quarta-feira, maio 02, 2012

Livro relata que militantes de esquerda teriam sido queimados na Usina Cambahyba


A se confirmar o que está sendo relatado na matéria do portal de notícias “Último Segundo” do iG, que em primeira mão fala do livro "Memórias de uma guerra suja" a nossa Campos entra, mais uma vez, no cenário nacional com mais uma grande mácula. Leia abaixo os detalhes da matéria do jornalista Tales Faria que postamos na íntegra abaixo e que pode também ser lida aqui.

“Militantes de esquerda foram incinerados em usina de açúcar”

Delegado revela em livro que viraram cinzas os corpos de David Capistrano, Ana Rosa Kucinski e outros oito opositores da ditadura

Tales Faria, iG Brasília | - Atualizada às
Foto: Divulgação Capa de "Memórias de uma guerra suja", da editora Topbooks
Ele lançou bombas por todo o país e participou, em 1981 no Rio de Janeiro, do atentado contra o show do 1º de Maio no Pavilhão do Riocentro. Esteve envolvido no assassinato de aproximadamente uma centena de pessoas durante a ditadura militar. Trata-se de um delegado capixaba que herdou os subordinados do delegado paulista Sérgio Paranhos Fleury na linha de comando das forças de resistência violenta à redemocratização do Brasil.

Leia também: Cláudio Guerra, um matador que se diz em busca de paz
Apesar disso, o nome de Cláudio Guerra nunca esteve em listas de entidades de defesa dos direitos humanos. Mas com o lançamento do livro “Memórias de uma guerra suja”, que acaba de ser editado, esse ex-delegado do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) entrará para a história como um dos principais terroristas de direita que já existiu no País.

Mais do que esse novo personagem, o depoimento recolhido pelos jornalistas Marcelo Netto e Rogério Medeiros, ao longo dos últimos dois anos, traz revelações bombásticas sobre alguns dos acontecimentos mais marcantes das décadas de 70 e 80.

Revelações sobre o próprio caso do Riocentro; o assassinato do jornalista Alexandre Von Baumgarten, em 1982; a morte do delegado Fleury; a aproximação entre o crime organizado e setores militares na luta para manter a repressão; e dos nomes de alguns dos financiadores privados das ações do terrorismo de Estado que se estabeleceu naquele período.

Leia também: "Delegado Fleury foi morto por militares"
A reportagem do iG teve acesso ao livro, editado pela Topbooks. O relato de Cláudio Guerra é impressionante. Tão detalhado e objetivo que tem tudo para se tornar um dos roteiros de trabalho da Comissão da verdade, criada para apurar violações aos direitos humanos entre 1946 e 1988, período que inclui a ditadura militar (1964-1988).

David Capistrano, Massena, Kucinski e outros incinerados
Cláudio Guerra conta, por exemplo, como incinerou os corpos de dez presos políticos numa usina de açúcar do norte Estado do Rio de Janeiro. Corpos que nunca mais serão encontrados – conforme ele testemunha – de militantes de esquerda que foram torturados barbaramente.

“Em determinado momento da guerra contra os adversários do regime passamos a discutir o que fazer com os corpos dos eliminados na luta clandestina. Estávamos no final de 1973. Precisávamos ter um plano. Embora a imprensa estivesse sob censura, havia resistência interna e no exterior contra os atos clandestinos, a tortura e as mortes.”

O delegado lembrou do ex-vice-governador do Rio de Janeiro Heli Ribeiro, proprietário da usina de açúcar Cambahyba, localizada no município de Campos, a quem ele fornecia armas regularmente para combater os sem-terra da região. Heli Ribeiro, segundo conta, “faria o que fosse preciso para evitar que o comunismo tomasse o poder no Brasil”.

Cláudio Guerra revelou a amizade com o dono da usina para seus superiores: o coronel da cavalaria do Exército Freddie Perdigão Pereira, que trabalhava para o Serviço Nacional de Informações (SNI), e o comandante da Marinha Antônio Vieira, que atuava no Centro de Informações da Marinha (Cenimar).
Afirma que levou, então, os dois comandantes até a fazenda:

