A apenas quatro meses da eleição não se vê em Campos, nenhum debate sério e organizado sobre a cidade que se deseja. Já, as fofocas e o ti-ti-i da política, estes se ampliam. Dois vereaores com mandato desistem da reeleição mesmo com a ampliação em 50% das vagas no legislativo municipal.
Segundo o geógrafo David Harvey, a cidade que queremos não pode estar dissociada sobre o tipo de pessoa que desejamos ser, dos tipos de relações sociais que buscamos, da relação com natureza que nutrimos e de qual modo de vida desejamos.
Para o filósofo Henri Lefebvre, o direito à cidade está para além do acesso àquilo que já existe: é um direito de mudar a cidade mais de acordo com o nosso desejo.
É pois, hora de sair desta infeliz e falsa polarização, em busca de uma Campos renovada e transformada!
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quinta-feira, maio 31, 2012
OMS defende corte de 30% no uso de sal e tabaco
Os países reunidos na Organização Mundial de Saúde (OMS), em Genebra, Suíca,
defenderam a redução do uso do sal e do cigarro e pensam adicionar outros
objetivos para reduzir a obesidade e o consumo de gordura e álcool.
As metas são partes das estratégias para diminuir as mortes prematuras provocadas por doenças cardíacas, câncer e diabete em 25% até o ano de 2025 em comparação a 2010.
As metas são partes das estratégias para diminuir as mortes prematuras provocadas por doenças cardíacas, câncer e diabete em 25% até o ano de 2025 em comparação a 2010.
As doenças
não contagiosas provocam duas e em cada três mortes no mundo e podem custar ao
mundo US$ 47 trilhões em perdas de produtividade e tratamentos médicos até
2030, segundo estudos do Fórum econômico Mundial e da Havard University, em
2011.
Fonte:
Bloomberg.
quarta-feira, maio 30, 2012
Mais desapropriação no Açu
Quem informa ao blog é a Aninha da UFF:
http://www.youtube.com/watch? v=1CLP2Bf72s4
"Bom dia!
Está marcado para o dia
31/05/2012 (sempre de madrugada) o despejo de toda a família do Sr. Pinduca.
Sua mãe, uma senhora com graves problemas de saúde, adquirido com as pressões
que vem recebendo da CODIM e da LLX para entregar seu pedaço de terra a
iniciativa privada, talvez não resista tanta dor. Portanto, amanhã o Estado
estará presente no Açu, não com políticas públicas voltadas para atender as
necessidades sociais dos camponeses e pescadores do V distrito/SJB, mas com a
polícia, para reprimi-los, prendê-los e expulsá-los, retirando deles o seu
instrumento de trabalho, o seu chão, a sua história, a sua vida.
Vejam no Youtube, quem é o seu
Pinduca."
Transporte Coletivo será tema de Audiência Pública discutirá nesta 5ª em SJB
A Prefeitura de São João da Barra, através da Secretaria de Transporte, promove amanhã audiência pública no Cine Teatro São João, às 19h para apresentar e discutir o Termo de Referência do Projeto Básico do Serviço de Transporte Coletivo Municipal de Passageiros.
O Termo de Referência foi elaborado pela equipe técnica da
Secretaria de Transportes com o apoio de Fric Kerin, técnico especialista em
transporte coletivo que integra a equipe do urbanista Jaime Lerner. O projeto
levou seis meses para ficar pronto e vai apresentar a comunidade e sociedade
civil organizada informações necessárias para o processo licitatório, como os
custos para as empresas interessadas, as rotas, os horários e a qualidade dos
ônibus que não devem exceder o prazo de 5 a 6 anos de uso e metade da frota com
acessibilidade.
- Essa audiência pública é o primeiro passo para conquistar
um anseio antigo da população que é o transporte interno municipal. Queremos
linhas que levem os munícipes de todos os distritos à sede do município e que
façam roteiro também entre os distritos, explicou Felipe Quintanilha,
secretário de Transportes.
É importante que a população de São João da Barra participe,
conheça e discuta e faça propostas para melhorar o projeto, porque é pretensão
da PMSJB que após a Audiência Pública, com as mudanças propostas, o termo seja publicado
e se dê início ao processo licitatório com a previsão de que até o final deste
ano os ônibus e as linhas já estejam em funcionamento. Espera-se que uma das
linhas a ser implantada seja a do Açu até a sede do município que até agora não
foi implantada.
