A segunda
novidade é a confirmação das negociações para acordo da EBX com a Foxconn, a
empresa chinesa que fabrica os equipamentos da Apple, para a construção
de uma fábrica de baterias, painéis solares e postes eficientes, no Complexo
Logístico-industrial do Porto do Açu (CliPa) no município de São João da Barra.
No acordo que está sendo desenhado, a EBX participaria com metade do valor do
projeto estimado em cerca de 1 bilhão de dólares.
PS.: Atualizado às 21:02: Foto de Roberto Stuckert Filho, fotógrafo oficial da Presidência da República que registrou a presidenta Dilma com trabalhadoras do Porto do Açu.
Atualizado às 22:46: Fotos divulgadas pela EBX:
PS.: Se desejar ver as fotos em tamanho maior clique sobre as mesmas.
Atualizado às 23:50: A Vale e a EBX planejam recuperar os 354 km da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), que liga Campos à capital fluminense, em investimento de R$ 1,65 bilhão. A linha férrea ligará o Porto do Açu ao Porto do Rio com bitola larga e é parte do Corredor Logístico.
Comentário do blog: O blog volta a repetir que está aí uma ótima oportunidade para também e fazer o transporte de passageiros, tanto entre o Complexo do Açu e Campos, como entre Campos e a capital, o Rio de Janeiro. É preciso que os governos superem a dependência do transporte sobre rodas e com ônibus. Se depender da Prefeitura de Campos e do secretário estadual de Transportes nada avançará neste sentido. Oportunidade é algo que se pode pegar ou largar, difícil é ver o interesse na formulação de boas políticas públicas.
PS.: Atualizado às 21:02: Foto de Roberto Stuckert Filho, fotógrafo oficial da Presidência da República que registrou a presidenta Dilma com trabalhadoras do Porto do Açu.
Atualizado às 22:46: Fotos divulgadas pela EBX:
PS.: Se desejar ver as fotos em tamanho maior clique sobre as mesmas.
Atualizado às 23:50: A Vale e a EBX planejam recuperar os 354 km da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), que liga Campos à capital fluminense, em investimento de R$ 1,65 bilhão. A linha férrea ligará o Porto do Açu ao Porto do Rio com bitola larga e é parte do Corredor Logístico.
Comentário do blog: O blog volta a repetir que está aí uma ótima oportunidade para também e fazer o transporte de passageiros, tanto entre o Complexo do Açu e Campos, como entre Campos e a capital, o Rio de Janeiro. É preciso que os governos superem a dependência do transporte sobre rodas e com ônibus. Se depender da Prefeitura de Campos e do secretário estadual de Transportes nada avançará neste sentido. Oportunidade é algo que se pode pegar ou largar, difícil é ver o interesse na formulação de boas políticas públicas.
4 comentários:
Bla bla bla...
bla bla bla...
E daqui há 10 anos, a cidade estará com os mesmos problemas...
To de saco cheio de todos vocês: Hipócritas
O que vemos é um jogo de interesses SÁORDIDOS em que a última a ser pensada é a Nação!
Vejo esta intenção BOA para com ompaís( mesmo que, a meu ver, com um desenvolvimentismo equívoco e imediatista), na presidenta Dilma.
Não estou entendendo o seguinte professor. Quando o porto realmente estiver funcionando, o escoamento da produção será feito por qual rodovia ? Pela BR 356 e, consequentemente pela avenida Presidente Kennedy no Jóquei ? Não é possível que isso seja verdade. Imagine a presidente Kennedy com carretas e caminhões transportando containers.
Existe o planejamento de uma rodovia de verdade para suprir as necessidades do porto ?
Anônimo 8:43 AM, existe sim esse tipo de projeto, é o chamado "corredor logístico" que será até cercado para uso exclusivo do empreendimento, o traçado ainda é um "mistério", pois irá gerar mais desapropriações, deve fica para depois das eleições municipais.
Uma coisa que me decepcionou na visita é que sinceramente esperava algum tipo de anúncio de investimento público dentro do município de SJB, coisa que ninguém anunciou. Do lado do empreendimento em si sabemos como anda, até porque é interessante para o idealizador tornar público, mas é impressionante a inércia dos poderes públicos em todas as esferas a falta de atuação com o orçamento que todos têm. Os problemas não vão aparecer, já estão presentes e a ação praticamente nula.
Quanto as PPP sabemos que tendem a aumentar, infelizmente a transparência destas é que fica muito aquém do esperado.
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