“O local foi aprovado. O forno da usina era enorme. Ideal para transformar em cinzas qualquer vestígio humano.”
E lista no livro dez presos incinerados:
-- João Batista e Joaquim Pires Cerveira, presos na Argentina pela equipe do delegado Fleury;
-- Ana Rosa Kucinsk e Wilson Silva, (“a mulher apresentava marcas de mordidas pelo corpo, talvez por ter sido violentada sexualmente, e o jovem não tinha as unhas da mão direita”);
-- David Capistrano (“lhe haviam arrancado a mão direita”) , João Massena Mello, José Roman e Luiz Ignácio Maranhão Filho, dirigentes históricos do PCB;
-- Fernando Augusto Santa Cruz Oliveira e Eduardo Collier Filho, militantes da Ação Popular Marxista Leninista (APML).
“A usina passou, em contrapartida, a receber benefícios dos militares pelos bons serviços prestados. Era um período de dificuldade econômica e os usineiros da região estavam pendurados em dívidas. Mas o pessoal da Cambahyba, não. Eles tinham acesso fácil a financiamentos e outros benefícios que o Estado poderia prestar.”

45 comentários:

Anônimo disse...

Se esse tel de Heli Ribeiro Gomes (já falecido) for nome de alguma rua de Campos tem que mudar agora!!!

É o mínimo que essa cidade pode fazer para minimizar a imagem de sua população, que não concorda com esse tipo de guerra suja.

Não pode essa cidade homenagear um cara desse tipo.

Anônimo disse...

E o que tem a dizer a Sra.Cecília Ribeiro Gomes, filha do falecido Heli Ribeiro Gomes e Secretária de alguma Pasta, na Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes/RJ ??
Ela é a pessoa certa para defender a "Memória" de seu falecido pai.

Anônimo disse...

Só uma correção: o delegado Sérgio Fernando Paranhos Fleury nasceu em Niterói. Não era paulista apesar de ter feito fama naquele estado.

Anônimo disse...

Página triste da nossa história...
Me lembrei de um fato: Um integrante do DOPs, no final na ditadura, veio morar (ou se esconder) na localidade de Barcelos, próximo a Cambahyba, onde viveu até sua morte sem comentar quem de fato era.

Anônimo disse...

Professor, excelente trabalho. Infelizmente no Brasil a anistia foi para os dois lados, vitimas e assassinos, e tem maluco que diz que esses tempos eram bons, não sabem o que falam.Acho que esta usina é a ponta de um iceberg, pois a fartura do credito(PROALCOL)daquele epoca foi farto com alguns usineiros da região, onde ha relatos de escravidão e maus tratos a funcionarios pelos mesmos e agora mais esta aberração. Triste época, que so sera curada se for passada a limpo.

Jane Nunes disse...

Que horror! Isso é vergonhoso demais.

Anônimo disse...

Não façamos deste post uma guerra psicológica em cima da(s) família(s) dos algozes.
Em primeiro lugar, estes comunistas não lutaram contra a ditadura e sim a ditadura militar lutou contra a implantação da ditadura comunista no Brasil, que era o que queriam todos esses comunas venerados aqui a acolá.
Em segundo lugar, caso a ditadura do porletariado tivesse alcançado êxito neste país, muita gente, mas muita gente mesmo iria morrer e ser torturada pelos marxistas, leninistas e stalinistas de plantão, isso não é novidade, baste analisarmos a história do comunismo no planeta, mais de 100 milhões de pessoas em todo mundo segundo.
Para se ter uma idéia da matança comunista no planeta, a China lidera o ranking, com o número estimado de mortes de 65 milhões de pessoas. Em seguida, aparecem União Soviética, 20 milhões; Camboja, 2 milhões; Coreia do Norte, 2 milhões; países africanos, 1,7 milhão; Afeganistão, 1,5 milhão; países comunistas do leste europeu, 1 milhão; Vietnã, 1 milhão; América Latina, 150 mil; entre outros.
O comunismo representa o maior atraso em termos de regime de governo. A estatização dos meios de produção, propriedades e do cidadão foi um dos piores episódios do planeta Terra.
Durante a segunda guerra mundial, os ucranianos receberam Hitler e a Gestapo de braços abertos, pois sabiam que o grande mal estava por vir: o exército vermelho bolchevique. Os comunistas conseguiram, na Ucrânia, promover a grande fome chamada Holodomor. O Holodomor é designado de "Genocídio Ucraniano" ou "Holocausto Ucraniano", significando que essa tragédia seria resultante de uma ação deliberada de extermínio, desencadeada pelo regime soviético, visando especificamente o povo ucraniano, enquanto entidade socio-étnica.
A maldita coletivização da agricultura, juntamente com políticas anti camponesas propagadas pelo maldito regime comunista propagou a grande fome na Ucrânia e nos demais estados recém anexados a URSS.
Para saber mais sobre o Holodomor acesse
http://pt.wikipedia.org/wiki/Holodomor
http://pt.wikiquote.org/wiki/Holodomor

Poderia ficar aqui horas e horas descrevendo os horrores do comunismo mas prefiro citar fontes para consulta e reflexão.

