65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
segunda-feira, fevereiro 13, 2012
Cederj planeja cursos de engenharia a distância no estado a partir de 2013
Os cursos seriam de engenharia civil e produção. O Cederj, um consórcio formado por sete universidades públicas de nosso estado sabe que os cursos de engenharia exigirão vários laboratórios para as aulas práticas. Hoje, a maioria dos cursos de graduação a distância do Cederj é de licenciaturas (Formação de Professores).
No Brasil há cerca de 930 mil matrículas nas graduações a distância contra 5,3 milhões sobre a forma tradicional, a presencial. O governo trabalha com a previsão de que em 2020 a Educação a Distância (EaD) atinja 3,1 milhões de matrículas na graduação.
Hoje, a idade média dos alunos na modalidade a distância é de 34 anos contra 26 no presencial, 70% mulheres x 30% homens (na presencial 55% x 45%); Renda familiar de até 3 SM: 43% distância x 26% na presencial; Pai com Ensino Médio ou Superior (18% distância x 51% na presencial).
Indiscutivelmente, a EaD atinge um público na escala mais baixa da nossa pirâmide social. A EaD é uma excelente alternativa, mas, deve ser tratada com muito cuidado para que não se transforme em algo de menor valor para as classes mais baixas.
Mais do que acesso a quem está distante da base do ensino, a EaD, traz flexibilidade de horários para quem trabalha e quer continuar estudando e tem conflitos de horários e dificuldade no transporte nos horários de rush.
Lembro-me de uma pesquisa há mais de uma década no Canadá, que indicava que a maioria dos alunos de EaD estavam a até 2 quilômetros da universidade, e o que queriam mesmo era, flexibilidade de horários, para estudarem. Sendo o Brasil com um dos maiores índices do mundo de estudo noturno e de trabalhadores, a alternativa, especialmente, para alguns cursos podem ser, ou melhor, já estão sendo muito interessantes.
PS.: Fonte matéria do Valor "Os desafios de ter aluno longe da escola".
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4 comentários:
Acho uma grande oportunidade para quem depende de flexibilização nos horários.
Hoje devido ao custo de vida, os filhos-estudantes, são obrigados a trabalharem logo cedo, para ajudar a renda familiar. Daí esse seria uma excelente oportunidade.
Já assisti entrevistas em que foi realizada uma enquete e o aprendizado com inúmeros alunos não presenciais, superou o aprendizado adquiridos em sala de aula, pois o poder de concentração, a possibilidade de se reexplicar um asunto seria uma diferencial, sem o mais o aluno estudaria quando realmente estiver concentrado e em condições fisicas ideais para tal.
Acredito que a concorrência será grande, pois é um ótimo curso.
Também acho uma ótima idéia pq eu mesmo preciso de uma oportunidade de fazer a Graduação á distância pq trabalho embarcado e no curso presencial eu acabo perdendo metade do mês.
E nesta semana foi anunciada o curso de engenharia de produção pelo cederj. A univesp já possui esse curso, além de engenharia da computação. Agora é só esperar que cederj tbm traga. Adoro ead <3
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