Veja detalhes da reportagem do portal Terra:
“O Ministério da Justiça, por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), notificou hoje o Google para que a companhia de internet preste esclarecimentos sobre as mudanças recentes realizadas em sua política de privacidade, especialmente em relação às possibilidades de utilização dos dados pessoais de seus usuários. Em nota divulgada à imprensa, o DPDC informou que o pedido foi feito com base na legislação de defesa do consumidor e no direito constitucional à privacidade. O órgão estabeleceu ainda que o Google terá o prazo de dez dias para detalhar essas mudanças, a partir do recebimento da notificação. Segundo o departamento, entre os aspectos que devem ser explicados estão o modo como foi conduzido o processo de revisão da política de privacidade e a oportunidade dada ao consumidor para se manifestar a respeito das mudanças. Outro questionamento do DPDC é se existe uma alternativa para o usuário que deseja utilizar os diversos produtos do Google - como o Gmail, Google+ e YouTube - sem que haja uma interconexão de seus dados pessoais nesse processo. A notificação abrange ainda a maneira como o Google pretende conseguir a autorização dos usuários para essas novas práticas e a possibilidade do conteúdo privado dos e-mails ser acessado pela companhia para fins de publicidade personalizada para cada consumidor. Com a nova política, em vigor desde 1º de março, o Google decidiu reunir todas as informações relativas a cada usuário dos serviços da empresa em uma única conta para cada consumidor. No modelo anterior, baseado em contas separadas, havia mais de 70 termos de privacidade desenvolvidos para os diferentes serviços oferecidos pela companhia. Em relação a essas novas medidas, um dos pontos que vêm despertando polêmicas em todo o mundo é o fato de que o Google poderá apresentar anúncios publicitários ao usuário de acordo com o cruzamento do conteúdo buscado ou compartilhado por ele nos diversos serviços da empresa. Em comunicado, o Google afirmou que manterá o aberto o diálogo com as autoridades brasileiras e responderá formalmente ao DPDC. A companhia reforçou que a nova política não altera nenhuma configuração existente de privacidade ou o modo como as informações dos usuários são compartilhadas fora de seus serviços. “Não coletamos informações adicionais sobre os usuários. Não venderemos seus dados pessoais. E continuaremos a utilizar a melhor segurança do mercado para manter suas informações a salvo”, afirmou a empresa. O Google acrescentou que o usuário tem alternativas para editar ou desativar seu histórico de pesquisa, além de controlar a maneira como a empresa exibe anúncios sob medida.”
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