O Livro Negro do Comunismo pode ser baixado gratuitamente no site 4shared.com

Sobre o comunismo no Camboja leia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Khmer_Vermelho

O comunismo produziu o maior número de torturadores, fascínoras, psicopatas e assassinos na história da humanidade.

Leia, informe-se, acesse imagens e dados no Google antes de enaltecer pessoas ligadas ao comunismo.

Anônimo disse...

Tadinhos dos comunistas que queriam foder com o Brasil e trnasforma-lo numa Cuba. Tadinhos...

Anônimo disse...

O pintor cambojano Vann Nath fez uma série de desenhos/pinturas retratando os mais diferentes tipos de tortura aplicados no regime comunista do Khmer Vermelho do ditador Pol Pot.
Alguns dos seus quadros podem ser vistos em http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/morre-o-pintor-cambojano-vann-nath

Anônimo disse...

Considerando os últimos comentários, então o Heli Ribeiro Gomes não merece apenas ser homenageado com nome de rua. Merece também uma estátua em praça pública pelo belo trabalho de eliminação de comunistas. É isso mesmo anônimo das 2:26 PM??

Ana Paula Motta disse...

Que horror, não vamos e não podemos esquecer.

Anônimo disse...

Às vezes caro Anônimo das 4:23PM, não nos damos conta daquilo que é lógico. Os comunas são tratados aqui nesse país como "jovenszinhos idealistas revolucionários que queriam mudar o Brasil para melhor". Então temos todo tipo de "cultura" desde que somos criancinhas, fazendo nossa cabeça contra os americanos e colocando em nossas mentes as mentiras comunistas. Ora ora, Che era um assassino cruel, Fidel um fanfarrão bonachão, Pol Pot um crápula, Stalin um psicopata, a Coréia do Norte um enorme teatro, matanças, paredões, chacinas, extermínio de etnias, eliminação das opíniões em prol de uma úncia opinião = a opinião do estado. O homem se transforma em máquina produtiva do estado todo poderoso e altamente corrupto. Deus nos livre disso...
O comunismo é o pior sistema político econômico da face da terra.

Anônimo disse...

Dentre os grupos mais violentos de comunistas no Brasil faziam parte a ALN (Ação Libertadora Nacional) e a VPR (Vanguarda Popular Revolucionária), grupos compostos por alguns ministros do atual governo e a Presidente Dilma Rousseff.
No blog
http://dilma-mostra-tua-cara.blogspot.com.br/2010/01/voce-votaria-numa-ex-terrorista-entao.html
são listados vários crimes dos grupos supracitados. Vale a pena conferir... e refletir.

Dilma Rouseff, uma figura pré-fabricada pelo PT e por Lula da Silva, o maior engodo de todos os tempos. O que fez em prol do Brasil ? Resposta = absolutamente nada. Confira em
http://dilma-mostra-tua-cara.blogspot.com.br/

“Senhora ministra , minha camarada de armas." (José Dirceu)

REPETINDO... "MINHA CAMARADA DE ARMAS"

Anônimo disse...

Vamos homenagear Heli Ribeiro Gomes, conforme quase propôs o anônimo das 2:26.

Afinal, o que ele fez foi apenas contribuir para eliminar os "comunas". Será que "comuna" merece direitos e respeito?
Parece que o anônimo das 2:26 acha que não.
Comunistas merecem tanto respeito quanto os direitistas que os torturaram e assassinaram.

Punição para todos.

Torturadores assassinos não merecem anistia de nenhum tipo.

Cadeia neles.

Ressalto que filhos ou netos de torturadores e assassinos não podem nem devem ser questionados pelos erros de seus familiares.

Cada um responde pelo que faz.

Não cabimento eu responder por um crime que meu pai ou avô praticou, salvo se eu tiver participado.

Anônimo disse...

Esse anônimo das 2:26 e das 4:57 não deve ser normal.

Será que ele está brincando ou tem problemas mesmo?

Anônimo disse...

Aqui ninguém está discutindo os males de certos regimes que se diziam comunistas, muito menos sua eficiência ou legitimidade como sistema econômico. Discute-se a divulgação e comprovação de crimes bárbaros na nossa região em uma época extremamente autoritária, juntando mais um desserviço do município de Campos à sociedade brasileira.