Firjan propõe arco rodoviário e hospital do Noroeste Fluminense
A Firjan apresentou ontem no
Teatro FIRJAN/SESI em Itaperuna Projeto 2022. O projeto desenvolvido pela
FIRJAN Noroeste nas áreas de infraestrutura de transporte e saúde. Ele propõe
uma série de obras de desenvolvimento nas áreas de infraestrutura e saúde que consistem
na criação do Arco Rodoviário Sul em Itaperuna e a criação do condomínio
empresarial do município — área onde alocar as indústrias — e uma rodoviária
interestadual.
Além destas obras em
Itaperuna, o Projeto também apresenta a criação de Arcos Rodoviários em
Miracema, Pirapetinga, Santo Antônio de Pádua e Campos dos Goytacazes. O
objetivo da criação de todos estes arcos é reduzir tempo de viagem e propor um
planejamento de longo prazo para a infraestrutura de transportes na região.
Na área de saúde, o Projeto visa
a criação de um Hospital Regional Federal, atendendo aos municípios do Noroeste
e Norte Fluminense, e também do Sul Capixaba e da Zona da Mata Mineira. Este
hospital oferecerá atendimentos em baixa e média complexidade, que são
necessidades da população da região. Para este Hospital, o Projeto prevê a
criação no entorno de uma área de preservação permanente, com árvores de mata
nativa plantadas.
Pressão na CPMI do Cacheira para não convocar a mídia
Do Observatório da Imprensa:
“A possibilidade de convocação de jornalistas e/ou empresários de mídia para
depor na CPMI do Cachoeira provocou uma unânime reação contrária da grande
mídia brasileira. O argumento principal é de que jornalistas e/ou empresários
de mídia não poderiam se submeter ao constrangimento de serem questionados
publicamente por deputados e senadores. Afinal, políticos constituem alvo
permanente do “jornalismo investigativo”. E, claro, a convocação representaria
uma perigosa ameaça às liberdades de expressão e da imprensa.
Da relação inicial de pessoas convocadas a depor na CPMI, aprovada na
reunião do dia 17 de maio, não constam jornalistas nem empresários de mídia.
Há relatos de que ações de bastidores foram realizadas por altos executivos
dos grupos Globo e Abril junto a partidos políticos e parlamentares, inclusive
com ameaças de retaliação política, caso fossem convocados os suspeitos de
relações promíscuas com o esquema criminoso. Dois dos principais grupos de
mídia brasileiros considerariam inaceitável a convocação de jornalistas e/ou
empresários – independente das comprometedoras conversas telefônicas já
conhecidas – entendida como “um precedente perigoso para o futuro” e “uma
verdadeira humilhação para toda a classe” (ver
aqui).”
Manifestação dos servidores municipais na frente da prefeitura em Campos
Justiça suspende obras na área do Mangue de Pedra em Búzios
A juíza Alessandra
de Souza Araújo, da 1ª Vara de Búzios, deferiu liminar suspendendo as obras do
empreendimento Gran Riserva 95 atendendo a medida cautelar proposta pelo
Ministério Público estadual. Na ação proposta pelo Ministério Publico Estadual,
os imóveis estavam sendo construídos em áreas de vegetação protegidas pela legislação federal,
estadual e municipal. O empreendimento, licenciado pelo Município de Búzios e
já em fase de comercialização, prevê a construção de 221unidades residenciais.
Fonte:
Revista Cidade.
Casas Bahia com R$ 1,26 bi é a campeã em investimentos em mídia em 2011
Não se assuste com a cifra porque se comprou algo lá, você ajudou, mesmo sem saber, a pagar esta módica quantia paga durante o ano de
2011, quando a mídia cresceu 9% na média.
A Unilever, a segunda colocada, investiu
um total de R$ 995 milhões em mídia. O volume total investido pelas empresas
em propaganda em 2011 foi de R$ 28 bilhões, superando os R$ 25,6 bilhões de
2010, segundo dados do projeto Inter-Meios.
terça-feira, maio 29, 2012
Do blog do Mello: "Gilmar desmente Gilmar"
Veja o
que disse o jornalista Mello sobre a entrevista do Gilmar Mendes ontem à noite à Globo News:
“O ministro Gilmar Mendes, que acusou o presidente
Lula de tê-lo constrangido com o objetivo de que adiasse o julgamento do
mensalão, deu uma entrevista à Globo News (assista abaixo em menos de 5
minutos), em que suou, gaguejou, se enrolou e acabou cometendo um ato falho
incrível:
Gilmar dizia que o presidente teria insinuado que haveria alguma irregularidade numa viagem do ministro a Berlim...
