.400 metros de extensão, 8 metros de profundidade e mais de 200 metros de largura. Desenvolvido pela LLX, empresa de logística do Grupo EBX, a obra integra o TX2, terminal onshore do empreendimento em construção em São João da Barra (RJ).
O entorno do canal que integrará o TX2 terá 13 km de cais, 300 metros de largura e profundidade entre 10,5 e 14,5 metros. Nele estarão instalados a Unidade de Construção Naval da OSX (empresa do setor de equipamentos e serviços para a indústria naval offshore de petróleo do Grupo EBX) e o Terminal Multiuso da LLX, além de uma série de empresas para apoio à indústria offshore. A previsão é que a construção do canal seja concluída em 2013.
O TX2 também contará com profundidade de 18,5 metros no acesso ao canal, na altura do quebra-mar. Neste local serão movimentados carvão e supply boat.
Dragagem
A primeira fase da dragagem do canal está sendo realizada pela draga Cyrus II, da empresa holandesa Boskalis. O equipamento, de corte e sucção, retira a areia do local. O material é levado, por tubulação, para um aterro.
Esta foi a primeira vez no mundo que uma draga iniciou a construção de um canal em mar aberto, sem a construção prévia de um quebra-mar.
Outras duas dragas ainda serão usadas durante a construção do canal. Na segunda fase da obra, prevista para fevereiro, será utilizada a draga holandesa Sea Way. Ela realizará o aprofundamento do canal dos atuais 8 metros para 14,5 metros de profundidade. A Sea Way estava sendo utilizada no México e possui 171 metros de comprimento, 22 metros de largura e capacidade de sucção de mais de 30 mil m³ por hora.
Já no mês de abril, ainda para trabalhar na dragagem do canal, chega ao Brasil a terceira draga holandesa Cornelus Zahnen.
TX2
Com uma área total de 8 milhões de m2, o TX2 possui 2 milhões de m2 para a instalação de indústrias de apoio offshore e se consolida como um importante pólo de apoio para a indústria de petróleo e gás, capaz de movimentar ainda carvão, produtos siderúrgicos e granéis sólidos e líquidos.
Entre as empresas que já assinaram contrato para instalação de unidade no TX2 estão a InterMoor, de apoio logístico e serviços especializados à indústria de óleo e gás e as empresas de produção de tubos flexíveis para a indústria offshore, NKTF e Technip Brasil.
Com localização privilegiada na região Sudeste, o TX2 está no ponto mais próximo da costa com relação à Bacia de Campos, em frente a 85% da produção brasileira de petróleo.
Com mais de 30 berços para atracação de navios e profundidade entre 10,5 e 18,5 metros, o desenvolvimento do canal permitirá a movimentação de escória, granito, produtos siderúrgicos, granéis sólidos e líquidos e atividades de apoio à indústria offshore."
Desabafo de um Guarda Municipal em Campos
segunda-feira, janeiro 30, 2012
Reclamação contra estacionamento
Cruzamento perigoso
domingo, janeiro 29, 2012
Reclamação de Travessão
sexta-feira, janeiro 27, 2012
"Do outro lado do mineroduto"
quinta-feira, janeiro 26, 2012
Os recapeamentos pela cidade
ANP autoriza OGX a exportar petróleo
Associação dos Produtores Rurais de SJB promove debate, nesta 5ª, sobre instalação do Complexo Logístico e Industrial do Açu
Toda a área no entorno do desabamento ficará interditada nesta 5ª
quarta-feira, janeiro 25, 2012
Mapa mais recente sobre os empreendimentos do Complexo do Açu
O que é o Programa de Renda Melhor do estado?
Cabral e Pezão prometem novamente, em SJB, a conclusão da Ponte João Figueiredo
Google amplia mudanças em seus serviços
terça-feira, janeiro 24, 2012
Site da PMCG nada fala sobre o lockout de ônibus
Dá-lhe Goyta!
segunda-feira, janeiro 23, 2012
Infestação de escorpiões na Praia de Santa Clara
Entrevista com um dos criadores do Occupy Wall Street que diz querer novo partido nos EUA e reinventar a esquerda
“Liberalismo x Capitalismo de Estado”
Também de volta
De volta!