O comentarista das 2:26 me parece querer desvirtuar a conversa (de duas, uma: ou teve participação, como familiar ou colaborador dos latifundiários campistas, ou simplesmente é mais um desses coxinhas que vivem em blogs para dar lição de moral). Creio que ninguém precise de aulinha pró ou contra o comunismo aqui (muito menos lições cheias de lugares comuns), mesmo porque a democracia, o ambiente de deliberação democrática, já é um espaço conquistado em definitivo (esperamos) pelos brasileiros, ainda que pelo suor e sangue de muitos dos que lutaram contra a ditadura - e que, como é evidente, não necessariamente eram a favor da implantação um regime comunista.

Anônimo disse...

Enquanto isso, na Eikelândia...

"CAETÁ GANHA CAMPO DE SOCIETY
A Prefeitura de São João da Barra inaugura nesta quarta-feira, oito de setembro, na praça central da localidade de Caetá, um campo de futebol society. A solenidade será às 19h e vai contar com a presença da prefeita Carla Machado. O espaço para a prática esportiva vai ser batizado com o nome de Heli Ribeiro Gomes, antigo político e empresário já falecido.

O subsecretário de Turismo, Esporte e Lazer de São João da Barra, Adilson Almeida, ressalta a importância da inauguração para Caetá e comunidades vizinhas. “É mais um espaço para a prática de esportes entregue ao sanjoanense que naturalmente é apaixonado por esporte de uma forma geral. Com mais essa inauguração, mais uma vez a atual administração mostra que está investindo no esporte, em apenas cinco anos já se fez muito mais que outros governos”.

Heli Ribeiro Gomes - Filho de Sadi Ribeiro Gomes e Georgeta de Oliveira, Heli Ribeiro Gomes nasceu em Campos dos Goytacazes, no dia 22 de agosto de 1925, vindo a adquirir no decorrer da sua vida as Fazendas Caetá, Cedro e Papagaio, no município de São João da Barra.

Além de produtor rural, industrial, proprietário da Usina Cambaíba, foi um conceituado político, assumindo por dois mandatos de 1958 a 1966 o cargo de deputado federal e de 1966 a 1970 o de vice-governador do Estado do Rio de Janeiro. Faleceu no dia 04 de março de 1992 vítima de aneurisma abdominal."

Anônimo disse...

Aqui ninguém está discutindo os males de certos regimes que se diziam comunistas, muito menos sua eficiência ou legitimidade como sistema econômico. Discute-se a divulgação e comprovação de crimes bárbaros na nossa região em uma época extremamente autoritária, juntando mais um desserviço do município de Campos à sociedade brasileira.

O comentarista das 2:26 me parece querer desvirtuar a conversa (de duas, uma: ou teve participação, como familiar ou colaborador dos latifundiários campistas, ou simplesmente é mais um desses coxinhas que vivem em blogs para dar lição de moral). Creio que ninguém precise de aulinha pró ou contra o comunismo aqui (muito menos lições cheias de lugares comuns), mesmo porque a democracia, o ambiente de deliberação democrática, já é um espaço conquistado em definitivo (esperamos) pelos brasileiros, ainda que pelo suor e sangue de muitos dos que lutaram contra a ditadura - e que, como é evidente, não necessariamente eram a favor da implantação um regime comunista.

Anônimo disse...

Verdade! Ningu´pem aqui está precisando de "aulinha"...O foco da notícia está na crueldade, na bárbarie que envolve a incineração de um grupo de pessoas. Estou chocada.

Anônimo disse...

Se até hoje, a imprensa, a sociedade, com todo direito, condenam as atrocidade, o holocausto, dos militares brasileiros daquela época da ditadura, inclusive as familias das vítimas estão a exigir reparação de danos, as familias. Também a imprensa e as familias tentando responsabilizar a instituição militar. Diante desse fato novo, a familia do já falecido Heli Ribeiro Gomes, deveria sim, ser investigada, por possiveis transgressões e responsabilidades criminais, já que o chefe da familia teria se envolvido nesses deprimente episodio e de repente algum outro membro da familia, poderia ter contribuido para esses holocausto.

Esse fato merece apuração rigida e punição aos bárbaros autores, é um direito da sociedade

Anônimo disse...