(Parêntesis longuíssimos: Só rindo. Segundo Gilmar, Lula teria perguntado apenas o seguinte: - E Berlim?. A partir daí, ele começou a se justificar, porque corre um boato na internet de que Gilmar teria viajado com Demóstenes a Berlim às custas de Cachoeira, que teria se encontrado com os dois na Alemanha. Gilmar conta uma história engraçadíssima (suando, gaguejando), de que tudo seria fruto de uma incrível coincidência, porque ele e Demóstenes - por motivos diferentes - teriam uma agenda em Praga, combinaram se encontrar naquela cidade e depois foram para Berlim, onde mora uma filha do ministro.
Amigo leitor, leitora amiga ou perdida aqui no blog, qual será estatisticamente a possibilidade de duas pessoas terem compromisso numa mesma data em Praga? )
Voltando ao que dizia Gilmar na entrevista, ele negava que houvesse qualquer problema na viagem, mas, aí, o inconsciente escapou e Gilmar disse o oposto do que gostaria de dizer. Confira:
Gilmar dizia que o presidente teria insinuado que haveria alguma irregularidade numa viagem do ministro a Berlim...
(Parêntesis longuíssimos: Só rindo. Segundo Gilmar, Lula teria perguntado apenas o seguinte: - E Berlim?. A partir daí, ele começou a se justificar, porque corre um boato na internet de que Gilmar teria viajado com Demóstenes a Berlim às custas de Cachoeira, que teria se encontrado com os dois na Alemanha. Gilmar conta uma história engraçadíssima (suando, gaguejando), de que tudo seria fruto de uma incrível coincidência, porque ele e Demóstenes - por motivos diferentes - teriam uma agenda em Praga, combinaram se encontrar naquela cidade e depois foram para Berlim, onde mora uma filha do ministro.
Amigo leitor, leitora amiga ou perdida aqui no blog, qual será estatisticamente a possibilidade de duas pessoas terem compromisso numa mesma data em Praga? )
Voltando ao que dizia Gilmar na entrevista, ele negava que houvesse qualquer problema na viagem, mas, aí, o inconsciente escapou e Gilmar disse o oposto do que gostaria de dizer. Confira:
Ao invés de dizer que a suposta especulação do presidente Lula era inadequada, ele disse que era adequada e ainda mostrava motivações sub-reptícias, ou seja, fraudulentas:
- "O uso dessa informação
por parte do presidente me pareceu absolutamente ADEQUADO e revelador de
qualquer outra intenção sub-reptícia."
Então, ficamos assim: Jobim já desmentiu Gilmar. Lula desmentiu Gilmar. E agora Gilmar desmentiu Gilmar.”
Sobre controle de velocidade e segurança no trânsito
O blog
recebeu por e-mail comentário do Jorge Pinheiro:
“Bom
dia Professor Roberto, tudo bem? Há alguns meses atrás enviei um e-mail para o
senhor alertando sobre a alta velocidade dos veículos na Av. Alberto Lamego.
Nós, moradores, funcionários e alunos da UENF estamos aqui para agradecer a
EMUT pelos quebra-molas que foram colocados na Avenida. Isso ajudou bastante
para diminuir a velocidade dos veículos. Mas uma situação ainda precisa ser
revista. Os pontos de travessia em frente a escola técnica João Barcelos
Martins e em frente ao portão de entrada da UENF, que fica quase em frente ao
condomínio residencial verdes campos. Mesmo com os quebra-molas que foram
colocados, ainda está sendo muito difícil fazer a travessia, devido ao grande
número de carros que estão circulando por ali ultimamente. Está aí um ponto
para ser discutido pelos seus leitores ou alguma autoridade competente que
também queira se manifestar.
Muito obrigado pelo espaço e um abraço a todos.”
Muito obrigado pelo espaço e um abraço a todos.”
Palestra sobre manutenção
Digitalização de prefeituras
O Ministério das Comunicações recebeu em seu
site 262 inscrições de prefeituras interessadas em participar do projeto
Cidades Digitais, que prevê a digitalização e a integração dos serviços dos
órgãos públicos municipais. O prazo de inscrição terminou no último dia 24 de
maio.