No dia 23 de dezembro o blog anunciou um período de trinta dias de férias. Em quase oito anos de atividades, seria a terceira ou quarta vez, no máximo, de afastamento tão grande dos leitores-colaboradores.
Como já se esperava, o afastamento foi sendo gradativo, porque o costume em escrever e se relacionar é grande e, quase, já um vício.
Só depois da primeira semana de janeiro, após o acompanhamento inicial das consequências das cheias do nosso Paraíba, é que o afastamento foi maior, mesmo assim, o(a)s leitore(a)s-colaboradore(a)s, de certa forma, mantiveram o blog em atividade com informações e reclamações entre outras demandas de publicação.
A volta não é simples, pois, aquele costume de opinar, selecionar informações e comentá-las, informar e debater, assim como, quase tudo na vida é um costume e uma prática, assim, o relaxamento, deverá aos poucos, ser suspenso, junto com as atividades letivas do blogueiro que estão sendo reiniciadas hoje.
Enfim, retornamos!
domingo, janeiro 22, 2012
Reclamação contra os tachões
sábado, janeiro 21, 2012
Datafolha: 92% da população considera gestão da Dilma, como ótima, boa ou regular
A pesquisa feita pelo Datafolha ouviu 2.575 pessoas nos dias 18 e 19 de janeiro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Por ela, 59% dos brasileiros consideram sua gestão ótima ou boa, enquanto 33% classificam a gestão como regular e 6% como ruim ou péssima. Ao completar um ano no Planalto, Fernando Collor tinha 23% de aprovação. Itamar Franco contava 12%. Fernando Henrique Cardoso teve 41% no primeiro mandato e 16% no segundo. Lula alcançou 42% e 50%, respectivamente.
sexta-feira, janeiro 20, 2012
Caminhada da Terra no Açu
“Carta Convite”
Em tempos difíceis onde a ditadura do mercado atropela a vida, resistir é preciso para, bem como nos lembra Dom Pedro Casaldáliga: “não deixar cair a profecia” ou perder a esperança (CPT).
Para relembrar a luta dos mártires da Terra em defesa da vida das pessoas, dos demais seres vivos e da Terra como valor primordial e denunciar todas as medidas legislativas e executivas que a sacrificam em favor unicamente do lucro. Os, camponesas/es, vos convidam para a Caminhada da Terra: um ato de Fé e Solidariedade em prol da luta pela defesa do território dos pequenos agricultores de São João da Barra.
A Caminhada da Terra é um ato religioso de trabalhadoras/es rurais, suas organizações e parceiros que a partir de uma espiritualidade profética e libertadora buscam denunciar quaisquer atos que agridam os direitos humanos.
Nos últimos anos, a Caminhada da Terra, batizada pelo povo de “Romaria da Terra” tem sido também espaço de clamor pela vida do planeta, matas, florestas, água que estão seriamente ameaçados por aqueles que querem fazer destes objetos de mercado.
Assim, a Caminhada da Terra é um momento de reunir agentes pastorais, religiosos, sindicatos, ambientalistas, igrejas e demais organizações sociais que acreditam que a partir do apoio a luta pela Terra e defesa dos Territórios camponeses existe a possibilidade de construir um país mais justo e sustentável para todas/os.
APOIO: ASPRIM, CPT, CENTRO POPULAR DE DIREITOS HUMANOS - Campos, COMITÊ DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO E DEGRADANTE - NF, DIOCESE de Campos, GRUPO FÉ E CIDADANIA - Campos, MPA - ES, REDE FÉ E POLÍTICA -RJ, SEPE UENF, UFF.
DIA: 21 DE JANEIRO DE 2012.
HORÁRIO: A PARTIR DAS 8 da manhã.
LOCAL: RJ 240 s/n. Campo da Praia, 5º Distrito de São João da Barra.”