A todos os anonimos que referendaram com seus comentarios a matança da ditadura, SERA POR QUE O VELHINHO ESTA ARREPENDIDO DO QUE FEZ, SE ELE FEZ O CERTO ? Somente quem viveu aquela epoca pode e deve denunciar sempre as atrocidades da ditadura, para inicio de conversa nem existiria Blogs para vcs estarem aqui destilando o que não entendem ou fazem de conta que não entendem. Bastava um aluno ou universsitario ou qualquer cidadão comum reclamar de alguma coisa como aumento de cinema, passagem ou qualquer besteira que fossem era tachado de comunista e se empinassem o nariz com certeza preso e torturados, tachados de adeptos e simpatizantes dos comunistas mesmo que este rapaz moça ou cidadão fossem imcapaz de matar uma mosca. Vcs estão confundindo Um punhado de caras que pegaram em armas(INCLUSIVE ATE MUITOS MILITARES QUE DISCORDAVAM DE SEUS SUPERIORES) com toda uma população oprimida com toque de recolher e cerceamento de expressão em qualquer nivel.Sera que estes caras sabem o que iria acontecer no Riocentro se aquela bomba tivesse explodido: milhares de inocentes mortos inclusive varios artistas da MPB que muitos veneram ate hoje, este é apenas um dos milhares de episodios da ditadura para refrescar a cabeça destes tolos que a esta hora com certeza não estariam em um Blog e muito menos poderiam abrir a boca pra nada.

Anônimo disse...

O Anônimo das 11:59AM, acha que agora, mais do que nunca, a Sra.Cecília Ribeiro Gomes deveria vir a público e tentar explicar as acusações feitas à seu falecido pai, isso por ser ela uma pessoa detentora de cargo público. Falar sobre a Fazenda Caetá(próxima à Barcelos)e terras em Guandu.

Anônimo disse...

MAIS UMA...Impressionante...Campos so é noticia com coisa ruim....eita

Anônimo disse...

Filha de Heli Ribeiro Gomes, deputado federal, por dois mandatos em 1958 á 1966, vice- governador do antigo estado Rio de Janeiro, no governo de Geremias Matos Fontes.

Anônimo disse...

É muito fácil atacar quem não pode se defender, mas quem fala vai ter de provar, o nome de Heli Ribeiro Gomes sempre foi falado em Campos como exemplo de honestidade, bondade e muitas outras qualidades, desafio a quem fala essas inverdades a ir em Cambayba e procurarem os antigos funcionarios para ver como Heli Ribeiro Gomes até os dias de Hoje é lembrado com carinho e admiração por todos da comunidade sejam antigos funcionarios, sejam filhos dos mesmos.

Anônimo disse...

Quero lembrar uma musiquinha:
"Heli Ribeiro Gomes
o povo não está com você
roubando o seu dinheiro
e votando no ZB"

Anônimo disse...

Só o fato de o Heli ter sido da ARENA já demonstra que a versão do denunciante no livro tem tudo para ser verdade.

A ARENA foi o partido criado para defender a Ditadura Militar. Foi um partido muito forte em Campos mesmo. A elite dominante de Campos votava com a ARENA.

Mas Campos contribuiu também para o retorno à Democracia. Teve bons políticos, do que se orgulhar.
Teve políticos do MDB, inclusive político do chamado "MDB Autêntico", parcela minoritária do partido mas que defendeu a volta do regime estritamente democrático, com a defesa das liberdades individuais a ele inerentes.

Gustavo disse...

Impressionante como a esquerda não dá um passo a frente e sempre volta aos assuntos da ditadura do século passado (sim, século passado) ao invés de olhar o futuro.

Erros do passado? Claro que tivemos, em ambos os lados, afinal, esses que morreram também lutavam por outra ditadura. Alias, alguem ai acha que se fossem eles os ditadores (ditadores do proletariado) não fariam algo igual ou até pior? Alguem duvida?

Hoje o problema, o cancer do Brasil é a corrupção, e essa não tem ideologia de esquerda ou direita. Mas ao inves de combater isso, nossos DCEs, gremios, e sindicatos da vida seguem sua maratona de massacre ao capitalismo, ou a reviver os mortos do passado. Olhando assim parece até ser uma estratégia para esquecer os mortos do presente, afinal, este é um governo de esquerda, e pega mal a ideologia se auto-atacar.

Quanto a esta historia, parece bem bizarra. Não duvido que possa ter ocorrido, afinal, na defesa de suas ideologia ambos os lados cometem atrocidades, ou alguem aqui acha que na coreia do norte ou em cuba isso não ocorre?

Acordem! Estamos em 2012 e não em 1968! O comunismo acabou e o mundo mudou! Parem de gastar nosso dinheiro de impostos com babaquices ideologicas!

Anônimo disse...