O resultado final da seleção das 80 cidades
que vão participar do projeto deve ser divulgado no dia 24 de julho. Os
municípios selecionados no edital irão receber infraestrutura de rede e
aplicativos para os setores financeiro, tributário, de saúde e educação.
Os servidores públicos do município serão
capacitados e também está prevista a instalação de pontos de acesso à internet
para uso livre e gratuito em espaços de grande circulação, em locais que serão
definidos pelas próprias prefeituras. O edital prevê o atendimento,
obrigatoriamente, uma cidade por estado.
Morador de Mato Escuro reclama a não conclusão do asfaltamento de estrada
O blog recebeu uma reclamação acompanhada de diversas fotos, mostrando e questionando a interrupção das obras do asfaltamento, que estavam sendo executadas pela construtora ImbeG, nos cerca de 15 quilômetros de estada, que liga Mato Escuro ao Açu.
A obra é fruto de um convênio entre o governo estadual e a Prefeitura de SJB. Dos quinze quilômetros, um pouco mais da metade do asfaltamento foi realizado. O aspecto é de abandono da obra já que, embora tenha a base preparada, as máquinas de asfalto já não se encontram mais no local.
O blogueiro esteve no último sábado circulando pela estrada e pode comprovar o que foi reclamado pelo morador.
segunda-feira, maio 28, 2012
Entrevista com os autores do livro Memórias de uma Guerra Suja
O jornalista Alberto Dines, no seu programa Observatório da
Imprensa, da TV Brasil, fez uma entrevista para com os autores do livro “Memórias
de uma Guerra Suja”, Marcelo Netto e Rogério Medeiros que merece ser vista como ponto de partida da Comissão da Verdade instalada há dias atrás em Brasília.
Abaixo a entrevista que está disponível no YouTube é republicada dividia em
quatro blocos:
Parte 1:
Parte2:
Parte 3:
Parte 4:
Aviões e monopólio
Agora com a compra da Trip pela Azul pode-se ter uma melhoria
dos serviços (ou não) e, ao mesmo tempo, a redução das chances de uma
concorrência na linha aérea Campos-Rio-Campos, já que ficam praticamente nulas
as possibilidades de uma das duas maiores viações aéreas, TAM e Gol, virem
fazer a mesma linha.
A Azul e a Trip hoje respondem por quase 15% da demanda de
voos domésticos no país que cresceu 5,3% em abril. A TAM responde por 39,8%; Gol 34,8%; Azul 9,9%; Avianca 4,9% e Trip 4,2%. A Azul
Trip começará com um total de 112 aeronaves, 837 voos por dia e operação em 96
cidades brasileiras.
No capitalismo o sonho do investidor é, e sempre será,
o monopólio.
Fonte: Bloomberg.PS.: Atualizado às 17:34.
Contramão
Artigo questionando os investimentos e os impactos da implantação derivados da implantação do Complexo do Açu, de autoria do professor e pesquisador Arthur Aristides Soffiati foi publicado hoje no jornal O Globo:
Um projeto que vai na contramão
Arthur
Soffiati
No norte do Estado do Rio de Janeiro, o terreno mais novo em termos geológicos
é a restinga que se estende do Cabo de São Tomé à Praia de Manguinhos. Ela é
cortada pelo Rio Paraíba do Sul em seu trecho final. Trata-se da maior restinga
do Estado e uma das maiores do Brasil. Nela, formaram-se lagoas alongadas
integrantes do delta do Paraíba do Sul. Uma delas, a Lagoa Salgada, apresenta
valor geológico e paleontológico reconhecido pala ONU. Uma boa amostra de
vegetação de restinga ainda resiste, além de uma fauna com espécies endêmicas.
Na parte sul dessa restinga, que vem recebendo o nome de Açu, instalaram-se
pequenos produtores rurais responsáveis pelo cultivo de legumes, frutas e gado.
Exatamente no Açu, o holding EBX resolveu instalar um porto para escoar minério
de ferro conduzido de Minas Gerais por um mineroduto. Como a costa entre os
Rios Macaé (RJ) e Itapemirim (ES) é nova, baixa e instável e não conta com
formações pedregosas, o porto foi concebido como uma ilha artificial,
construída com pedras do Morro do Itaoca, nas imediações de Campos. Esse morro
abriga espécies vegetais que só ocorrem nele em todo o planeta. O acesso ao
porto pelo mar será feito por um canal submarino de 13 quilômetros de extensão
por 300 de largura e 18 de profundidade.
