65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sábado, fevereiro 25, 2012
Continuando os 1001 problemas!
O blog continua a receber contribuições da Rede Blog e das redes sociais. Já são mais de cinco dezenas de compartilhamentos do assunto em diversos perfis no Facebook. Por e-mail o blog recebeu as imagens internas de ônibus da Autoviação 1001. Já aqui um link postado em comentário do Alexis Sardinha e replicado por Jane Nunes para assinar uma petição online questionando as altas tarifas e a má qualidade dos serviços da 1001. Sigamos em frente contra os 1001 problemas!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Roberto,
Louvável inciativa. Mas espero sinceramente, embora duvide, que alguns companheiros (seus) da "rede blog" consigam ir além da mera simplificação no tema.
Explico:
É claro que a utilização (simbólica) da empresa mencionada agrega, até porque, na verdade, ela resume boa parte dos problemas: concessões duvidosas, preços exorbitantes e desrespeito ao usuário.
No entanto, é bom enxergar que esta situação é parte integrante (como causa e efeito) da TOTAL e COMPLETA incompetência do governo estadual em formular e executar uma política pública de transportes que mereça este nome, e que vá além da satisfação dos interesses corporativos dos "amigos de campanha".
E isto vale desde "bondinhos assassinos"(Santa Teresa), passando por trens "indianos" (Super-Via), até passagem de ônibus com preço de bilhete de avião.
Assim, é baseado no que vejo, a saber, a solidariedade quase canina que alguns blogs devotam ao governador(enredados na luta maniqueísta entre o ex e o atual)que não nutro esperanças que sua campanha conte com a força necessária na hora de colocar estes questionamentos.
Não dá para fazer omeletes sem quebrar os ovos.
Porém, o seu blog já basta, mas saiba que uma parte(grande) do caminho você estará sem a "rede blog".
O problema é extenso, mas antigo. Muitos passaram pelo governo e não mexeram neste vespeiro.
Que o problema do transporte público no estado é grande todos sabemos. Aliás, o problema se repete na maioria dos nossos municípios.
É preciso pressão para que este problema seja enfrentado.
É natural que o lhar esteja muito voltado para a região metropolitana onde moram mais pessoas, mas, o fluxo de pessoas pelo interior e desta para a região metropolitana está crescendo muito acima dos índices econômicos e precisa de soluções que podem ser tomadas, mesmo que paulatinamente.
Nesta linha, a ligação Campos-Rio-Campos poderia ser uma primeira intervenção. É nisto que o blog e a rede vai se fixar de forma permanente. Há quem queira se aparecer como alternativa, mas esteve 8 anos no poder e nada fez.
Sds.
Roberto,
Não deixe a lógica maniqueísta dos anti e pro este ou aquele governador(ou qualquer outro personagem político) sequestrar seu conhecido bom senso.
Reivindicar "herança maldita" não resolve.
No máximo diagnostica o que mencionei: Todos os governos e suas agendas estão reféns dos interesses em quem LUCRA com o sofrimento dos usuários.
Mas é preciso coerência (e independência) para colocar isto na pauta, tanto para chico, tanto para francisco.
Claro que a "rede b(r)og" tem opções políticas, mas o que lhe revestiria de seriedade seria a liberdade em afastar a manipulação mesquinha dos fatos.
Ou seja: Tanto o ex quanto o atual seguem a cartilha dos empresários do setor, e salvo o seu blog, outros não falarão no assunto, porque estão ligados umbilicalmente em seus ódios pessoais e compromissos políticos, mas não querem dizê-lo em público, tal e qual o PIG que tanto contestamos(contestamos ainda?).
Um abraço e boa sorte na empreitada, embora como eu tenha dito, em certo ponto da estrada, todos "descerão do ônibus".
Olá Douglas,
A pressão é a lógica dos blogs. O jogo da falsa imparcialidade é complexo. Neste mar vamos navegando em meio às tempestades, evitando sim o maniqueísmo, mas, sem se deixar iludir com os botes que se apresentam como salva-vidas.
Neste cenário as redes, para além dos blogs, agora, especialmente o FB, cumprem um papel, que sendo sólido também se desmancha no ar.
Assim vai-se testando os limites e os interesses em jogo.
O jogo que se faz com os empresários setor sempre pode ser revisto conforme a capacidade de pressão.
O caso da 1001, neste sentido, é simbólico, pelo tempo que permanece sem alterações, pela falta de licitação (como na maioria dos municípios), e pela ausência de uma outra alternativa.
Estiquemos as cordas e vamos ver no que vai dar.
Descer ou ser desscido dos ônibus tem sido a sina daqueles que lutam.
Sua presença no debate é sempre importante.
Um grande abraço.
Roberto, Vale lembrar que a 1001 é uma grande financiadora de campanhas eleitorais antes,durante e após o governo dos garotinhos.Apesar das promessas quando em campanha de acabar com a exclusividade da empresa 1001.Isso deveria ser objeto de debate nos diversos blogs.
Att.
Paula
Postar um comentário