Impressão minha ou já estão tomando por verdade as simples afirmações desse sujeito? Pior, tem alguém já querendo crussificar os descendentes do tal do HELI?

Blog Católico do Leniéverson disse...

"Ningu´pem aqui está precisando de "aulinha".
"Considerando os últimos comentários, então o Heli Ribeiro Gomes não merece apenas ser homenageado com nome de rua. Merece também uma estátua em praça pública pelo belo trabalho de eliminação de comunistas. É isso mesmo anônimo das 2:26 PM??"

"Afinal, o que ele fez foi apenas contribuir para eliminar os "comunas". Será que "comuna" merece direitos e respeito?
Parece que o anônimo das 2:26 acha que não.
Comunistas merecem tanto respeito quanto os direitistas que os torturaram e assassinaram."

"Esse anônimo das 2:26 e das 4:57 não deve ser normal.

Será que ele está brincando ou tem problemas mesmo?"

Olha,como cristão católico que sou, não sou a favor de assassinatos, sou a favor da vida que só a Deus pertence e pode tirar, mas que o comunistas não são santos, não são.Em todo mundo, regimes de esquerda comunistas mataram 100 milhões de pessoas, só no século passado.Eu li uma grande parte do livro negro do comunismo é muito triste, ver dados de pessoas mortas por não concordarem ou se posicionar contra os regimes.Muitos comentaristas querem trabalhar com a concepção de que os comunistas foram os bonzinhos, não, não são, que me desculpem.Eu volto a dizer, não apoio as mortes noticiadas nesse post, mas eu fico mil vez mais consternado com a morte de pessoas vítimas dos regimes cubanos, chineses, Cambodjanos, norte-coreanos, etc.Estes foram mortos de forma vil e muito mais violenta.Quanto a pessoa que não queria "aulinha", sim eu quero aprender, conhecer a verdade dos fatos, fazer com que as pessoas aprendam que os países ditos comunistas mataram aos milhões, cercearam e cerceiam o direito a liberdade de expressão e de crença, dentre outras coisas nefastas.Porque não mostrar?É um Tabu, lindinhos?Não há nada oculto que não venha a ser revelado nos céus, como diria a bíblia.Quem não deve não teme.E todos devem respeitar e acolher o contraditório, regimes democráticos tem dentre algumas características essa.

Anônimo disse...

Um pouco de humor negro não faz mal!
Se esse forno estivesse funcionando até hoje, já imaginaram a quantidade de cinzas que estaria produzindo?

Anônimo disse...

Não tenho certeza, mas na década de 70 ou 80 Esse sr Heli tinha um filho que tinha o costume de frequentar as paginas policiasi.

Anônimo disse...

O comentarista Gustavo mostrou visão limitada quanto aos crimes cometidos na ditadura, mas fez uma boa incursão no maior problema que temos hoje no Brasil: a corrupção.
Concordo com esse ponto do comentário dele, acho que a corrupção é e sempre foi a grande responsável pelos problemas na saúde, segurança, economia, estradas, etc. etc. etc...

Considero falta de conhecimento ou visão torpe dizer: "esses que morreram também lutavam por outra ditadura".
Ora, Gustavo, o medo da direita brasileira era a volta de alguém que valorizasse e protegesse o trabalhador, como fez o Presidente Vargas, para a direita brasileira, isso teria sido retrocesso.

Não havia clima para implantação do comunismo, porém, esse foi o argumento da direita para tirar o comando da mão da esquerda.

Jânio Quadros e João Gulart não tinham apoio nas forças armadas e para implantar comunismo isso era totalmente essencial.

No voto a direita havia perdido, o único recurso foi o golpe de estado.

Cansei de ouvir pessoas inteligentes e ativas politicamente dizerem que se Lula chegasse a Presidência implantaria o comunismo no Brasil.

Perceba que o trabalhismo no mundo só teve valorização e apoio do governo americano por causa da ameaça que vinha do comunismo.

Com a morte do comunismo o trabalhismo tende a enfraquecer, pois aquele já não é ameaça real.

Também não considero sensato dizer: "a esquerda não dá um passo a frente e sempre volta aos assuntos da ditadura do século passado"
Eu nasci no século passado, se meu pai ou o seu tivesse morrido na ditadura do século passado, certamente eu ou você não veria esse século tão distante assim.

A vida é o bem mais precioso do ser humano, ela ultrapassa a esfera de direito do ser.
Ninguém pode dispor nem mesmo da própria vida, que dirá da vida alheia.