Posteriormente ao porto, a EBX anunciou a construção de duas termelétricas, uma
a carvão mineral e outra a gás natural. O estaleiro previsto inicialmente para
Santa Catarina transferiu-se para o Açu face à resistência de pescadores,
hoteleiros e veranistas. Ele cortará uma lagoa, a do Veiga, por um canal com as
mesmas dimensões do canal de acesso ao porto. O empreendimento foi crescendo
pouco a pouco. Agora, já envolve um distrito industrial erguido em terreno
elevado com areia oriunda da abertura dos dois canais. Prevê-se nele a
construção de duas siderúrgicas, de um pólo cimenteiro e outro de indústrias
metal-mecânicas.
O que se denomina Complexo Logístico Industrial Portuário do Açu (CLIPA)
contará com um corredor logístico ligando o distrito industrial à margem
direita do Paraíba do Sul, no município de Campos. O conjunto dos
empreendimentos desfigura completamente a parte sul da restinga. As terras dos
pequenos produtores rurais estão sendo desapropriadas de forma traumática pela
Companhia de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro (CODIN), sob o
argumento de que se trata de terras improdutivas e degradadas. Nada mais
impactante do que o aterro para elevar o terreno de restinga e construir o
distrito industrial.
No plano das relações entre iniciativa privada e poder público, existe também
um nó górdio. O Instituto Estadual de Ambiente vem licenciando todos os
empreendimentos propostos pela EBX, não considerando os limites do território,
já ultrapassados com todas as instalações previstas. Também não se conhece com
clareza a linha que separa a CODIN da EBX. Basta dizer que o Distrito
Industrial pertence à CODIN, mas será administrada pela LLX, uma das empresas
do grupo EBX.
O
conceito central da Rio+20 é economia verde. Embora ainda não devidamente
definido, é certo que ele não privilegiará atividades econômicas alimentadas
por recursos naturais não renováveis e intensivos em carbono, como ferro,
petróleo, gás natural e carvão mineral. É certo também que não apoiará
empreendimentos geradores de conflitos e injustiça sociais.
Conclui-se, assim, que o complexo logístico industrial portuário do Açu caminha
na contramão da história.
Arthur
Soffiati é historiador e ambientalista.
Gilmar, o Fausto
A julgar pela estória, o ministro Gilmar anda imerso na torrente Cachoeira. Sua tentativa é clara, se escudar do que está por vir, que se inicia numa viagem com o amigo senador e o parceiro contraventor à terra de Goethe.
Do escritor alemão, Gilmar retirou inspiração para sua tragédia particular. Nela, Gilmar Fausto, o ilibado e notável conjurador das magias jurídicas, após ser seguido por Lula, o sabujo, enquanto passeava com seu assistente/contraventor Cachoeira Wagner nas terras alemãs tem, no escritório de Nelson Jobim, a revelação: Lula, o sabujo, era Lula Mefistófeles.
Lula, o Mefistófeles, tem uma proposta indecorosa e espera uma resposta de Gilmar, o Fausto: faria de tudo, movendo terras, para que a CPI envolvendo Cachoeira, o Wagner, não respingasse em Gilmar Fausto, enquanto este, servindo ao demônio, faria de tudo para livrar os amigos do infernal julgamento do mensalão.
Findas as reinações de Gilmarzinho, restam os fatos.
Lula, que foi reeleito em pleno turbilhão do mensalão, com direito a dinheiro na capa de Veja às vésperas da eleição, procuraria Gilmar para adiar a votação do mensalão, retirando esse fato das vésperas das eleições municipais. Sim, das eleições municipais, em que o fator ideológico-partidário tem peso irrisório, já contrabalançado e sobrepujado em muito por um escândalo atual: Cachoeira.
Mais, Lula, que é padrinho de 6 dos 11 atuais ministros, procuraria logo Gilmar, o mesmo do grampo sem áudio, para chantageá-lo, dentro do escritório de Jobim, o Serrista assumido, defenestrado por Dilma de seu governo.
Quisesse Lula ingerir no julgamento do mensalão bastava, à Vacarezza, enviar aos “seus”: “A situação do PT vai azedar no julgamento, lembrem-se: eu sou de vocês e vocês são meu”.
