"A
blogosfera e as redes sociais são o calcanhar de Aquiles de José Serra, e não é
de agora. Na campanha eleitoral de 2010, o tucano experimentou, pela primeira
vez, o gosto amargo da quebra da hegemonia da mídia que o apoia – toda a velha
mídia, incluindo os jornalões, as Organizações Globo e afins. O marco zero
desse processo foi a desconstrução imediata, online, da farsa da bolinha
de papel na careca do tucano, naquele mesmo ano, talvez a ação mais vexatória
da relação imprensa/política desde a edição do debate Collor x Lula, em 1989,
pela TV Globo. Aliás, não houvesse a internet, o que restaria do
episódio do “atentado” ao candidato tucano seria a versão risível e
jornalisticamente degradante do ataque do rolo de fita crepe montado às pressas
pelo Jornal Nacional, à custa da inesquecível performance do perito Ricardo
Molina.
A
repercussão desse desmonte midiático na rede mundial de computadores acendeu o
sinal amarelo nas campanhas de marketing do PSDB, mas não o suficiente para se
bolar uma solução competente nas hostes tucanas. Desmascarado em 2010, Serra
reagiu mal, chamou os blogueiros que lhe faziam oposição de “sujos”, o que,
como tudo o mais na internet, virou motivo de piada e gerou um efeito reverso.
Ser “sujo” passou a ser um mérito na blogosfera em contraposição aos blogueiros
“limpinhos” instalados nos conglomerados de mídia, a replicar como papagaios o
discurso e as diatribes dos patrões, todos, aliás, alinhados à campanha de
Serra.
Ainda em
2010, Serra tentou montar uma tropa de trolls na internet comandada pelo
tucano Eduardo Graeff, ex-secretário-geral do governo Fernando Henrique
Cardoso. Este exército de brucutus, organizado de forma primária na rede, foi
facilmente desarticulado, primeiro, por uma reportagem de CartaCapital,
depois, por uma investigação do Tijolaço.com, blog noticioso, atualmente
desativado, do ministro Brizola Neto, do Trabalho.
Desde
então, a única estratégia possível para José Serra foi a de desqualificar a
atuação da blogosfera a partir da acusação, iniciada por alguns acólitos ainda
mantidos por ele nas redações, de que os blogueiros “sujos” são financiados
pelo governo do PT para injuriá-lo. Tenta, assim, generalizar para todo o
movimento de blogs uma realidade de poucos, pouquíssimos blogueiros que
conseguiram montar um esquema comercial minimamente viável e, é preciso que se
diga, absolutamente legítimo.
Nos
encontros nacionais e regionais de blogueiros dos quais participo, há pelo
menos três anos, costumo dar boas risadas com a rapaziada da blogosfera que
enfrenta sozinha coronéis da política e o Poder Judiciário sobre essa acusação
de financiamento estatal. Como 99% dos chamados blogueiros progressistas (de
esquerda, os “sujos”) se bancam pelo próprio bolso, e com muita dificuldade,
essa discussão soa não somente surreal, mas intelectualmente desonesta. Isso
porque nada é mais financiado por propaganda governamental e estatal do que a
velha mídia nacional, esta mesma que perfila incondicionalmente com Serra e
para ele produz, não raramente, óbvias reportagens manipuladas. Sem a
propaganda oficial do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e da
Petrobras, todos esses gigantes que se unem para defender a liberdade de
imprensa e expressão nos convescotes do Instituto Millenium estariam mendigando
patrocínio de açougues e padarias de bairro para sobreviver.
Como
nunca conseguiu quebrar a espinha dorsal da blogosfera e é um fiasco quando
atua nas redes sociais, a turma de Serra tenta emplacar, agora, a pecha de
“nazista” naqueles que antes chamou de “sujo”. É uma estratégia tão primária
que às vezes duvido que tenha sido bolada por adultos.
Um
candidato de direita, apoiado pelos setores mais reacionários, homofóbicos,
racistas e conservadores da sociedade brasileira a chamar seus opositores de
nazistas. Antes fosse só uma piada de mau gosto."
2 comentários:
Afinal, se decidam: a mídia está ou não contra o PT??
Quando falam da greve dos professores e tecnicos federais todos dizem que a mídia está a favor do governo, e agora perto das eleições os PT's dizem que ela está contra??
Se decidam, afinal!
Otávio,
Como sempre você mistura as coisas. Não é questão de opinião é mistura mesmo.
A necessidade e o direito de diversos setores sociais têm de se manifestar e lutar pelos seus direitos tem recebido dos setores mais reacionários o mesmo tratamento em diferentes governos.
Os que você defende são aqueles que são mais reacionários a estas reivindicações. Isto é fato. Veja o que fez os mandatos de FHC.
Pior que isto é sua defesa ideológica destes. Um direito seu que eu respeito com a mesma força que combati ontem, combato hoje e continaurei a combater amanhã.
Defender a blogofobia é apenas mais um destes episódios.
Deve ser por isto que gosta de quem está no poder em Campos.
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