Ninguém está chorando por assuntos políticos ocorridos no passado, mas sim pelos assassinatos crudelíssimos que ocorreram e destruíram a vida de milhares de famílias.

Quanto a isso, acho que é justíssimo se querer a punição dos que pensam mataram em prol de um Brasil melhor.

Certamente o Brasil teria sido melhor se eles tivessem tirado a própria vida, em vez da dos outros.

Por fim, comento: "nossos DCEs, gremios, e sindicatos da vida seguem sua maratona de massacre ao capitalismo".
Faltou a palavra "selvagem" depois de capitalismo.
É preciso entender que mesmo o capitalismo precisa ser socialista.
O capitalismo americano passa por uma grande crise por falta desse limite, mesmo sendo um dos melhores capitalismos do mundo e por achar que o mercado sabe se regular. Ora, a essência do capitalismo é puramente selvagem e predatória, por isso mesmo precisa de controles rígidos.
Na minha opinião, comunismo só existiu na teoria, porque na prática sempre existiu desigualdade.
Recentemente li sobre a miséria em Dubai. Jamais imaginei que por trás de tanta riqueza estivesse escondida tanta miséria. Lá a pobreza é mantida a distância a qualquer custo, pois ninguém se sente bem degustando uma comida sofisticada e vendo pessoas mendigando uma migalha para manter a subvida.
Na ditadura do Bahrem não é diferente. Foi muito desconfortável ver o governo americano apoiando o envio de tropas do exército árabe com o intuito de manter os príncipes do petróleo do Bahrem no poder e eternizar a miséria absoluta do povo.
Claro que esse povo tem que odiar os americanos, pois seus irmãos morrem de fome diariamente, não pela inação, mas pela ação dos americanos em apoiar veladamente a repressão do exército do Bahrem e do exército árabe contra uma justa reivindicação deles.

O golpe de Estado do Brasil não ocorreu por questões do comunismo, mas sim por questões dos interesses econômicos americanos, que poderiam sair feridos com a manutenção da esquerda no Poder.

Abraço a todos que colaboram com o debate, principalmente a você Gustavo, que assina o que escreve.

J. Oliveira

Anônimo disse...

Prezado Leniéverson,

Os comunistas não são santos, os capitalistas também não, a Igreja Católica também não e por motivos muito parecidos.
Você já ouviu falar ou leu alguma coisa sobre tribunal de inquisição?
Você faz idéia de quantas pessoas foram mortas ou tiveram seus direitos cerceados pela Igreja Católica?
Políticos assassinarem ou mandarem assassinar é mais aceitável que Instituições religiosas o fazerem, e você, o que acha?

xacal disse...

Roberto,

Este tipo de revelação só confirma o que já sambemos:

Que as elites econômicas não raro instrumentalizam a violência para impor seu "consenso".

Há um certo sadismo no poder. O grupo Folha de SP da família Frias já nos mostrou isto.

O que mais fere o bom senso não é "a descoberta" destas relações, mas o trato cretino que alguns boçais que ousam comentar por aqui(e que infelizmente, você permite).

Ora, que o Cambodja, Vietnã, EEUU, Alemanha, Turquia, França, Moscou resolvam seus problemas com suas "memórias de violações aos direitos do Homem".

Mas utilizar o argumento "ideológico", pretendendo que uns crimes redimem outros, ou que determinados fins justifiquem tais meios é um acinte, e me perdoe a franqueza, não contribui para o debate, mas tão somente para acirrar ânimos.

Certas ideias (ou "sub-ideias" não merecem acolhimento democrático da livre expressão). Lembre-se, caro Roberto, que Democracia é impor certos limites, e neste caso, permitir apologia a tortura e a crimes de lesa-humanidade, como está colocado nas "ironias" de alguns comentaristas é GRAVE para um espaço como seu.

Engraçado, porém trágico é que para algumas discussões, os cretinos afastam a ideologia, alegando o "fim da história", mas para "desculpar" as atrocidades do regime de 64, reivindicam a defesa do combate a esquerda e ao comunismo, AINDA HOJE!

Não se trata de pré-julgar Heli Ribeiro Gomes, ou estender os efeitos de seus atos à sua família.

Mas as notícias são graves, merecem apuração, ao contrário do que pregam estes cretinos que desejam varrer seu lixo autoritário e sanguinário para baixo do tapete.

Outro detalhe: Também não cabe a família posar de vítima.

A boa defesa é um direito, mas pretender que esqueçamos que durante o "império" do coronel Heli a família viveu o fausto do poder que vinha do sangue moído com açúcar é querer nos fazer de idiotas.

