Emocionante. Impactante. Linda. Supreendente. Tinha lido sobre esta exposição cujo nome dá título à nota, na mídia, assim de relance, de forma rápida, como é comum nos dias atuais, mas, só me retomei algumas imagens quando passava, até então correndo pela Cinelândia no Rio.
As fotos chamam a atenção. Era início de noite, a sombra e a iluminação davam, talvez, um realce maior. Não há como não se emocionar com as imagens. É como se você passasse a ter asas e pudesse olhar as coisas do alto e com calma, sem pressa.
Imagens de impactos ambientais, de pobreza, mas também de soluções, de esperanças, de solidareidade e de regeneração... Além de tudo isto, impressionou-me ver pessoas simples do povo, parando em meio à correria para adsorver tudo que as imagens transmitem. (a foto ao lado mostra um destes flagrantes). O fato me levou a voar mais alto e sentir, mais uma vez, tudo aquilo que só a arte é possível proporicionar, e que independe da escola formal, pois ´diz respeito a uma outra área que só o humano
Abaixo escolhi duas da mais de uma centena de fotos (creio) que estão e estarão expostas na Cinelândia, Rio, até o dia 24 de junho, como um dos preparativos da Rio+20 e que mostram 20 anos de retratos do planeta feitas pelo fotógrafo Yan Arthus-Bertrand. Os tapetes no Marrakesh e as geleiras na Argentina.
Se tiver oportunidade não deixe de visitar a exposição que além de tudo está em ambiente aberto, em praça pública. Clicando aqui você poderá ter mais aperitivo, com um som ambiente, do site da exposição com todas as imagens da exposição feita como um dos preparativos da Rio+20. Ele nunca poderá substituir a experiência real tanto física como social, mas, como disse serve de aperitivo, onde você poderá sorver um pouco que seja desta bela experiência.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário