65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quarta-feira, fevereiro 08, 2012
Sobre o novo Plano Diretor de SJB
Ao lado o convite que foi enviado pela prefeita carla Machado a algumas instituições e pessoas de nossa região para assistirem a apresentação da proposta de reformulação de um novo Plano Diretor e de uma nova Lei sobre Uso e Ocupação do Solo no município de São João da Barra.
A proposta terá que ser aprecida em audiências públicas nas diversas regiões do município, antes de ser encaminhada à Câmara Municipal, para que a população, parte diretamente interessada, tanto quanto o grupo EBX, financiador destes estudos junto ao escritório do Jaime Lerner, possa opinar, sugerir e reformular a proposta que será objeto, ao final de decisão da Câmara de vereadores.
Leia a seguir a opinião do Denis Tolêdo, norador do Açu. Ela foi postada em comentário, em nota abaixo e está sendo trazido aqui para a capa do blog como forma de contribuição para o debate:
"Show pirotécnico é o que mais vejo. Quanto foi feito nesses últimos anos? Campos com toda a certeza deveria ser exemplo para o país e São João da Barra então nem se fala, tem uma renda per capita 3 x maior que Campos.
Vejo que essas mudanças provavelmente trarão mais desapropriações, espero que dessa vez a população fique sabendo antes, pois quando mudaram o zoneamento do município apenas uma pequena parcela soube o que iam fazer. Audiências públicas em todas as localidades é mais do que necessário, é um dever, sem contar que já estamos bem atrasados e espero que isso não sirva de desculpa para o governo usar seu poder de qualquer maneira, sem respeitar aqueles que usam o solo, pois sabemos muito bem que SJB está desorganizada a décadas e nenhum governante foi capaz de sanar isso, só planejar também não leva a nada sem a participação dos maiores interessados, que nesse caso deveria ser os moradores e não empresários.
Espero profundamente que o 5º Distrito, mais especialmente a Praia do Açu (que dá nome ao mega empreendimento) receba no mínimo uma subprefeitura e que a localidade seja prioridade para o governo. Enfim, torço para que essa política seja de longo prazo e que não passe por cima dos direitos de cada cidadão em nome de um "desenvolvimento" rápido e rasteiro."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
A prefeita Carla Machado, está cumprindo bem seu dever. Como todo bom prefeito(a), ou qualquer político, deverá cuidar dos problemas do presetne e ter visão focada no futuro. E esse plano diretor, para São São João da Barra, é visão de futuro e evitará problemas no trãnsito, no meio ambiente, favelização, etc.
Já aqui em Campos, onde a política do casal da Lapa, está em ação, há quae 30 anos, ou seja de 1988. Ninguém está aguentando mais, botar o automóvel nas ruas, pois os congestionamentos, a bagunça no trânsito é enorme. O meio ambiente não é respeitado, cortaram dezenas de árvores decenárias e não plantão uma sequer,na Duplicação da Rodovia Campos x Goitacazes. A Beira Valão parece mais o sambodrómo do Rio de Janeiro, com aqueles arcos, porém, o mau-cheiro, ainda continua forte.
É SJB progredindo e Campos Afundando cada vez mais.
Mas a verdade é uma só: Tanto lá quando cá, os políticos são "farinha do mesmo saco".
A PREFEITA ESTÁ NO FINAL DE MANDATO, ESSE PROJETO É PARA O PRÓXIMO PREFEITO.PRÁ QUEM LEVOU 7 ANOS PARA CONSTRUIR UM POLO GASTRONÔMICO,IMAGINE ESSE PROJETO SÓ PODE SER PARA UM PREFEITO COMPETENTE,QUE JÁ ADMINISTROU BEM SJB,COM POUCO DINHEIRO,IMAGINE AGORA.
Pólo Gastronômico? kkkkkk
Piabinha, batata fita banhada a óleo e pastel....
Postar um comentário