Átila, o huno disse...

Ahhhh, sim, o comunismo matou 100 milhões...tá bom!

Mas e os 1.2 bilhão que estão morrendo de fome só porque seus países "escolheram" viver na periferia do capitalismo para poder deixar a Europa branca e chique e os EEUU poderem desfrutar um bom padrão de vida?

Então vamos combinar: Ao invés de discutirmos formas de impedir a barbárie(qualquer que seja o regime ou sistema), vamos estabelecer um ranking para saber quem mata mais...

Ótimo!

Não é à toa que simpatizantes de ditaduras(de qualquer espectro ideológico) sejam uns imbecis.

Só conseguem se impor pela força mesmo!

Roberto, meu filho, seu blog tá um lixo...infelizmente! Manda este pessoa de volta para o blog do reinaldo azevedo...

ahhhhh, devem estar espirrando para cá por causa do demóstenes, cachoeira e do "PJ".

Anônimo disse...

Fiquei impressionado com o acontecido na ditadura aqui na região, mas fiquei mais chocado com o comentários dos leitores.... Estamos perdidos mesmo.

Anônimo disse...

O cara disse também que mataram o Fleury porque ele estava desviando recursos que eram destinados à causa.

Já pensou se a moda pega? Eliminar quem desvia recursos?

Roberto Moraes disse...

Xacal,

Você está certo.

Eu moderei e não liberei alguns comentários que, mesmo sendo opinião, são apologias a posições que a democracia não concebe.

Vejo agora que na correria em que fiz moderações alguns não deveriam ser liberados.

Já disse isso aqui sobre os limites e princípios sob os quais o opera.

Concordo também com a posição de que os argumentos ideológios não redimem os crimes e que a apuração rigorosa e necessária, é acima de tudo, uma forma de respeito às famílias, parentes e amigos das vítimas.

Abs.

Blog Católico do Leniéverson disse...

Ao comentarista das 1:45, em primeiro lugar refutar de forma anônima é muito fácil, o dificil é usar o nome real para fazer o mesmo.Quanto a Inquisição é muito comum, dentre outras coisas, usar isso para menosprezar a Igreja Católica.Eu acho muito curioso mesmo.Eu recomendo que você leia os livros "Uma estória que não foi contada" e "Para entender a Inquisição", do Professor Felipe Aquino e veja o Documuntário "A Igreja Católica: Construtora da Civilização"(http://www.youtube.com/watch?v=Gpuz3LEny28), produzido pela rede americana EWTN, neles vc pode encontrar não a caricatura ensinada, ou melhor, doutrinada de forma tendenciosa por certos historiadores.Anônimo, a Igreja Católica possui uma farta rede caritativa, a Igreja Católica fundou as primeiras universidades, criou o conceito de Santas Casas, ordens religiosas como os jesuítas, fundarem cidades brasileiras como São Paulo, foi a Igreja Católica que implementou o conceito de educação, sendo hoje, século XXI, serem as escolas católicas ocuparem os primeiros lugares do ENEM, fora as inúmeras Universidades Católicas que tem excelência de pesquisa.O que o comunismo trouxe de útil a sociedade, além de sofrimento e cerceamento de liberdades individuais?

Anônimo disse...

Não se pode esquecer que o livro se intirula "guerra suja".

Na verdade, foi uma verdadeira guerra e como tal, gera atrocidades. Não existe guerra limpa.

Guerra nos bastidores, mas guerra, luta, peleja.

Quem venceu a guerra?

Não sei. Sei que o lado que perdeu durante o regime militar está ganhando agora, com o governo do PT

Anônimo disse...

Curioso é que os jornais de Campos não tocaram nesse assunto ainda.

Se dependesse desses jornais os campistas não estariam tomando conhecimento desse assunto.

Ainda bem que existem os blogs.

Anônimo disse...

Um dos jornais nasceu numa usina. tinha usineiro como "sócio". muita gente sabe que ele recebia militares que vinham de aviões nos finais de semana e deve saber muito sobre o assunto. achar que vão mexer nisto é inocencia.

Anônimo disse...

O cara julgou, torturou, matou e deu sumiço nos corpos e tá solto!!!?????? Virou pastor... Kd a justiça brasileira??? Deveria ser condenado a uns 500 anos de prisão. Tem sentenciado aí na cadeia que não 1/10 do q ele fez. Réu confesso. Brasil país da impunidade.

Ana Paula Motta disse...

Comissão da Verdade já.