O Globo ainda traz um dado estatístico: Gilmar tem um histórico de decisões pró-PT, “todas técnicas”, repisa o jornal por 3 vezes (ué, e quem disse que não foram?): recusou denúncia contra Gushiken e Mercadante e votou favoravelmente a Palocci.
Desse fato se extraem dois outros: Um - Gushiken e Palocci foram jogados ao limbo pela imprensa, mostrando que o agravo é sempre mais duro e lesivo que o desagravo e que direitos fundamentais são, na mesma imprensa, uma garantia seletiva; Dois - a estória se torna ainda mais ficcional, Lula teria chantageado um ministro “amigo”, dentro do escritório do Serrista e defenestrado do governo Dilma, Jobim, que à época do grampo sem áudio referendou Gilmar, sendo desmentido posteriormente pelas Forças Armadas.
Resta, ainda, perguntar: que gerência possui Gilmar para adiar julgamento no Supremo?
Lula é um idiota.
E Gilmar é o primeiro ministro do STF, maior autoridade judiciária do país, que, achacado, toma como medida cabível uma entrevista.
Ainda sobre os serviços público mal executados
O blog recebeu do engenheiro José Ronaldo Saad, um aprofundamento das observações do arquiteto Renato Siqueira, sobre a qualidade dos serviços da empresa concessionária de água e esgoto no município de Campos dos Goytacazes:
"Caro
Professor
Sempre por email, porque não consigo entender como
se faz postagem em blogues, permito-me acrescentar um comentário ao artigo do
lúcido urbanista Renato César Arêas Siqueira, sobre a inoperância dessa concessionária ÁGUAS DO PARAÍBA, que continua a fazer
o que quer e a não fazer o que deve nessa nossa acovardada província.
Naturalmente, que com a conivência indispensável dos Poderes Executivo e
Legislativo, para não dizer que se trata de mais uma indisfarçada “formação de
quadrilha” contra os interesses da cidadania.
A
particularíssima característica topográfica da Planície Goitacá – o mais extenso
território totalmente plano dentre todas as cidades brasileiras – exige
forçosamente a intercalação de muitas estações elevatórias, o que foi
implementado no início do século passado pelos competentes projetistas ingleses,
em nossa extensa malha municipal de esgotos
sanitários.
Refiro-me ao cheiro insuportável que
exala de todos os pontos da cidade onde operam essas estações, inclusive na
E.T.E. de Guarús.
Rigorosamente, não há nenhum tratamento biológico para
filtragem dessas exalações insalubres que empesteiam o ambiente urbano.
Acrescente-se ainda
a contribuição perniciosa da rede de águas pluviais, que se acha
totalmente contaminada pelas ligações clandestinas de particulares quando
não de iniciativas oficiais, e que a concessionária (leia-se GRUPO QUEIRÓZ GALVÃO, que
estende seus tentáculos amorais e gananciosos aos demais setores
estratégicos de infra-estrutura, tal como o recolhimento de lixo e muitos
outros) teria como coibir mediante controle com robot’s, que
são equipamentos especificamente projetados para inspecionar tubulações de
água, rede fluvial, rede de esgoto, etc.. dotados de micro câmera para a
precisa localização e filmagem dessas
inclusões.
Simplesmente
herdaram gratuitamente de anteriores governantes esse imenso e
valiosíssimo patrimônio e nada mais fazem senão adicionar cloro à água
captada do Rio Paraíba em troca de uma arrecadação mensal milionária sobre
a distribuição do líquido e a coleta do esgoto que aliás é feita sem
nenhuma interferência da concessionária. Com custo zero,
portanto.
Saudações
Jose Ronaldo
Saad."
|
"Quem nos protege da Justica?"
O blog recebeu da professora Maria Lucia Moreira Gomes a carta-questionamento e de desabafo que merece ser lida e refletida:
"Quem nos protege da "Justiça”?"
Caso I
"Em 2009, comprei um carro numa
concessionária bem conceituada de Campos dos Goytacazes, e na qual comprei
vários carros ao longo de muitos anos. Adquiri um carro 2008 e até hoje, 2012,
não tenho o documento de circulação do carro, nunca vi o DUT deste carro e não
há quem me dê satisfação disso.
