Sobre a ponte SJB-SFI a decisão já existe e se sabe que os recursos para a sua construção virão de um empréstimo junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
Sua localização se dará na BR-356, na reta de Barcelos, a 500 metros da RJ-196 que liga Pipeiras-Palacete a Barra do Furado, Quissamã. Do lado de SFI a rodovia se estenderá até à divisa com o Espírito Santo, conforme mapa abaixo, que mostra o antigo projeto, ainda chamado de rodovia Translitorânea.
O tempo estimado de construção para a nova ponte, que terá 1200 metros de comprimento, pode variar entre 12 a 18 meses, conforme o andamento das licenças ambientais. Ao contrário do que vem sendo afirmado a construção não se iniciou, apenas os levantamentos para a elaboração do projeto da nova ponte e do novo traçado dos seus acessos. A expectativa real é que as obras da ponte consigam ser uniciadas, ainda no segundo semestre deste ano.
Os detalhes do projeto e o seu formato institucional serão explanados pelo governador Sérgio Cabral, quando de sua viagem a SFI, no próximo dia 3 de abril, quando também fará o lançamento do Programa Renda Jovem da Secretaria de Estado de Assistência Social.
É providencial que antes disto os gestores locais de nossa região se articulem e busquem avançar no sentido de garantir o financiamento público do projeto, agora chamado Arco Rodoviário do Norte Fluminense, que fará a integração entre a microrregião de Macaé à Campos, SJB e SFI, como alternativa à BR-101.
A existência de uma PPP levará à cobrança de pedágios por rodovias que são de domínio estadual e, apenas precisam ser ampliadas e melhoradas para dar conta do aumento de fluxo previsto com os investimentos projetados para a nossa região.
8 comentários:
A outra ponte que so tem os pilares denominada "joao figueiredo" fica para a eternidade como um belo monumento de DESPERDICIO DO DINHEIRO PUBLICO
Ou seja, não fizeram antes no lacal onde já existem os pilares, e agora, à serviço de um Midas, mudam tudo e NÓS AINDA POR CIMA PAGAREMOS PEDÁGIO?
Merecemos.
Essa RJ 196 existe? Todo ano eleitoral eles anunciam essa ponte, na eleição passada para governador a mesma coisa, fiquei sabendo que não vão usarem os pilares da JF que estão lá a 40 anos? Acho que só sai se um certo empresário quiser e for do interesse dele, um cara ai que manda no Estado do RJ.
Essa estrada de Dores de Macabu está acabada.. Boa notícia, o caminho CamposxMacaé por essa via é bem mais rápido do que pela BR 101,imagina quando estiver com asfalto bom e todo o trecho asfaltado..
Se essa nova ponte for construida nesse local, ela ligará S. João da da Barra a Campos. Já q do outro lado do paraíba ela sairá em solo campista.
Professor, e o corredor logístico q ninguém fala mais nada?
Gotaria de saber professor, se tem alguma novidade sobre o início da construção dessa nova ponte SJB x SFI.
Professor, há alguma novidade ou notícia sobre o início da construçãoda nova ponte SJB - SFI?
OLá Juliana,
Sei que estão concluindo o projeto, porque a parte que corta Campos-SJB há problemas, inclusive na parte do entrocamento com o futuro Corredor Logístico que ligará o Açu até Campos.
Sei que o dinheiro já teria sido obtido. Há interesse do grupo EBX.
Sabendo de algo pretendo postar no blog. Se possuir alguma outra informação, por favor, repasse.
Sds.
Postar um comentário