Mas o pior não está aí. O carro
foi financiado por uma arrendadora (financiadora), também bastante conhecida na
cidade, que sequer tem uma loja aberta para atendimento a clientes. Só vemos
alguém desta empresa quando eles aparecem como urubus em concessionárias de
carros para a efetivação do “grande golpe”. Depois do fato consumado, 0800... e
mais nada, nada mesmo, porque os pobres funcionários que nos atendem não fazem nada a não ser
enrolar o consumidor, para o qual eles deve ser bem capacitados.
Diante do impasse de quase 4 anos
em busca de um documento que me pertence, recorro ÀQUELA que me poderia, a
rigor , me defender e proteger: a JUSTIÇA. Processo corre e, a um pedido de
tutela antecipada, me é negado o pedido, alegando o excelentíssimo juiz não ser
o caso de “dano irreparável ou de difícil reparação.” Até hoje quero saber do juiz em questão se
ele não considera andar com um carro sem documentação um dano de difícil
reparação, já que invariavelmente, escondo-me de blitz e deixo de viajar com um
carro, pelo qual pago em dia o financiamento,
optando por ônibus ou caronas, sob o medo de ser pega e o carro
apreendido. Como retirar um carro apreendido se não tenho documentação?
Mas o caso não termina aí, aliás
está apenas começando. Processo correndo, são vergonhosas as contestações dos
digníssimos advogados das partes rés: vão desde mentiras quanto à negociação
feita, até calúnias quanto a minha pessoa.
Audiências, testemunhas... e a
juíza leiga que dirigia a sessão nada entendia do que estava acontecendo,
porque sequer leu o processo e, finalmente, INDEFERE minha solicitação que
obriga as partes a darem conta dos documentos do meu carro. Acreditou ela, sem
provas, naquilo que a testemunha, o despachante responsável pela tramitação dos
documentos, alegou: os documentos estão no processo no Detran de Vitória e
caminhando para a liberação. Em sua douta sentença , a juíza leiga julga
improcedentes os pedidos formulados e
quanto aos danos morais pleiteados afirma que “não se vislumbra nenhuma conduta
capaz de ofender os direitos da personalidade, não havendo nenhuma conduta
ilícita por parte das rés, apta a gerar indenização por danos morais.”
Ficando o dito pelo não dito,
continuo sem a documentação do carro e pagando em dia o financiamento de um
carro que, a rigor, não me pertence.
E vem a pergunta: quem me protege
da JUSTIÇA?
Caso II
Conta encerrada num dos Bancos de
renome da cidade. Documento de encerramento nas mãos e sou surpreendida em uma
loja da cidade com uma negativa a um crédito porque este mesmo banco lançou meu
nome na lama do Serviço de Proteção ao Crédito(SPC) e do Serasa. Envergonhada,
saio da loja, num sexta-feira à noite, e amargo um fim de semana, aguardando
ansiosamente pela segunda-feira, quando resolveria o problema. Segunda -feira
chega e passo na CDL da cidade onde apanho uma comprovação de meu nome na lista
dos inadimplentes do SPC.
Dirijo-me ao banco, onde me
enchem de desculpas infundadas e chegam à conclusão de que houve “um equívoco”
e, na verdade, é o banco quem me deve uma quantia relativa a uma aplicação
feita há alguns anos.
Saio dali para entrar com uma
ação contra o banco na crença de que cabe à “justiça” penalizar a Empresa pelos
danos causados.
Audiência de conciliação marcada.
Acordo feito e nunca vi a cor do dinheiro. O banco não cumpre o prazo de
pagamento e, pasmem, o processo some dentro do cartório e até hoje não tenho
solução do caso. O “chefe” do cartório, como o chamam, disse a mim, sem nenhum
pudor e com a irritação e descaso com o público que lhe é peculiar: “ isso é o
fato mais comum de acontecer por aqui. Temos milhares de processos aqui e
muitos podem sumir.” Promete procurar e isso se arrasta já por uns bons meses.
Ninguém dá definição de um processo perdido num cartório dentro do Fórum de
Campos, no 2º cartório onde tramitam processos do Juizado de Pequenas Causas.
Retorno à pergunta: QUEM NOS
PROTEGE DA “JUSTIÇA?
Observação: Os leitores deve se
perguntar por que não “dou nomes aos bois”. Que pergunta inocente! Não seriam capazes os acusados por mim de
alegar calúnias e difamação e eu ainda ter que responder por isso nesta
justiça, injusta e incapaz?
Que mundo é esse? Que valores são esses? A
quem entregamos nossas mazelas e injustiças?"
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